Tecnologia na Saúde

5 exemplos de IoT na área da saúde

Chegamos a um ponto da história em que muitos dos problemas da Saúde podem ser minimizados ou, até mesmo, eliminados com o auxílio da tecnologia. É a prova de que a transformação digital chegou em todos os lugares. Esse fato pode ser comprovado hoje com a Internet das Coisas (IoT), trazendo benefícios para a Saúde.

A IoT na Saúde tem tido diferentes papéis, auxiliando hospitais, médicos e outros profissionais da área tanto na rotina diária quanto em funções mais complexas, como o tratamento de determinados tipos de câncer.

Separamos 5 exemplos do uso da IoT na área da Saúde para mostrar como essa tecnologia pode contribuir para uma melhora significativa dos atendimentos médicos.

01. IoT no transporte e armazenamento de vacinas

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, 1,5 milhões de crianças morrem por ano no mundo por doenças que poderiam ser evitadas com uma simples vacina.

Uma das causas associadas a esse problema é a falta de sistemas seguros de transporte e armazenamento de vacinas, uma vez que elas precisam de uma excelente refrigeração para serem preservadas.

Diante disso, tecnologias como a Internet das Coisas têm ajudado a criar sistemas eficazes que mantêm as vacinas protegidas, principalmente em regiões onde as condições são mais precárias, como em países do continente africano.

O sistema, chamado Vaccine Smart Fridge, funciona através de sensores que se encontram na própria geladeira portátil, conectados com uma plataforma IoT, que monitoram em tempo real o estado das vacinas, assim como a quantidade atualizada.

Assim, os profissionais podem levá-las para qualquer lugar, com a garantia de que mais pessoas poderão ser vacinadas sem prejuízo.

02. Rastreadores de atividade no tratamento de câncer

A Medidata, uma empresa especializada em nuvem, em parceria com o centro médico de tratamento para o câncer Memorial Sloan Kettering Cancer Center (MSK), está testando rastreadores de atividade a fim de coletar dados sobre o estilo de vida de pacientes que estão tratando o mieloma múltiplo, um tipo de câncer que ataca as células plasmáticas.

O intuito é ter o maior número de dados sobre o paciente antes e durante o tratamento para avaliar a melhor forma de conduzir o processo terapêutico.

A partir do monitoramento de informações, como o nível de apetite ou fadiga, os médicos pretendem analisar cada reação de forma única e personalizada. Dessa forma, tomar decisões sobre o percurso do tratamento fica bem mais fácil e preciso.

5-exemplos-de-iot-na-area-da-saude2

03. Monitoramento da evolução dos sintomas de Parkinson

A combinação de sensores, dispositivos móveis e aprendizado de máquinas que fornecem informações sobre sintomas em tempo real para clínicos e pesquisadores deu origem ao Projeto Blue Sky, de uma parceria entre a Pfizer e a IBM.

A doença de Parkinson, amplamente falada e até mesmo retratada em filmes, como no famoso "Love and Other Drugs", é uma doença neurológica, crônica e progressiva.

Pacientes que sofrem com essa condição perdem gradativamente suas funções motoras devido aos danos no sistema nervoso central, os quais causam rigidez e tremores, dentre outras consequências.

O tratamento é feito com medicamentos, que visam a controlar os sintomas e possibilitar que os pacientes tenham maior qualidade de vida. Mas ainda não tem cura.

Diante disso, é de extrema importância acompanhar a resposta de pacientes ao tratamento.

O projeto, com previsão de conclusão em 2019, tem como objetivo inicial monitorar o progresso do tratamento em cada paciente em tempo real.

A partir daí, novas informações podem surgir para reduzir significativamente as reações a tratamentos, bem como controlar de maneira mais assertiva cada um dos sintomas que limitam a vida dessas pessoas de alguma maneira.

04. Práticas hospitalares de higiene das mãos promovidas pela IoT

Sabe-se que a higiene em ambientes hospitalares é uma questão que precisa ser encarada com rigor, prevenindo possíveis contaminações e até mesmo a morte de pacientes por infecção, como no caso da sepse.

Sendo assim, a Internet das Coisas está contribuindo com uma função vital em hospitais, sendo utilizada para desenvolver sistemas de sensores e monitores que controlam as práticas de higiene nesses ambientes, além de relatarem em tempo real dados de conformidade com os padrões corretos.

05. IoT em lentes de contato

Já imaginou lentes de contato inteligentes? Bom, talvez você esteja se perguntando porque uma lente de contato precisa ser inteligente. A resposta está nas funções que ela pode desempenhar e no impacto que isso traz para o usuário.

Além de medir níveis de glicose de pacientes com diabetes por meio de suas lágrimas (sim, pode chorar com essa!), a lente de contato conectada à internet armazena os dados coletados em um dispositivo móvel.

Desenvolvido pela Novartis, a empresa também pensa em utilizar a mesma tecnologia para controlar e auxiliar no tratamento de outras doenças.

Como podemos ver, além de ser aplicada na indústria e em setores comerciais, a IoT está avançando cada vez mais em tarefas e necessidades da rotina diária, criando uma interação mais sofisticada entre objetos e pessoas.

Hoje, a IoT é considerada o grande passo daqueles que querem de fato viver a transformação digital. Espera-se que, no futuro, todas as coisas estejam conectadas à rede e, assim, se possa dar mais utilidade a produtos e objetos.

Sobre o autor
Tiago Magnus atuou nos últimos 10 anos em projetos digitais, trabalhando com marcas como Lenovo, Carmen Steffens, Mormaii, VTEX, Carrefour, Centauro, entre outras, e como sócio de uma das principais agências digitais do Brasil. Hoje, é Diretor de Transformação Digital na ADVB e está à frente do TransformacaoDigital.com, empreendendo para democratizar o futuro.

Cadastre-se na Newsletter do iClinic

Veja também:

Casos de Sucesso ... Mar 20, 2018

Como o Espaço Médico Descomplicado realiza atendimento humanizado através da tecnologia

Conteúdo Vip ... Dec 20, 2016

Materiais Educativos iClinic

Produtividade ... Feb 23, 2016

10 dicas para organizar a agenda do consultório

Veja também:

Casos de Sucesso ... Mar 20, 2018

Como o Espaço Médico Descomplicado realiza atendimento humanizado através da tecnologia

Conteúdo Vip ... Dec 20, 2016

Materiais Educativos iClinic

Produtividade ... Feb 23, 2016

10 dicas para organizar a agenda do consultório

comments powered by Disqus