iClinic Experience 2019: confira como foi o evento da maior especialista em gestão médica

iClinic Experience: o mais importante evento de gestão e marketing médico

Principais tópicos

O iClinic Experience 2019 contou com mais de 200 profissionais da saúde dedicados em tornar seu consultório, um negócio de sucesso. Dê uma olhada nos principais destaques do mais novo evento de gestão e marketing médico da América Latina neste artigo.

O iClinic Experience foi criado especialmente para os médicos que administram seu próprio consultório ou clínica, diferente da maioria dos eventos da área da saúde.

O mercado da saúde recebe 30 mil novos médicos por ano, e segundo a Accenture, mais de 70% dos pacientes preferem ter autonomia sobre suas consultas de forma online.

Para ajudar os médicos que desejam se tornar verdadeiras referências não apenas por conta do seu excelente atendimento, mas pelo seu consultório de sucesso, o iClinic Experience foi criado. 

Continue a leitura e confira os principais destaques do iClinic Experience 2019!

Destaques do iClinic Experience 2019

Na abertura do iClinic Experience 2019, o Felipe Lourenço, CEO da iClinic, comentou sobre o propósito do evento e as principais missões de um atual médico empreendedor.

“O mercado está mudando, e os médicos também precisam mudar. Cada vez mais é preciso se tornar mais do que um médico, é necessário ser um médico empreendedor.”

Pensando nisso, durante o evento todos os aspectos do AAFR (Atrair, Atender, Fidelizar e Rentabilizar) foram abordados. 

Para que os médicos continuem cuidando dos seus pacientes com excelência, o iClinic Experience trouxe os principais assuntos de empreendedorismo que todo médico precisa saber. Acompanhe!

Palestra do Dr. Nam Jin Kim: Marketing Médico

Na primeira palestra do iClinic Experience, o Dr. Nam abordou os principais tópicos do marketing médico e apresentou as melhores práticas para os profissionais da saúde. Veja algumas delas a seguir.

Normalmente o marketing é feito por grandes empresas, que faturaram 18,2 bilhões apenas em 2019. 

“É preciso ter conhecimento sobre esse assunto para não ser levado por um caminho que é mais benéfico para essas empresas [especializadas em marketing] do que para o seu consultório.”

Para garantir que as melhores escolhas para o seu consultório serão tomadas, tenha em mente esses 4 passos:

  1. Defina seus objetivos
  2. Escolha os canais
  3. Faça um plano
  4. Teste rápido

Para o Dr. Nam e a iClinic, os médicos precisam ser mais ágeis do que nunca – senão o mercado médico irá “engolir seus consultórios”.

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Palestra da Dra. Fernanda Costacurta: o paciente pós-digital

A Fernanda Costacurta trouxe a realidade da nossa era pós digital, onde o paciente quer um novo comportamento dos médicos dentro do consultório. 

Os pacientes possuem internet, realizam pesquisas, já chegam no consultório com um diagnóstico que achou no Google. Para Fernanda, os médicos precisam se inovar rapidamente e acompanhar essa era digital para conseguirem fidelizar seus pacientes.

“Seu paciente já sabe tudo sobre a doença e tudo sobre você, ele te buscou no Google, consegue ter informações e te acompanhar. E você, o que sabe sobre seu paciente?”

Em sua palestra, um importante ponto foi reforçado: antes de investir dinheiro em marketing, os médicos precisam saber como reter seus pacientes.

“Precisamos quebrar paradigmas: é preciso esquecer antigos rituais e se ajustar a uma nova realidade, com alma digital, e em constante transformação. Não é mudar sua forma de fazer consulta, e sim aprimorá-la para atender seus pacientes de forma cada vez melhor.”

Palestra do Claudio Mifano: O perfil do novo médico e o futuro do consultório

Claudio Mifano, CEO da Livance Consultórios Inteligentes, apresentou uma palestra incrível sobre o futuro do consultório e o caminho que os médicos empreendedores devem seguir atualmente.

Em 2020 teremos mais de 32.000 novos médicos no mercado. Ficou mais difícil ter um consultório – o custo de aluguel nos últimos 10 anos subiu em 103% em São Paulo, por exemplo.

É preciso entender quem é seu paciente, o que eles esperam de você, não basta apenas seguir a tendência – você precisa se sentir confortável com o que faz.

“O médico precisa se modernizar. Se modernizar e atualizar é o caminho. Na faculdade ninguém ensina gestão. Não adianta fazer um mestrado, doutorado, se você não consegue alcançar seus pacientes.”

Além disso, um médico com menos experiência pode estar tendo mais sucesso porque investe em uma boa divulgação do seu serviço médico. 

“Quando falamos da experiência da consulta, não falamos apenas durante o tempo na sala de atendimento, mas desde o primeiro momento da jornada quando ele quer marcar uma consulta, e te procura no Google.”

Segundo Mifano, a tecnologia materializa uma experiência – cria uma experiência mais fluida para o paciente. 

Em sua palestra, Claudio lembrou um importante ponto: quem faz o melhor marketing é o seu paciente, por meio do boca a boca. Não adianta investir em marketing, ter a oportunidade para criar uma boa experiência e desperdiçá-la. 

Palestra da Daniela Camarinha: A experiência do paciente no consultório

Em sua palestra, Daniela Camarinha focou em estratégias para melhorar a experiência do paciente no consultório, como o conceito da experiência baseada em processos.

“O marketing médico também faz parte da experiência do paciente. Não use mapas antigos para caminhos novos – utilizar a tecnologia é fundamental para inovar e entregar uma boa experiência para o paciente.”

Nota da iClinic: reforçando todos os argumentos da Daniela Camarinha, vale ressaltar que marketing não é apenas comunicação. O marketing engloba toda a experiência e os pontos de contato que uma pessoa tem com uma empresa. No caso da medicina, todo ponto de contato que o paciente tem com sua marca pessoal, seu site, seu atendimento, entre diversos outros. 

Colocar o paciente no centro de tudo gera uma boa experiência e um impacto positivo no negócio. O médico precisa ser responsável por fidelizar os pacientes da clínica.

“A tecnologia nos deixa mais seguros. Segundo a revista Exame, uma em cada quatro empresas fecha antes de completar dois anos. Um dos motivos dessa realidade é a falta de marketing.”

Também é importante otimizar as plataformas digitais para entregar experiências superiores para seus pacientes, com comunicação mais ágil, automação, respostas em tempo real e inovação.

“Para melhorar a experiência do paciente, é importante considerar o papel da tecnologia. Tecnologia traz a escala e a personalização que a experiência precisa. As plataformas podem conectar dados, canais e promover serviços.”

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A experiência do paciente se refere a todos os momentos que o cliente tem com você e não aqueles com a equipe de atendimento, incluindo o antes, durante e depois do atendimento.

“A experiência do paciente é uma questão dinâmica, e os médicos não podem se dar o luxo de não oferecer a melhor experiência possível para seus pacientes. Nós [médicos] somos a experiência do paciente.”

Caso de Sucesso: Dra. Kelly Oliveira

No evento também contamos com a presença da Dra. Kelly Oliveira, além de ser um dos casos de sucesso iClinic, também possui diversas conquistas incríveis como médica empreendedora.

Para a Dra. Kelly, a principal missão dos profissionais da saúde é espalhar conhecimento e cuidar da saúde dos pacientes.

“Precisamos usar a internet da forma certa para conseguirmos divulgar nosso serviço médico. Comecei com um blog, afinal, sempre perguntamos para o Google, é uma boa maneira de ser encontrada.”

Atualmente, a Dra. Kelly administra 4 negócios: sua rotina médica como pediatra, o Espaço Descomplicado, Marketing Descomplicado e Vacina Descomplicada.

“É essencial o médico hoje ter o marketing, precisamos começar de algum lugar. As mídias sociais hoje são cada vez mais importantes, no primeiro momento é importante ter alguém que te auxilie.”

Recentemente a Dra. Kelly se tornou mãe, e compartilhou no evento que ter uma filha fez ela enxergar as situações de outra forma, e ela traz isso para o seu próprio consultório – é preciso ter empatia e se importar com o paciente. 

“Compartilhar as informações, explicar como funciona, com boa informação e bom acolhimento conseguimos fidelizar o paciente. No Espaço Descomplicado, usamos o iClinic que é um sistema integrado, onde você pode compartilhar prontuários entre outros profissionais para criar uma melhor experiência para o paciente.”

Palestra do Dr. Daniel Kruglensky: Tecnologia aliada à saúde

O Dr. Daniel Kruglensky trouxe em suas palestra diversos pontos interessantes sobre a tecnologia na saúde e como ela está melhorando a qualidade dos serviços médicos.

“Nosso tempo é com o paciente, não com a burocracia. Colocando o trabalho na nuvem economizei duas horas do meu dia.”

De acordo com o especialista, se você faz bem feito, o trabalho se desenrola sozinho.

“A iClinic já ajuda nessa gestão, ter controle dos pacientes, entender por que um paciente faltou. Às vezes estamos fazendo divulgação para o perfil errado.”

Hoje o paciente já começa seu tratamento na pesquisa do Google, a internet agilizou muito o início da busca pelo tratamento.

“Ninguém chega no meu consultório sem ter olhado meu nome no Google, sem ter dado uma olhada no meu perfil.”

Os médicos precisam entregar algo de valor para os pacientes, senão perderão diversos pacientes para outros profissionais com melhor posicionamento nas mídias sociais. 

“Precisamos estar nas redes sociais, mas assim que o paciente chega no seu consultório, você precisa se desligar de tudo e focar 100% naquele atendimento humanizado.”

Palestra do Marcelo Zillo: Segurança dos dados médicos em nuvem

O Marcelo Zillo é Principal Security SA para LATAM na AWS, além de ser Senior Manager. Em sua palestra, Marcelo tirou todas as dúvidas dos médicos em como funciona a segurança dos dados médicos em nuvem.

A missão da Amazon, empresa da AWS, é ajudar seus clientes a melhorarem seus negócios para que consigam focar em seus próprios clientes com a ajuda da tecnologia.

“Se você usa Netflix, iClinic, você utiliza a nuvem da Amazon. Nossos clientes utilizam a tecnologia para oferecer o melhor serviço para os seus usuários.”

A NASA, bancos ao redor do mundo como o Nubank, instituições de governo, todos são clientes da Amazon que precisam de segurança, dos melhores produtos.

Contratando a AWS ao invés de um técnico, por exemplo, você se beneficia de ter os melhores técnicos em segurança médica e infraestrutura de dados do mundo.

Segurança é prioridade para a AWS. Quando você usa a nuvem, pode oferecer para o seu cliente uma disponibilidade constante.

“Eu posso ter uma empresa pequena e possuir o mesmo nível de segurança que a NASA? Sim.”

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Segundo o Marcelo, a multa de não ter seus dados protegidos é de 50 milhões. A AWS criou o mercado da nuvem, possui experiência em segurança médica, assim, vocês podem cuidar dos seus pacientes.

Palestra da Sandra Franco: LGPD, Lei da Digitalização do Prontuário Eletrônico e Telemedicina

Sandra Franco traz em sua palestra como a tecnologia está envolvida na área da saúde quando falamos de leis e normas estabelecidas. Segundo a especialista, estamos avançando tecnologicamente mas a lei ainda está em falta quando falamos dessas tecnologias. 

“Jurídico como entrave ou facilitação? Muitos departamentos jurídicos acabam colocando questões do direito que acabam sendo um entrave, mas seu objetivo é tornar seguras as relações médico-paciente.”

Os médicos possuem dever de entregar confidencialidade para seus pacientes. Esse direito à segurança é tanto virtual quanto físico. A partir do dia 20 de agosto de 2020, as leis do LGPD serão vigentes.

Lei 13.709/2018: LGDP, fundamentos e princípios do tratamento de dados pessoais; direito dos titulares, dados pessoais com tratamento diferenciado, recall e notificações obrigatórias, relatório de impacto à proteção de dados pessoais, incentivo às boas práticas, autoridade de proteção de dados ANPD – MP 869/18.

Desde 2012 há uma resolução específica para a telemedicina. O que não é regulamentado ainda é a teleconsulta, apesar de grandes instituições como o Hospital Israelita Albert Einstein já estarem se posicionando positivamente a essa prática.

Esses foram os principais destaques das palestras que rolaram no iClinic Experience 2019. 

A seguir, dê uma olhada em como foi o encerramento do mais novo evento de gestão e marketing médico da América Latina, com as palavras de Felipe Lourenço:

“A iClinic quis desenvolver uma solução, um sistema, focado na experiência do usuário, excelência em atendimento, com o novo modelo de distribuição SaaS – de qualquer lugar, de qualquer dispositivo, você tem acesso ao sistema.”

Depois de aprender com vocês, médicos, toda a equipe iClinic percebeu que poderíamos ser mais que um sistema. Ao invés de somente facilitar a prática médica, nós devemos ajudar a vida do médico

Podemos e devemos ajudar suas rotinas com materiais educativos, vídeos, e até mesmo um evento com conteúdos excelentes sobre gestão médica.

Foi pensando nisso que o iClinic Experience foi criado, e ficamos muito felizes com o resultado. 

O que achou do iClinic Experience 2019? Comente aqui embaixo nos comentários, e não se esqueça de compartilhar o conteúdo com seus amigos!

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