digitalizar clinica medica

5 motivos pelos quais você deve digitalizar sua clínica médica

Maria Beatriz Oliveira Gestão da Clínica

Leia em 6 min.

No mundo pós-digital, o paciente está cada vez mais exigente. Ao digitalizar sua clínica médica, você agrega valor ao seu serviço, aumenta a fidelização de clientes e o faturamento do negócio.

Como um cliente, seu paciente deseja uma boa experiência durante toda sua jornada, desde o agendamento, até o pós-consulta.

Digitalizar a clínica é uma tendência, pois fornece mais agilidade, segurança e comodidade aos médicos e pacientes, além de permitir a integração das informações de saúde.

Segundo um artigo da Scientia Medica, os documentos em papéis são expostos ao risco de quebra de privacidade e extravios. Além disso:

“Existe, ainda, a dificuldade para recuperação de informações importantes para tomada de decisão e/ou que devem ser compartilhadas entre os profissionais de saúde e com os pacientes.”

Neste artigo, você vai conferir 5 motivos para digitalizar sua clínica médica, como agregar valor a seus atendimentos, e faturar ainda mais. Acompanhe!

Principais motivos para digitalizar sua clínica médica e fidelizar mais pacientes

Todo paciente realiza uma jornada que começa no agendamento e vai até o pós-consulta. 

Em todos os pontos dessa jornada, as pessoas esperam ter uma ótima experiência, seja com um agendamento online, um atendimento humanizado, ou um cuidado no pós-consulta.

Saiba mais sobre a jornada do paciente em nosso vídeo abaixo:

Ao digitalizar sua clínica, você conta com excelentes ferramentas para cuidar de todos os pontos da jornada do paciente, o que torna seus atendimentos mais ágeis.

Agilidade não significa menos humanização. Ao otimizar processos, você tem mais tempo para conversar com o paciente e focar naquilo que realmente importa, ao invés de perder tempo escrevendo à mão.

Além disso, é possível economizar o dinheiro que seria gasto em uma sala de arquivos, e em telefonemas, pois o profissional da recepção pode enviar um lembrete de consulta online ao invés de realizar ligações.

Continue a leitura e descubra 5 motivos pelos quais você precisa digitalizar sua clínica.

1. Mais segurança e acessibilidade para seus prontuários

Você sabia que o prontuário eletrônico traz mais segurança para seus atendimentos?

O prontuário de papel, além de estar sujeito a perdas e vazamento de informações, ainda exige espaço para o armazenamento. 

Ao construir uma sala de arquivos, você deixa de usar esse espaço em sua clínica para aumentar a sala de recepção, e melhorar a experiência pré-atendimento. 

O prontuário eletrônico ajuda a centralizar os dados dos pacientes e agiliza sua consulta, pois você tem todo o histórico de atendimento disponível em poucos cliques. 

Devido ao armazenamento na nuvem em um servidor seguro, suas informações estão protegidas mesmo se houver algum problema em seu computador.

Além do mais, todos os dados ficam acessíveis por meio de qualquer dispositivo conectado à internet, basta apenas acessar com um login e senha, assim como você acessa o Facebook.

Em um bom software médico é possível a adição de fotos, documentos, exames e tags (etiquetas) ao prontuário, além de campos como IMC, curva de crescimento, prescrição de óculos, entre outros.

A adição de tags permite a inserção de características únicas daquele paciente; se ele possui alguma alergia, doença crônica, ou até mesmo características pessoais.

Por exemplo, se um paciente conta que ama praticar atividades físicas, você pode adicionar essa informação na tag, e puxar o assunto na próxima consulta. 

Esse cuidado tem grande importância, porque faz o paciente se sentir lembrado, com a certeza de que você o conhece e seu cuidado vai além do diagnóstico.

O prontuário eletrônico permite que você foque 100% no paciente, sem gastar tempo preenchendo milhares de papéis. É uma ótima chance para oferecer um atendimento humanizado e muito mais seguro.

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2. Agendamentos de consulta facilitados

Você já disponibiliza o agendamento online para seu paciente? Permite que ele marque consultas de qualquer lugar, a qualquer hora, e quando quiser?

Atualmente, cada vez mais pessoas buscam por inovações e facilidades.

Disponibilizar um agendamento online em sua clínica garante que o paciente terá uma ótima experiência no agendamento. 

No site AgendarConsulta, você cria um perfil médico de graça, e caso possua um plano no software iClinic, consegue disponibilizar o agendamento online dentro do AgendarConsulta, ou em seu site médico.

Dessa forma, o paciente pode marcar um agendamento a qualquer momento, sem precisar entrar em contato com o profissional da recepção.

O agendamento é sincronizado com a agenda médica do iClinic, e é possível enviar lembretes de consulta, cujos status mudam automaticamente quando o paciente responde SIM ou NÃO ao lembrete.

Ao possuir um agendamento online, você tem a chance de ter sua agenda cheia mesmo quando voltar de férias.

Como a marcação é feita totalmente online, o profissional da recepção fica mais disponível para outras demandas, como deixar a sala de espera sempre organizada para o paciente.

É uma oportunidade para economizar com telefonemas, e agilizar os encaixes, pois assim que o paciente responde ao lembrete de consulta, já é possível entrar em contato com os pacientes na lista de espera.

3. Possibilidade de realizar consultas a distância

Quantos pacientes a mais você atenderia se pudesse levar seus atendimentos a qualquer lugar do mundo?

A Teleconsulta é uma das modalidades da Telemedicina, que melhora o acesso à saúde e elimina as fronteiras de seus atendimentos.

Ao oferecer a Teleconsulta em sua clínica, você consegue atender mesmo os que estão em outra cidade, ou viajando, além de facilitar para os pacientes com dificuldade de locomoção.

Por meio dela, é possível realizar acompanhamentos de forma mais fácil, constante, o que diminui os custos para você e seus pacientes.

Além disso, é possível atender pessoas de todo o mundo. Inclusive, aqueles pacientes fidelizados que se mudaram e não puderam comparecer mais à sua clínica. 

Veja como o Dr. Silvio Costa utiliza a Teleconsulta para alcançar esse objetivo:

“Eu sou de Caxias, do Rio de Janeiro, e minha paciente foi morar com a filha em São Paulo. Semana passada ela me ligou, nós agendamos a consulta e consegui atendê-la. Você consegue algo que não seria possível antes, diminui a distância.”

Para ser realizada com segurança, é ideal contar com um bom software médico, pois ferramentas de comunicação rotineiras como WhatsApp e o Zoom não seguem os protocolos de segurança necessários.

Saiba mais sobre a Teleconsulta clicando na imagem abaixo:

Teleconsulta iClinic: atenda seus pacientes à distância de forma segura

4. Disponibilização de diferentes meios de pagamento

Já imaginou levar praticidade para seus pacientes ao mesmo tempo em que aumenta seu faturamento?

Os meios de pagamento são as diferentes maneiras pelas quais você recebe de seus pacientes: cartão de crédito, boleto, pagamento online, PIX, entre outros. 

Muitas pessoas não andam mais com dinheiro no bolso, e acham incômodo ter que ir até uma agência bancária apenas para fazer um saque

Ao oferecer diferentes meios de pagamento para sua clínica, você melhora a experiência do paciente, diminui a taxa de inadimplência e garante mais fidelização.

Com um software médico que disponibiliza a opção do pagamento online, é possível enviar um link de pagamento digital e seguro, para ser pago a distância com toda a comodidade.

Esse link é enviado via WhatsApp, e-mail, ou SMS, e é uma excelente oportunidade de se diferenciar da concorrência ao oferecer um meio de pagamento capaz de elevar ainda mais a experiência do paciente.

Dessa forma, você alcança mais um diferencial, mostra ao paciente sua preocupação, e aumenta as chances dele indicar seus serviços para muitas pessoas.

5. Cuidado com o paciente no pós-consulta

Como você mantém contato com seus pacientes? Consegue manter um relacionamento mesmo com aqueles que não possuem uma consulta marcada?

Ao contar com um software médico que possui uma plataforma de e-mail marketing construída especialmente para a área da saúde, você automatiza e humaniza a comunicação com os pacientes.

Com o e-mail marketing, é possível enviar comunicações pontuais ou constantes com conteúdos, lembretes de retorno, instruções pré ou pós-procedimentos, e datas comemorativas, como aniversários e Natal.

Tudo isso de forma rápida, automatizada e segmentada em um cuidado que é muito valorizado pelos pacientes.

O Dr. Raphael Menezes utiliza o e-mail marketing em seu consultório, e afirma que é uma ótima solução para a fidelização de pacientes:

“Através deste serviço, o envio de e-mail de aniversariantes, até hoje pacientes de Curitiba continuam mandando respostas. Eu recebo a devolutiva dos mesmos e isso é bárbaro no propósito de quem almeja fidelizar pacientes, afinal todos querem e gostam de ser lembrados.”

O e-mail marketing permite levar seu atendimento para além da clínica, garante que o paciente se lembre de você, aumenta a fidelização e, consequentemente, seu faturamento.

Ao digitalizar sua clínica médica, você conta com essas e outras ferramentas para oferecer ao seu paciente sempre o melhor, destacando-se da concorrência cada vez mais competitiva da Medicina.

Quer testar essas funcionalidades e começar a digitalizar sua clínica? Clique na imagem e faça um teste grátis no software iClinic:

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Espero que tenha gostado do conteúdo! 

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Sobre o autor

Maria Beatriz Oliveira

Especialista em Marketing de Conteúdo e estudante de Marketing na Uninter.