Por quais motivos o Dr. Raphael Menezes optou pelo iClinic 2 vezes?

Por quais motivos o Dr. Raphael Menezes optou pelo iClinic 2 vezes?

Principais tópicos

Escolher a psiquiatria foi uma decisão assertiva para o Dr. Raphael Menezes, e contar com a ajuda de um software médico, como o iClinic, têm o ajudado na organização da clínica e na fidelização de seus pacientes.

A psiquiatria é uma área fundamental da saúde, e os especialistas precisam ter muito cuidado ao lidar com a saúde mental dos pacientes. Para poder se dedicar ainda mais aos seus pacientes e organizar o dia a dia do consultório, o psiquiatra Dr. Raphael decidiu utilizar um software médico.

Dessa forma, contratou o iClinic. Porém, o Dr. Raphael não escolheu o iClinic apenas uma vez, mas duas. O que o levou a tomar essa decisão?

Continue a leitura e confira as motivações do Dr. Raphael, e como ele conseguiu fidelizar ainda mais seus pacientes com um excelente software médico como parceiro do seu dia a dia.

Por que a Psiquiatria é tão especial para o Dr. Raphael Menezes?

Dr. Raphael Menezes é graduado em Medicina pela Universidade de Uberaba desde 2011, possui especialização na área de Psiquiatria e pós-graduação Lato Sensu em Terapia Cognitivo-Comportamental pelo IPTC (Instituto Paranaense de Terapia Cognitivo Comportamental).

Em sua entrevista, o profissional compartilhou por quais razões escolheu a Psiquiatria como especialidade.

“Eu fiz Medicina pensando na Psiquiatria desde o início do curso por considerar a área em que há maior perspectivação sobre o paciente dentre as demais (biopsicossocialmente falando). Embora existam protocolos para cada patologia, inclusive a derivar do serviço, inexistem fórmulas prontas quando o foco no paciente é maior do que sobre a doença que possui. Queria trabalhar em uma área na qual eu pudesse conhecer as pessoas de verdade e não somente a enfermidade física/orgânica que ela possui.”

O Dr. Raphael também compartilhou que hoje, se fosse escolher outra profissão, seria a de escritor, por conta da sua paixão pela escrita.

“Todos os dias escrevo pequenas histórias, aqui em casa, quando faço o registro das evoluções clínicas de meus pacientes. Estou há seis anos imerso neste mundo da Psiquiatria e posso afirmar que nenhuma consulta é igual a outra. Por depender tanto do histórico de cada indivíduo e suas particularidades que derivam da personalidade, crença, valores pessoais, e outros preditivos, ela se torna menos exata que as demais, o que reforça minha afinidade. Cada consulta é um desafio e isto me motiva.”

A escolha da Psiquiatria foi tão certa que, caso essa especialidade não existisse hoje no campo da Medicina, o Dr. Raphael não escolheria ser médico.

“Ao procurar o suporte de um Psiquiatra, presume-se que o paciente esteja muito fragilizado emocionalmente e, a partir do entendimento de que podemos influenciar mudanças importantes no estilo de vida do mesmo, torna-se imprescindível agir com responsabilidade e cautela sempre. Ademais, a expansão em relação ao conhecimento técnico-científico é enorme, o que demanda aprimoramento constante, muito estudo e dedicação por parte do profissional. Estou muito satisfeito com a minha escolha pois me salvou da monotonia e inércia. Se tivesse de cursar Medicina de novo, sem a existência da Psiquiatria, creio que não o faria.”

Além da experiência com clínicas médicas, Dr. Raphael também trabalhou como Tenente Médico da Aeronáutica, mais precisamente no HFAB (Hospital da Força Aérea de Brasília) por dois anos.

Pertencia às Forças Armadas antes de me especializar em Psiquiatria. Fui Tenente da Força Aérea Brasileira e gostava muito. O ambiente de trabalho me surpreendeu positivamente, pois ao contrário do estigma que havia criado envolvendo o militarismo e seu funcionamento no geral, encontrei uma das melhores equipes com que trabalhei até hoje. Nós éramos um time de verdade, difícil de encontrar, onde se um errasse todos assumiam. Confesso sentir muita saudade.”

Experimente gratuitamente: Comece agora a testar o iClinic. Clique aqui!

Sobre o seu atendimento, Dr. Raphael contou que compartilha da ideia de que a medicação prescrita não deve ser considerada a resolução precisa e imediata dos problemas dos pacientes. Eles são apenas um auxílio para que eles consigam solucioná-los.

Não adianta apenas prescrever a medicação na maioria das patologias psiquiátricas. Gosto de usar uma metáfora simples ao explicar isto para meus pacientes. Peço para que imagine habitar uma casa na qual há apenas uma porta de acesso (entrada e saída), velha, fria e escura. Apesar do anseio de sair daquele ambiente tenebroso, ele encontra-se inapetente por temer o ranger insuportavelmente audível da porta sendo aberta. E ali, ele permanece, em constante sofrimento. O medicamento funcionaria com uma espécie de óleo, que diminuiria o barulho da porta ao ser aberta, tornando-o menos insuportável. Consequentemente, o receio de abri-la também abrandaria. Todavia, se não houver iniciativa para ultrapassá-la, o paciente permanecerá sempre naquele sítio hostil, em angústia. O problema nunca deixará de existir.”

Por isso, o Dr. Raphael procura oferecer um atendimento humanizado, que realmente enxergue o paciente como um todo, e não apenas em sua doença.

“Se atendesse duas dezenas de pacientes por dia e nenhum deles mudasse com o tempo, não me sentiria satisfeito. Se eu conseguir mudar a vida de um pra melhor, está ótimo para mim. Não é só tirar a dor que importa, pois ela irá inevitavelmente voltar. O principal é tirar aquilo que está causando-a.”

Por que o Dr. Raphael Menezes decidiu utilizar o iClinic novamente?

O Dr. Raphael usou o iClinic em dois momentos importantes da sua vida. Antes costumava atender em Curitiba e, por questões pessoais, ficou afastado do seu trabalho durante aproximadamente um ano.

Durante esse período, decidiu retornar a sua cidade natal, Patos de Minas. Ao retomar seus atendimentos, optou por permanecer em sua cidade, e trabalhar na Clínica Jardim América.

“Usei com frequência o iClinic em Curitiba durante dois anos. Estou recomeçando depois de um período longo, acredito que de 9 meses a 1 ano, e voltei a usar agora na minha cidade natal, Patos de Minas. Quando retornei ao sistema, tudo de que gostava estava do mesmo jeito, isso foi ótimo.”

Perguntamos ao Dr. Raphael qual era a necessidade de ter um software no seu dia a dia, e porque o iClinic foi escolhido.

“Quando consegui abrir minha clínica em Curitiba, fui a procura de algo que pudesse me ajudar na administração. Como péssimo administrador, assumo que sem minha secretária nada funcionaria de acordo com o desejado. Ela cuidava das minhas finanças, enfim, cuidava de tudo. E o iClinic me dava uma segurança maior porque tinha controle do que ela fazia também.”

Além da segurança, o iClinic também tinha outros diferenciais importantes:

“Primeiramente a facilidade de lidar com o sistema que é super intuitivo. Qualquer pessoa que pega pela primeira vez consegue mexer, marcar, agendar, é fácil. Gosto da forma como ele é disposto, bem moderno, com possibilidade de acesso em qualquer lugar.”

Dr. Raphael decidiu optar pelo iClinic

Quais são as funcionalidades favoritas do Dr. Raphael?

Uma das funcionalidades favoritas do Dr. Raphael é a confirmação de consultas por SMS e e-mail, principalmente por conta de sua praticidade.

A mensagem automática que é enviada ao paciente para que ele possa confirmar ou desmarcar a consulta pré-agendada é excelente e inovadora. Através da plataforma sou imediatamente atualizado acerca de sua resposta. Estão de parabéns.”

Além disso, a organização da agenda também é um diferencial importante, principalmente para um profissional de saúde que aprecia a organização e planejamento de rotina.

“Eu não consigo mais ficar sem. Minha nova secretária ainda não se acostumou a utilizar recursos tecnológicos diversos, mas mesmo assim eu mantive. E, para minha surpresa, ela tem aprendido muito rápido e já está familiarizada com o programa. Disse há alguns dias que se todos os médicos da atual clínica onde trabalho usassem o iClinic seria ótimo! Sou muito perfeccionista, tenho necessidade de organização, controle e planejamento. O iClinic me dá uma segurança muito grande para lidar com meus horários. É uma forma de me sentir seguro em relação à agenda.”

O relacionamento com os pacientes, algo muito importante para o Dr. Raphael, também é trabalhado em outras funcionalidades, como o e-mail de aniversariantes.

“Através deste serviço, o envio de e-mail de aniversariantes, até hoje pacientes de Curitiba continuam mandando respostas. Eu recebo a devolutiva dos mesmos e isso é bárbaro no propósito de quem almeja fidelizar pacientes, afinal todos querem e gostam de ser lembrados.”

O Dr. Raphael também possui o iClinic Marketing, a plataforma de e-mail marketing exclusiva para médicos da iClinic. Com ela, os profissionais de saúde podem enviar mensagens personalizadas para seus pacientes de forma automática.

Apesar de ainda estar personalizando seus e-mails, o psiquiatra contou que o processo de treinamento foi ótimo para entender a ferramenta.

“O suporte é ótimo, me explicou tudo, foi perfeito. Mesmo para alguém que não tem tanta experiência com informática irá conseguir manejar, devido à forma clara e didática com que me explicaram.”

O Dr. Raphael conseguiu ter mais segurança no seu dia a dia, além de garantir a organização e praticidade que sempre priorizou. Você também sente que precisa desses diferenciais na sua rotina médica?

Teste gratuitamente o iClinic e descubra na prática como o software médico pode te ajudar também:

Experimente gratuitamente: Comece agora a testar o iClinic. Clique aqui!

Contatos do Dr. Raphael Menezes:

Endereço: Rua Idelfonso Bernardes, 108 — Bairro Jardim América — Patos de Minas — MG — CEP: 38701-102

E-mail: [email protected]

Telefone: (34) 99888 — 9955 / (34) 3821 – 9955

Posts relacionados

Inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter

Receba os melhores conteúdos do blog em seu e-mail.

Navegue por assuntos

O software médico mais completo para a sua clínica

Prontuário eletrônico, solução financeira, agenda médica, gestão, Teleconsulta, marketing e agendamento online