Endomarketing na clínica: como essa prática te ajuda a ter melhores resultados?

Endomarketing na clínica: como essa prática te ajuda a ter melhores resultados?

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Alguns dos grandes problemas que muitos consultórios e empreendimentos de saúde enfrentam no seu dia a dia são a baixa produtividade e a elevada rotatividade de funcionários.

Diversas estratégias são tentadas para evitar essas situações, mas o fato é que não é fácil administrar esse tipo de negócio.

No entanto, uma iniciativa tem se mostrado bem eficaz no estímulo ao desempenho profissional dos colaboradores.

O endomarketing ajuda não só a criar a imagem da empresa no mercado, como também melhora a qualidade de vida da sua equipe.

Quer aprender um pouco mais sobre como aplicar o endomarketing na clínica? Então confira esse artigo e entenda como essa alternativa pode ajudar:

O que significa endomarketing?

O endomarketing pode ser entendido como um marketing de dentro para fora, ou seja, ele consiste em adotar estratégias voltadas para o ambiente interno de uma empresa.

O conceito básico é captar os interesses e as necessidades dos funcionários e adotar ações para que se sintam motivados com as funções que desempenham.

Outro ponto crucial é que a equipe compreenda bem os objetivos dos gestores e tenham sintonia com a missão e os valores do empreendimento, o que ajuda a transformar colaboradores em promotores da marca, difundindo a identidade do negócio e até humanizando o atendimento.

É uma maneira de criar uma atmosfera positiva e harmoniosa para a atração de novos pacientes e manutenção dos antigos.

Hoje em dia, o endomarketing é uma tática fundamental para o sucesso de corporações de todos os portes.

Funcionários satisfeitos e que conhecem as metas da gerência certamente têm melhores chances de oferecer serviços mais completos e de ter alta eficiência no acolhimento ao público da clínica.

Como aplicar o endomarketing na clínica?

Converse com seus funcionários

O primeiro passo para aplicar o endomarketing na clínica é: conversar com seus funcionários.

Isso deve ser feito de maneira individual, colaborador por colaborador, bem como em equipe, com o agendamento de reuniões constantes. Nesses encontros, o gestor deve ouvir as demandas e os anseios dos colaboradores e debater ideias e novas formas de atender a essas necessidades.

É crucial também apresentar os valores e a missão da clínica.

Assim, todos poderão repassar esses ideais aos pacientes de forma consciente, iniciando um ciclo sustentável de satisfação.

Estimule também a participação de todos, pois isso aumenta a sensação de valorização e, desse contato, podem surgir soluções interessantes para o crescimento e sucesso do negócio.

como aplicar o endomarketing na clínica

Invista no clima organizacional

Quando uma clínica se preocupa de verdade com a qualidade de vida e o bem-estar dos seus funcionários, isso se reflete na melhoria natural dos processos, da gestão de tarefas e do fluxo de atividades.

Certamente, muitas das ocupações da sua equipe são complexas e estressantes e, por essa razão, investir no ambiente organizacional faz toda a diferença.

Fornecer condições e equipamentos adequados, estimular pausas vantajosas, debater com mente aberta a escala de horários e o tempo de férias, por exemplo, são ações que trazem uma melhora considerável na saúde mental dos funcionários e reduzirão bastante os níveis de estresse dentro do consultório.

Monte um programa de bonificações

Recompensar os funcionários quando as coisas forem bem para a clínica é uma estratégia inteligentíssima de endomarketing.

Isso motiva a equipe a atender com mais qualidade e entusiasmo a todos os pacientes, além de reduzir consideravelmente a rotatividade de contratados na empresa.

Colaboradores mais leais e compromissados merecem receber bonificações. Isso pode ser feito de diversas maneiras e as reuniões devem ser uma boa forma de compreender o que eles preferem.

Pode ser um adicional no salário, uma viagem ou até mesmo mais dias de férias remuneradas.

Essas são excelentes formas de adotar essa estratégia sem pesar muito no bolso do empreendimento, mesmo em tempos de crise.

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