fidelização de pacientes

Como fidelizar pacientes ao consultório?

Fidelizar pacientes é extremamente importante para o sucesso de uma clínica ou consultório.

Um dos motivos é: aumentar a retenção de pacientes que já conhecem seu consultório é muito mais barato do que a conquistar de novos pacientes.

Para ajudar você no processo de fidelizar pacientes, enumeramos cinco dicas para que você consiga fazer isso de maneira prática.

Acompanhe!

1. Garanta a qualidade de seus produtos e serviços

Sua clínica ou consultório precisa garantir a qualidade dos tratamentos, dos produtos e do material utilizado nos procedimentos.

Quando um paciente não tem nenhuma reclamação quanto à qualidade, esse já é um grande passo para ele poder se fidelizar à sua clínica e, então, indicá-la para outras pessoas.

O trabalho na área da saúde é muito delicado, pois as pessoas estão geralmente angustiadas, estressadas ou com dor.

Quando o trabalho é feito com qualidade, sua instituição de saúde conquista credibilidade, reconhecimento e gratidão dos pacientes.

Um ótimo começo para conseguir fidelizar pacientes.

2. Ofereça vários canais de comunicação

Seus pacientes podem utilizar diversos meios para se comunicar com sua clínica? Se a resposta for não, você precisa facilitar esse contato!

Permita a comunicação por meio de site, redes sociais, telefone, chat, aplicativos de mensagens e-mail…

O pacientes atuais utilizam todos esses canais para se relacionarem com empresas, e você também precisa seguir essa tendência.

É importante que o paciente possa marcar uma consulta com urgência estando em qualquer lugar. Assim, se por acaso ele não puder fazer uma ligação no momento, não é necessário que ele tenha que optar por outra clínica para fazer o agendamento.  

Qualquer processo é facilitado quando são oferecidas várias opções de contato.

como fidelizar pacientes

3. Organize os atendimentos

Os agendamentos precisam ser organizados desde a marcação.

Como há mais de uma forma de realizar o contato com sua clínica e agendar procedimentos, você precisa de um software de agenda para controlar as marcações.

É importante que as informações e formulários iniciais já estejam preparados na recepção quando um paciente chega no consultório.

Além disso, também é necessário um ambiente confortável e aconchegante para tornar a espera do paciente e seus acompanhantes menos angustiante.

Conte com profissionais ágeis para prepararem as salas de consultas entre um atendimento e outro, de forma a evitar atrasos.

4. Treine sua equipe para fidelizar pacientes

Todos os tópicos abordados até aqui estão relacionados ao atendimento prestado ao paciente.

Porém, a equipe responsável por responder contatos, atender solicitações e organizar o fluxo de pacientes precisa estar preparada para lidar com qualquer tipo de situação.

O atendimento prestado ao paciente precisa ser realizado com prontidão e de maneira humanizada.

Portanto, treine a equipe para que seja eficiente, ágil, equilibrada e tolerante. Isso torna a experiência dos pacientes mais agradável e a espera mais fácil.

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5. Faça pesquisas de satisfação com os pacientes

Por mais que você tome todos os cuidados para que o paciente fique satisfeito com o seu atendimento, é sempre interessante fazer pesquisas de satisfação para verificar se suas estratégias estão realmente gerando resultados positivos.

Da mesma maneira, será possível identificar o que precisa ser melhorado na equipe ou nos procedimentos.

Após a pesquisa, fica inclusive mais fácil estabelecer métricas de procedimentos e metas de atendimento, além de procedimentos operacionais voltados para satisfazer e fidelizar pacientes.

O alcance à expectativa do paciente só é possível se você sabe exatamente o que ele espera de um atendimento!

Uma boa maneira de medir essa satisfação é aplicando a Net Promoter Score. Essa é uma pesquisa muito simples que consiste em uma única pergunta:

“De 0 a 10, qual a probabilidade de indicar os serviços da clínica para um amigo?”

Além da “nota”, você também pode deixá-lo a vontade para dar sua opinião, isso mostra que você também está aberto aos comentários do paciente.

Para calcular os resultados, você pode baixar essa PLANILHA GRATUITA e inserir os dados da sua pesquisa de opinião. Ela fará os cálculos automaticamente e mostrará qual a sua nota de NPS.

Lembrando que resultados de 0 a 6 mostram defratores; de 7 a 8, indiferentes; e de 8 a 10, promotores.

O objetivo sempre é conseguir a maior nota de NPS e o maior número possível de promotores entre os seus pacientes.

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