Telessaúde: confira a regulamentação, regras e como começar!

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O conceito de Telessaúde engloba o uso de tecnologias de informação e comunicação (TICs) para a prestação de serviços de saúde a distância, como consultas e qualificação profissional.

A Telessaúde é um assunto que está em bastante em evidência – o que não se dá por acaso. 

Afinal, após o surgimento da COVID-19, muitos serviços de saúde buscaram atender seus pacientes usando métodos que não exigissem visitas presenciais. 

As soluções de Telemedicina ajudaram a fornecer os cuidados necessários aos pacientes, permitindo que eles se comunicassem com profissionais de saúde a distância.

Mas, como veremos neste artigo, a Telessaúde não tem apenas a abordagem diagnóstica. Ela também inclui demandas de consultoria médica e de qualificação profissional.

Para clínicas e consultórios, esse suporte abre espaço para melhorias na gestão, com redução de gastos e otimização de processos.

Neste artigo você vai encontrar: 

Continue lendo e saiba mais!

O que é Telessaúde?

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Telessaúde é um conceito que compreende o uso de tecnologias de informação e comunicação (TICs) para a prestação de serviços de saúde a distância.

O Telessaúde Brasil Redes, por exemplo, é uma iniciativa do Ministério da Saúde para qualificar o atendimento de atenção básica.

Para atingir esse objetivo, suas ações vão além do contato direto com o paciente e englobam:: 

  • Teleconsultoria: esclarecimento de dúvidas médicas; 
  • Teleducação: cursos, treinamentos e palestras disponibilizados em plataformas online; 
  • Telediagnóstico: interpretação de exames de forma remota; 
  • Segunda opinião: como o nome indica, trata-se da opinião de outro especialista sobre um diagnóstico, por exemplo.

História e crescimento da Telessaúde no Brasil

Em 2005, a Organização Mundial da Saúde (OMS) editou uma resolução recomendando aos seus 192 estados membros, o uso da Telessaúde como estratégia para a melhoria dos sistemas de saúde.

Em 2007, o Brasil começou a seguir a resolução da OMS ao criar o Programa Telessaúde Brasil que atendia todo o território nacional. 

O objetivo desse programa é melhorar a qualidade do atendimento do SUS por meio de novas tecnologias. 

O Programa Telessaúde Brasil já contava com os conceitos de Telemedicina e Telessaúde para o monitoramento de pacientes, troca de informações médicas e análise de resultados de diferentes exames. 

A Portaria Nº 2.546/11 redefiniu e ampliou o programa, que passou a ser denominado Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes, tendo como foco as Teleconsultorias, Telediagnósticos, Teleinterconsulta e Teleducação.

O controle do coronavírus acelerou a inovação tecnológica e impulsionou mudanças nas políticas relacionadas à Telessaúde em toda a América Latina. 

No Brasil, segundo pesquisa do G2 Learning Hub, a Telemedicina cresceu cerca de 372% de março de 2020 até setembro de 2021. 

Entre 2020 e 2021, mais de 7,5 milhões de atendimentos foram realizados, por mais de 52,2 mil médicos, via Telemedicina no Brasil. 

Os benefícios da Telessaúde para o país

A Telessaúde promove a democratização do acesso à serviços de saúde, levando procedimentos médicos para lugares mais remotos, por meio da tecnologia.

Segundo o Ministério da Saúde, a Telessaúde tem como finalidade expandir e melhorar a rede de serviços de saúde, sobretudo da Atenção Primária à Saúde (APS) e fortalecer as Redes de Atenção à Saúde (RAS) do SUS.

Sendo assim, os benefícios da Telessaúde para o país no âmbito do SUS são:

  • Transpor barreiras socioeconômicas, culturais e, sobretudo, geográficas, para que os serviços e as informações em saúde cheguem à toda população;
  • Maior satisfação do usuário, maior qualidade do cuidado e menor custo;
  • Atender aos princípios básicos de qualidade dos cuidados de saúde: segura, oportuna, efetiva, eficiente, equitativa e centrada no paciente;
  • Reduzir filas de espera;
  • Reduzir tempo para atendimentos ou diagnósticos especializados;
  • Evitar os deslocamentos desnecessários de pacientes e profissionais de saúde.

Quais atividades a Telessaúde abrange?

A Telessaúde é uma área que se subdivide em outros segmentos, tais como:  

Telemedicina

O Conselho Federal de Medicina (CFM) define a Telemedicina da seguinte forma:

Exercício da medicina mediado por tecnologias para fins de assistência, educação, pesquisa, prevenção de doenças e lesões, e promoção de saúde.

Sendo assim, a Telemedicina é a principal área, dentro da Telessaúde, que faz uso de procedimentos médicos e suas extensões. 

Nesse caso, todos os serviços relacionados à prática da medicina, que são feitos a distância, fazem parte da Telemedicina.

Para aprender mais sobre essa vertente no Brasil, assista nosso vídeo:

Teleconsulta

A Teleconsulta é uma forma de atendimento clínico por meios virtuais. Normalmente, é viabilizada via softwares médicos com soluções de Telemedicina.

Também denominada de consulta médica remota, deve necessariamente ser medida por recursos tecnológicos disponíveis para todos os envolvidos. 

Assim, constitui uma alternativa para otimizar os casos clínicos que podem ser resolvidos a distância. Por meio da plataforma, um paciente pode discutir seus sintomas, questões médicas, entre outros assuntos com um médico. 

Os pacientes conseguem receber diagnósticos, aprender suas opções de tratamento e receber uma prescrição, enquanto estão no conforto de suas casas.

Telediagnóstico

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O Telediagnóstico permite a avaliação de exames médicos a distância por meio de tecnologias da informação e comunicação.

Com informações como sinais vitais, biológicos e elétricos, imagens médicas e radiológicas, é possível compartilhar os dados por um sistema médico e solicitar o diagnóstico de um especialista.

Teleinterconsulta

A Teleinterconsulta acontece quando um médico busca uma segunda opinião sobre: diagnóstico de um paciente, medicamento mais indicado, realização de um determinado procedimento, entre outros assuntos.

Nessa forma o paciente pode ou não estar presente, mas o foco é a interação entre os médicos para trocarem opiniões.

Teleducação

A Teleducação é a utilização de tecnologias para propor um processo de aprendizagem interativo sobre temas relacionados à saúde, com cursos ministrados a distância. 

Assim, o foco está na aprendizagem no trabalho, com temas transversais em diferentes campos de atuação.

Como funciona a Telessaúde no Brasil?

Como dito anteriormente, a Telessaúde serve para dar expansão ao acesso à saúde, isso devido a sua praticidade e ausência de prejuízos aos diferentes tipos de serviços prestados.

Embora a Telessaúde tenha se popularizado nos últimos dois anos, por conta da pandemia, esse serviço é autorizado no Brasil desde 2017. 

A Telessaúde tem colaborado progressivamente para que o acesso à saúde no Brasil se estenda chegando a lugares antes inalcançáveis. Atualmente o programa já beneficiou aproximadamente 10 milhões de pessoas no Brasil.

Quais são as regras sobre os serviços de Telessaúde?

telessaude teleconsulta

Em 2006 foi criado o Comitê Executivo de Telessaúde e a Comissão Permanente de Telessaúde. 

No mesmo ano, começou a ser executado o projeto da Rede Universitária de Telemedicina (RUTE) da RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa). Desde 2017, a Telessaúde tem o seu regulamento feito pelo Ministério da Saúde. 

No dia 05 de julho de 2022, a Comissão de Assuntos Sociais (CAS) aprovou um projeto que define regras e princípios para os serviços de Telessaúde oferecidos no país, tanto pelo Sistema Único de Saúde (SUS) quanto por particular e por convênio médico. 

Agora, a proposta, que é texto substitutivo do relator, Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), ao PL 1.998/2020, tramita em conjunto com o PL 4.223/2021, do senador Esperidião Amin (PP-SC), em busca de uma aprovação no Congresso.

De acordo com a proposta, a  Telessaúde abrange a prestação remota de serviços relacionados a todas as profissões da área regulamentadas pelos órgãos competentes do Poder Executivo Federal.

Veja 5 boas práticas da atuação em Telessaúde

1. Pratique uma escuta ativa durante a consulta

Ouvir o que os pacientes têm a dizer é fundamental para prestar o melhor atendimento possível. A prática de escuta ativa é ainda mais essencial na consulta a distância.

Por meio dela, é possível entender melhor o que as pessoas realmente estão dizendo, mesmo quando estão distantes, o que gera um relacionamento duradouro com seus pacientes.

Para realizar a escuta ativa, é preciso ter um interesse genuíno pelo ser humano. Uma curiosidade sadia, uma intencionalidade de fazer o bem e ajudar o próximo.

Existem quatro características essenciais para que ocorra a escuta ativa: compreensão, retenção, interação e timing.

Compreensão: não basta apenas ficar em silêncio enquanto o paciente estiver falando. 

É preciso se esforçar para absorver o conteúdo da fala e assimilar o que está sendo dito. Você pode demonstrar isso com gestos como olhar para tela com atenção, acenar com a cabeça e falas pontuais.

Retenção: além de ouvir e compreender o que o paciente acabou de dizer, é preciso reter aquela informação, pois toda informação é importante. 

É fundamental ter interesse pelo paciente e focar exclusivamente sobre o que ele está falando. 

Para conseguir focar, lembre-se de fechar todas as abas para não ter notificações que roubam sua atenção durante o atendimento a distância. De preferência, desligue as notificações e fique em um local sem distrações.

Interação: para garantir que você está entendendo tudo o que o paciente está comunicando, é preciso que confirme com ele aquilo que você escutou. 

Além disso, a interação não se resume apenas a repetir o que foi dito, mas criar um caminho para que o paciente se sinta motivado a conversar e ter uma relação humanizada. 

Timing: o timing é nada mais do que saber o tempo exato de interromper ou de realizar uma pergunta, para manter aberto o canal de comunicação. 

Saber quando aprofundar, quando dar foco, quando avançar ou quando retroceder. Tudo isso impacta na forma como a consulta é conduzida. 

2. Obtenha um sistema de Telessaúde

Para ter praticidade e segurança, é fundamental contar com um sistema com soluções de Telessaúde, como uma ferramenta de Teleconsulta, prontuário eletrônico, prescrição e assinatura digital, entre outros.

Assim, você consegue oferecer um atendimento a distância completo e integrado para seus pacientes. 

O software também pode oferecer outras vantagens, como:

  • Integração com a agenda digital: um bom sistema de gestão médica precisa contar com uma agenda digital inteligente, para organizar com mais eficiência seus atendimentos;
  • Fácil acesso: o sistema deve ser fácil de usar, tanto para o paciente, que muitas vezes pode ter conhecimentos limitados sobre tecnologia, quanto para o médico;
  • Segurança dos dados na nuvem: é essencial que o sistema disponha de armazenamento em nuvem para garantir a segurança dos dados de toda a clínica, desde os administrativos até exames de pacientes;
  • Suporte em casos de dúvidas: uma equipe de suporte ágil e eficiente normalmente responde em até 5 minutos durante o horário comercial, pelo chat dentro do sistema, além de oferecer outros meios para casos menos urgentes, como e-mail, WhatsApp e telefone.

Para experimentar na prática um sistema prático, fácil e que apresente todos esses benefícios, faça já um teste grátis no iClinic.

3. Registre o máximo de informações

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No início da consulta deixe o paciente falar por pelo menos alguns minutos e faça uma escuta ativa nesse momento. Preste atenção na sua comunicação verbal e não verbal. 

Feito isso, comece a registrar o máximo de informações que o paciente está falando, desde seu estilo de vida até os medicamentos que utiliza normalmente. 

Tudo que acontecer no seu atendimento precisa ser registrado: anamnese, exame físico, suas hipóteses, os exames, conduta, o porquê de cada coisa. 

Uma boa dica é utilizar um prontuário eletrônico. Com ele, você obtém mais segurança de dados, consegue o acesso de qualquer lugar e garante mais respaldo jurídico para sua prática médica.

4. Monitore a saúde do paciente

Podemos apontar o monitoramento remoto de pacientes como um método de acompanhamento a distância das condições de um indivíduo com o auxílio de tecnologias digitais.

Por meio delas, é possível monitorar as condições ideais desses pacientes e também coletar dados de onde eles estiverem — em casa, no trabalho ou de férias em outra cidade.

O monitoramento de pacientes cresceu na pandemia, mas já vinha sendo utilizado como uma estratégia para evitar agravamento de doenças e reduzir o número de internações hospitalares.

Um estudo realizado pela AsQ apontou que houve redução de 35% na frequência a emergências e queda de 52% nas admissões hospitalares entre os pacientes acompanhados.

Como resultado, a pesquisa também apontou que o monitoramento dos pacientes também estimula que eles sigam os tratamentos indicados.

5. Converse com outros profissionais da área

Conversar com outros profissionais da área permite que o paciente receba o melhor tratamento para a sua enfermidade. 

Essa troca de informações entre os profissionais agiliza diagnósticos, uma vez que os exames podem ser encaminhados para especialistas localizados em qualquer lugar.

Além disso, mais trocas de informação entre os serviços de saúde facilitarão a integração da pesquisa clínica e ampliarão o conhecimento dos profissionais que atuam na área.

Benefícios de uma plataforma de Telessaúde

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Depois de apresentado o conceito inicial, fica mais fácil entender o que é e como funciona uma plataforma de Telessaúde.

O que ela faz é viabilizar a prestação de serviços a distância, englobando ao menos uma das áreas destacadas, desde uma consulta por telefone até a possibilidade de realização de procedimentos médicos assistidos.

Dessa forma, uma plataforma de Telemedicina, utilizada para a análise de exames e emissão de laudos a distância, é também uma plataforma de Telessaúde.

O mesmo se aplica a um software médico com armazenamento em nuvem, como soluções destinadas à gestão de processos em clínicas e consultórios, a exemplo do prontuário eletrônico de pacientes.

E por falar neles, não há como deixar de mencionar o agendamento online, permitindo a marcação de consultas pela internet, o que não apenas ajuda na maior satisfação dos clientes, como também favorece a organização da sua agenda.

Veja a seguir outras principais vantagens de uma plataforma de Telessaúde:

1. Otimiza processos

Uma plataforma de Telessaúde, como já explicado, pode impactar de maneira muito positiva a gestão de clínicas e consultórios.

Conforme amplia a qualificação da equipe de trabalho, dá a ela ferramentas poderosas para a prestação de serviços de excelência, garante o melhor atendimento ao público e organiza agenda e prontuário.

Esse investimento pode significar o adeus a ruídos na comunicação e outros erros no dia a dia que geram atrasos e prejudicam o bom desempenho dos trabalhos.

2. Reduz custos

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Um resultado esperado para a qualificação de todos os processos que acabamos de mencionar aparece no fluxo de caixa da clínica.

Sim, a Telessaúde pode contribuir para elevar a saúde financeira.

Em primeiro lugar, com processos organizados, equipes capacitadas e as ferramentas certas, você consegue identificar pontos de melhoria e combate desperdícios.

Um exemplo bastante prático é o processo de  confirmação de consultas que exige ligação para os pacientes.

Ao invés de ligar manualmente para cada um, basta automatizar com lembretes automáticos que são enviados um dia antes por SMS ou WhatsApp.

Essa economia, além de ser financeira, permite que a secretária ou até mesmo o profissional possa se dedicar a outras atividades na clínica, como melhorar o atendimento aos pacientes.

O mesmo vale para a Telemedicina, que permite aliviar o peso financeiro da contratação de especialistas, como iremos destacar a seguir.

3. Possibilita um diferencial competitivo

Você está à frente de um negócio que disputa espaço em um mercado bastante concorrido.

Clínicas médicas são um serviço essencial para a população e isso faz da sua presença uma constante, em especial nas áreas urbanas.

Sobreviver e se destacar da multidão exige oferecer serviços de alta qualidade por um preço competitivo.

Mas como ter sucesso nesse desafio?

Como vimos, o investimento em uma plataforma de Telessaúde é forte candidato a diferencial, pois otimiza processos, reduz gastos e tem na satisfação do paciente o seu eixo principal.

Empreender na área da saúde exige enxergar o paciente como um cliente em algumas etapas de sua jornada, focando em soluções que facilitem a sua relação com o serviço.

Se ele puder ser bem atendido e ter na tecnologia comodidades importantes, esse é mais um ganho do qual sua clínica não pode abdicar.

A Telemedicina aliada à Telessaúde

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Mesmo profissionais da saúde, por vezes, confundem os conceitos de Telessaúde e Telemedicina.

Tratá-los como sinônimos, apesar de não ser exatamente correto, faz algum sentido. Afinal, a Telemedicina pode ser descrita como uma vertente da Telessaúde.

Essa é uma área que se favorece da tecnologia para permitir que médicos analisem os resultados de exames de imagem remotamente, produzindo um laudo online e fazendo a sua emissão por meio de uma plataforma em nuvem.

Seguindo as exigências do Conselho Federal de Medicina (CFM), os procedimentos in loco podem ser conduzidos por profissionais de nível técnico em Radiologia ou Enfermagem.

Isso dispensa a clínica de contar com especialistas para dedicação exclusiva à laudagem.

Na prática, é o que viabiliza a oferta de determinados exames em localidades afastadas dos grandes centros, beneficiando também os pacientes, que não precisam mais se deslocar por longas distâncias para ter acesso a importantes exames.

Conclusão

A Telessaúde se caracteriza por todo suporte dado a distância sobre informações relacionadas à saúde, seja em relação a diagnósticos, informações educativas, laudos ou consultas médicas. 

A Telessaúde passou por uma transformação notável nos últimos anos e vem cada vez mais se popularizando no Brasil e no mundo. 

Além disso, tal recurso também é muitas vezes mais acessível financeiramente, se comparado a planos de saúde ou consultas presenciais particulares.

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