O marketing para clínicas tem sido fundamental para a atração de novos clientes. É a partir dela que se constrói a autoridade da marca e posiciona a sua clínica de maneira correta tanto no ambiente online quanto offline.
Como se trata da área da saúde, é preciso que o marketing médico seja feito de forma responsável e bem planejada.
Por exemplo, ao criar conteúdos e anúncios, é importante seguir as regras impostas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) no que diz respeito à publicidade.
Continue a leitura e descubra como implementar um marketing de sucesso sem infringir nenhuma norma do CFM.
Os 4 passos para a otimização do marketing para clínicas
O marketing médico para clínicas, quando bem elaborado, traz diversos resultados positivos, como: maior credibilidade atribuída ao consultório, fidelização dos pacientes e, sobretudo, atração de novos clientes.
A seguir, confira 4 pontos do marketing médico para se destacar em sua especialidade.
1. Atendimento de excelência
Em qualquer área de atuação, o marketing boca a boca está entre as formas mais comuns de divulgação.
Na busca de um bom médico de determinada especialidade, o paciente é muito mais propenso a confiar em um profissional indicado por algum familiar ou amigo.
Mas, para ser indicado, é preciso prestar um atendimento de excelência e estar sempre atento à experiência do paciente.
Isso está muito além do momento da consulta em si. Vai desde o primeiro contato do cliente com a clínica (por meio de uma ligação, mensagem, e-mail ou mesmo do site médico) até o pós-consulta.
Uma das qualidades essenciais que devem estar presentes a todo momento é a humanização.
Ser atencioso, responder a todas as dúvidas, manter o respeito e a paciência são atitudes que os pacientes valorizam.
Além disso, outros fatores como limpeza e organização do ambiente também contam para que a sua clínica seja lembrada como um lugar de referência.
Esses exemplos, quando postos em prática diariamente, aumentam a confiança dos pacientes e faz com que sua credibilidade cresça de forma orgânica, por meio de recomendações interpessoais.
A comunicação objetiva e a cordialidade devem ser igualmente mantidas nos meios digitais.
2. Presença online
Se tratando do marketing médico para clínicas, a presença online é essencial. Entre os motivos para investir no digital, estão:
- A quantidade de potenciais clientes presentes nas redes;
- Posicionamento da clínica em meios além do presencial;
- Maior credibilidade associada à consultórios e profissionais que têm um site e rede social bem estruturados;
- Forma acessível de atingir o público-alvo com conteúdos bem direcionados a partir do algoritmo das redes e dos mecanismos de busca.
Para que a presença digital realmente traga resultados positivos para a clínica, é importante manter um canal de comunicação aberto para os pacientes e planejar materiais de qualidade.
Uma dica é investir no marketing de conteúdo, visando um posicionamento orgânico a partir das estratégias de Search Engine Optimization (SEO).
Em caso de dúvidas sobre esse assunto, recomenda-se a contratação de uma agência especializada.
3. Sua marca
Outro fator importante do marketing para clínicas é a questão da marca.
Para que ela seja lembrada e facilmente associada pelos pacientes, é interessante investir em estratégias como a construção da identidade visual e do chamado brand awareness.
É importante, por exemplo, manter a consistência de um padrão visual para que a sua clínica seja identificada com facilidade pelos clientes.
No entanto, é preciso mencionar que a marca está muito além do logo, sendo ela tudo aquilo que pode ser associado ao seu consultório. Portanto, esteja sempre atento a esses fatores durante a construção da sua marca.
4. Mídia espontânea
Investir na mídia espontânea, também chamada de earned media, é uma forma eficiente de divulgar sua clínica e é uma estratégia que tem sido cada vez mais aplicada pelos profissionais de comunicação.
Consiste em fazer com que seu conteúdo apareça na mídia, como em sites jornalísticos relevantes, sem que você pague diretamente por essa publicidade.
O trabalho de mídia deve ser feito para que o profissional de saúde seja reconhecido como referência dentro da sua área de atuação.
Para isso, é importante que as agências de marketing médico planejem boas pautas, visando um grande número de acessos e, principalmente, de compartilhamentos.
Nesse sentido, o médico é a fonte das informações, que devem ser claras e profissionais.
Já a agência trabalha para otimizar as postagens, seguindo os parâmetros do SEO, e está sempre em contato com os diversos veículos de comunicação que podem compartilhar o conteúdo de forma orgânica, e, assim, melhorar a divulgação da clínica.
Por que é importante investir no marketing para clínicas?
Como visto até aqui, o marketing para clínicas é fundamental para atrair novos pacientes, manter uma comunicação saudável com os clientes, além de construir uma marca que passa confiabilidade, tanto no presencial quanto no digital.
Lembrando que quando o marketing médico é realizado por uma agência especializada, as taxas de conversão costumam ser bastante positivas.
Ou seja, o valor investido nessas estratégias gera a conquista de novos pacientes, traz retornos financeiros e reconhecimento para os médicos e para a clínica.
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