Quer fidelizar mais pacientes e melhorar a gestão do seu consultório? Descubra neste artigo como um sistema de gestão pode ajudar nesses processos e tornar seu negócio ainda mais rentável.
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Já pensou em facilitar sua rotina e trazer mais satisfação para seus pacientes?
Os sistemas de gestão para clínicas e consultórios de saúde podem ajudar em diversas áreas do seu negócio, automatizando processos e trazendo uma gestão de excelência.
Segundo a pesquisa do Think with Google sobre a era dos brasileiros conectados, “os consumidores estão cada vez mais exigentes […] esperando respostas bastante precisas e imediatas. As pessoas querem que as marcas as entendam – e sem esforço.”
Se você busca uma melhora na eficiência e produtividade do seu consultório, contar com um sistema de gestão é fundamental.
Afinal, para entregar soluções rápidas e precisas, não há como continuar usando apenas documentos físicos, sem centralização de dados e com organização falha.
Quer saber as principais vantagens de obter um sistema de gestão para sua clínica? Continue a leitura e descubra!
5 benefícios do sistema de gestão para clínicas de saúde
Obter um bom sistema de gestão é um dos primeiros passos para tornar seu consultório em uma verdadeira referência na sua especialidade.
Infelizmente, a maioria dos profissionais da saúde que possuem seu próprio estabelecimento médico ainda não se enxergam como médicos empreendedores.
Esse fator acaba sendo um dos principais motivos que leva a maioria dos consultórios à falência. Segundo o IBGE, 60% dos pequenos negócios fecham nos primeiros 5 anos. Você não quer fazer parte dessas estatísticas, certo?
Para não fazer parte desses números, é muito importante realizar os investimentos certos e realmente se preocupar em ter uma boa gestão do seu negócio.
Assista ao nosso vídeo sobre alguns pontos fundamentais que é preciso ter quando falamos de gestão em saúde e continue a leitura para ver como um sistema de gestão auxilia em todos esses processos.
1. Atendimento humanizado
Quer entregar um atendimento personalizado para os pacientes no seu consultório? Quer ser lembrado por eles?
O conceito de atendimento humanizado é muito abordado entre os profissionais da saúde, porém, não são todos que conseguem entregar de fato uma experiência incrível para seus pacientes.
Sabemos que atender pacientes e administrar um consultório não é uma tarefa fácil, pois a rotina é bastante corrida. E claro, o objetivo de qualquer profissional de saúde é fidelizar seus pacientes, garantindo o retorno deles para a sua clínica sempre que precisarem.
Com a ajuda de um sistema de gestão, você pode adquirir diversas funcionalidades visando entregar um atendimento mais humanizado para seus pacientes.
Como, por exemplo, o e-mail de aniversariante, que envia automaticamente mensagens personalizadas no dia do aniversário dos seus pacientes, mostrando que você realmente se importa e presta atenção aos pequenos detalhes.
Assim, você mostra um diferencial importante, mostrando que se lembra dos pacientes mesmo quando estão fora do consultório. Uma ótima maneira de fidelizar, não é mesmo?
Outra funcionalidade que ajuda muito nesse processo de fidelização dos pacientes é o agendamento online, permitindo que seus pacientes agendem consultas em qualquer momento 24 horas por dia.
Se o seu dia é corrido, do seu paciente também é, e que tal proporcionar maior praticidade para ele também?
Quer saber mais? Veja como o Espaço Descomplicado consegue oferecer um atendimento humanizado utilizando a tecnologia a seu favor.
2. Maior acessibilidade
Você só consegue verificar os prontuários dos seus pacientes se estiver no seu consultório?
As normas do CFM apontam que os dados do prontuário do paciente devem estar sempre disponíveis, permitindo que uma cópia autêntica seja disponibilizada a qualquer momento que o paciente solicitar.
Pensando nessas regras estabelecidas, e quanto cada vez as pessoas em geral, incluindo seus pacientes, são exigentes em relação a terem informações disponíveis sempre que precisarem, usar apenas arquivos de papel não é nada eficiente para ter uma boa acessibilidade.
Um sistema de gestão para clínicas de qualidade permite que você tenha acesso aos seus dados médicos instantaneamente, mesmo à distância.
Com um sistema na nuvem você pode ter acesso a esses arquivos 24 horas por dia de onde estiver, bastando apenas um dispositivo eletrônico conectado à internet para que você acesse sua conta.
Em situações como alguma emergência, onde cada segundo conta, essa acessibilidade pode até mesmo salvar uma vida.
Além disso, ter esse acesso rápido permite uma organização maior da sua rotina, já que você pode se preparar para atender seus pacientes mesmo estando em casa.
3. Segurança em nível bancário
Não quer correr o risco de perder nenhum dado da sua clínica? Quer garantir uma segurança em nível bancário das informações dos seus pacientes?
Diferente de documentos em papel, e até mesmo sistemas instalados, um sistema de gestão na nuvem oferece uma verdadeira segurança de excelência.
Pense em como você acessa o seu Facebook. Caso seu computador quebre, sua conta no Facebook é afetada?
Não, pois todas as suas informações estão armazenados na nuvem, e não instalados no seu dispositivo. Isso significa que a probabilidade de você perder totalmente seus dados são baixíssimas em qualquer tipo de acidente.
Além disso, a maioria dos sistemas na nuvem realizam backups (atualizações) diários para garantir que suas informações médicas sejam salvas constantemente, minimizando ao máximo qualquer tipo de perda de informações.
O sistema iClinic, por exemplo, utiliza o certificado SSL 256 bits que criptografa todos os dados trafegados do sistema, garantindo também que apenas profissionais de saúde acessem informações sigilosas dos pacientes.
E também conta com a plataforma em nuvem mais utilizada e abrangente do mundo, a AWS, usada também pela NASA e Casa Branca.
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4. Redução da taxa de absenteísmo
Seus pacientes costumam faltar muito nas consultas? Essas faltas prejudicam muito sua rotina médica e seu faturamento?
A maior parte dos motivos por trás das faltas dos pacientes são bem simples: puro esquecimento.
Pensando nisso, alguns sistemas de gestão oferecem serviços como lembretes e confirmações de consultas por SMS e e-mail, que podem reduzir em até 30% as faltas do seu consultório.
De acordo com a pesquisa do Google mencionada mais acima no artigo, apenas de 2014 para 2016 o uso dos smartphones aumentou em 113%.
Em uma rotina onde praticamente todos vivemos grudados nos smartphones, investir em um serviço que envie SMS pode realmente ser muito eficiente.
Dessa forma, você evita horários vagos na sua agenda, reduz custos com ligações telefônicas, além de liberar mais tempo para suas secretárias focarem em outras atividades.
E esse fato, é bastante comprovado pelos casos de sucesso que utilizam essa funcionalidade no dia a dia, como o Dr. Roberto Bueno Filho:
“A agenda é um dos fatores mais interessantes, porque tem confirmação por SMS e por e-mail. Isso facilita muito a vida da secretária e acaba facilitando a nossa também, ela fica mais disponível para fazer outras coisas.”
5. Análise mais ágil e precisa
Você consegue ter tempo para atender seus pacientes, coletar os dados do seu consultório e ainda produzir relatórios?
Em uma dia a dia tão agitado como costuma ser a rotina médica, contar com um sistema que centraliza todos os dados do seu consultório em um único local pode facilitar vários processos.
Com uma integração de dados eficiente, é possível gerar relatórios e gráficos automáticos a partir de um bom sistema de gestão.
Esses relatórios podem mostrar de forma prática e visual como estão as finanças do seu negócio, qual procedimento é mais realizado durante os atendimentos, qual convênio é o mais rentável, entre outros.
Para os médicos empreendedores que desejam alcançar plenamente o AAFR (Atrair, Atender, Fidelizar pacientes e Rentabilizar), contar com um sistema de gestão que entrega relatórios precisos é essencial.
Afinal, esses dados o ajudarão a tomar as melhores decisões, otimizando as atividades, aumentando a rentabilidade e a qualidade do seu atendimento.
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