Vídeos para clínicas: como produzir e melhores ferramentas

Veja 5 dicas para realizar vídeos para clínica incríveis

Principais tópicos

A produção de vídeos para clínicas é uma estratégia de marketing médico cada vez mais utilizada no mercado, devido ao seu amplo alcance, praticidade e engajamento.

Investir na produção de vídeos é uma ótima estratégia para atrair pacientes que tiram dúvidas sobre saúde no Youtube e fidelizar aqueles que já conhecem seu serviço ao construir um relacionamento duradouro.

Ao produzir um vídeo de alta qualidade, você mostra sua autoridade para o mercado, ganha mais confiança dos potenciais pacientes e constrói uma marca forte para a sua clínica.

Para ter sucesso nesse canal, é fundamental ser claro, objetivo e descontraído, sem ter a intenção de fazer vídeos longos apenas para ter mais tempo na tela. É preciso focar em entregar valor.

Neste artigo você vai aprender:

Quais são as vantagens de investir em vídeos para clínicas?

1. Atrai e fideliza os pacientes

Sempre que alguém está com um problema de saúde, a primeira ação a ser tomada é relacionada à escolha do profissional.

Nesse momento, os conteúdos em vídeo se tornam ótimos aliados para atrair a atenção dos seus potenciais pacientes, pois é nesse momento que ele perceberá o quanto você entende do assunto abordado.

Quando o conteúdo é bem-feito, o paciente em potencial tende a confiar mais no profissional. Ao realizar a consulta, ele percebe a qualidade dos serviços prestados e do atendimento, assim, ocorre a fidelização do paciente.

[crp]

2. Melhora o engajamento

Você já deve ter assistido vários vídeos que viralizaram na internet, certo? Isso é o que chamamos de engajamento. Um conteúdo em vídeo é muito mais fácil de ser consumido do que um artigo, por exemplo.

Ambos têm suas vantagens, mas o vídeo tem a possibilidade de alcançar mais pessoas com mais facilidade.

Assim, por meio do engajamento, existe a possibilidade dos seus pacientes disseminarem o seu conhecimento para amigos e familiares por meio das redes sociais.

Dessa forma, além de se tornar mais conhecido no seu segmento, também há a possibilidade de reduzir os custos com campanhas de marketing.

3. Possibilita a explicação de temas mais complexos

Os profissionais da área da saúde sabem que existem temas extremamente complexos que até podem ser explicados em um conteúdo escrito, mas que não surtiriam os mesmos efeitos se eles fossem explicados pessoalmente.

É nesse momento que a produção de vídeo entra como uma opção interessante.

Por meio dela você conseguirá explicar ao seu público, de forma mais eficiente, com uma linguagem de fácil entendimento, conceitos de doenças sérias, como elas se desenvolvem, entre outros assuntos.

Médico produzindo vídeos para clínicas

4. Aumenta o valor da clínica

De acordo com dados da Hubspot, mais de 80% das pessoas do mundo inteiro dão preferência para consumir conteúdos em vídeo.

Com esses dados, podemos perceber que o valor da clínica pode aumentar muito, tendo em vista que não são todos os profissionais que aderem a essa prática.

Além disso, os vídeos transmitem empatia e demonstram autoridade no assunto tratado.

5 dicas para produzir vídeos para clínicas

1. Tome cuidado com a iluminação

A iluminação é um ponto muito importante dentro da produção de vídeos para clínicas.

Por esse motivo, uma boa dica é optar pela luz artificial. Isso porque ela é mais previsível que a luz natural, assim, é possível deixar a cor mais uniforme e tornar a imagem mais nítida.

A luz natural até pode ser proveitosa, mas o grande problema aqui é que sua intensidade pode variar muito e isso prejudica a qualidade do vídeo.

2. Organize o cenário

O cenário precisa estar organizado para passar uma sensação de profissionalismo às pessoas que estarão o assistindo.

Sendo assim, não deixe de investir em móveis de qualidade e não coloque muitos “enfeites” no ambiente.

Por mais que você tenha muitos títulos, é importante manter o local sem muitos objetos, pois isso pode causar uma poluição visual e prejudicar a sua primeira impressão. Aqui, vale a premissa de que o menos é mais.

Procure gravar em um plano mais fechado, ou seja, mais próximo ao seu rosto, assim não há necessidade de investir tanto em decoração.

Assista nosso vídeo para ver mais dicas de gravação com foco em lives médicas:

3. Elabore um roteiro

Ter um roteiro é muito importante para abordar o conteúdo de maneira estratégica. De início, você precisa se apresentar, falar quais são as suas qualificações e mostrar o que será apresentado no vídeo.

Em seguida, é preciso apresentar o conteúdo com uma linguagem simples e clara. Depois, basta fazer uma chamada para que o usuário dê o próximo passo (que pode ser deixar um comentário no vídeo, por exemplo).

Na hora de elaborar um roteiro, você também precisa pensar nas palavras-chave que serão usadas e aplicá-las na descrição do vídeo e no título.

Dica de ouro: os 10 primeiros segundos do vídeo são cruciais para captar a atenção do espectador, então aproveite-os bem!

4. Faça uma boa edição dos vídeos

Depois de gravar todo o conteúdo, é hora de editá-lo. Essa é uma tarefa essencial para deixar o vídeo interativo e assim reter a atenção do público.

Você pode fazer uma edição básica de cor, áudio e cortes necessários utilizando algum software gratuito, como o Windows Movie Maker ou o DaVinci. Para aprender a utilizá-los, basta procurar tutoriais na internet.

Caso ache necessário, terceirize esse trabalho — assim, outro profissional com mais experiência na área pode solucionar essa questão com mais eficiência.

5. Escolha os melhores canais de divulgação

Por fim, você precisa escolher os melhores canais de divulgação dos seus vídeos.

Hoje, o YouTube, segunda plataforma de pesquisa mais utilizada no mundo, possibilita o compartilhamento dos vídeos em várias redes sociais, mas o que você precisa saber agora é em quais delas seus pacientes estão presentes.

Dessa maneira, as campanhas de divulgação serão mais certeiras e você terá melhores resultados.

A produção de vídeos para clínicas é uma estratégia que pode se tornar o diferencial que você precisa para se destacar no mercado.

Com a entrega de conteúdos ricos e relevantes, o seu público dará preferência para os seus serviços, em virtude da credibilidade que é transmitida.

É válido destacar que não é necessário ter medo do marketing médico, mas é importante ter conhecimento quanto às principais regras estabelecidas pelo CFM (Conselho Federal de Medicina).

Faça nosso curso gratuito de marketing digital para médicos para conhecer outras estratégias que respeitam as normas de marketing médico:

Curso gratuito de Marketing Digital para Médicos. Clique aqui!

4 principais ferramentas para produzir vídeos para clínicas

1. Clipchamp

O Clipchamp permite criar vídeos gratuitos em questão de minutos e tem mais de 12 milhões de usuários.

Com o editor online, você produz ótimos conteúdos de graça, como vídeos para YouTube e anúncios para o Instagram, sem precisar instalar nenhum programa.

2. Movavi

O Movavi é uma ferramenta excelente para quem está iniciando a produção de vídeos.

Ele é voltado para o público iniciante, mas oferece recursos avançados para edição que podem  aperfeiçoar ainda mais o conteúdo. É bastante simples de ser utilizado, e está disponível para testes gratuitos.

Pode trazer vantagens nos casos em que o conteúdo é mais simples, como por exemplo a divulgação dos horários de atendimento da sua clínica ao utilizar  uma animação.

3. Camtasia

O Camtasia é um programa para nível intermediário, e possui soluções mais robustas, muito popular entre os produtores de conteúdo de videoaulas e tutoriais.

A ferramenta oferece diversas opções para edição e tratamento de vídeo, e também dispõe de uma versão gratuita para teste.

4. Adobe Premiere

O Adobe Premiere é uma das ferramentas mais indicadas para produtores de conteúdo em vídeo.

Voltada para o público profissional, o programa dispõe ainda de mais recursos, possibilitando a conexão direta com as demais ferramentas da Adobe.

Os programas mais avançados tendem a ser mais caros, já que é voltado para edições de grandes produções, que exigem maiores efeitos e qualidade nos vídeos.

Para conhecer mais sobre marketing digital e estratégia de vídeos específicos para sua clínica, que tal seguir a iClinic no Youtube?

Você também pode assistir nossa websérie gratuita sobre como produzir vídeos e aprender as melhores práticas com nossos especialistas. 🙂

Wesérie: Como produzir vídeos para atrair pacientes para sua clínica? Assista tudo gratuitamente!

O conteúdo foi útil pra você? Comente o que achou do nosso passo a passo para realizar vídeos e não esqueça de compartilhar com os colegas!

Posts relacionados

Inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter

Receba os melhores conteúdos do blog em seu e-mail.

Navegue por assuntos

O software médico mais completo para a sua clínica

Prontuário eletrônico, solução financeira, agenda médica, gestão, Teleconsulta, marketing e agendamento online