Entenda como fazer a gestão de processos em clínicas médicas

Entenda como fazer a gestão de processos em clínicas médicas

Principais tópicos

Para que uma clínica tenha sucesso, além de profissionais qualificados, ela também precisa de uma boa gestão de processos. Neste post explicamos como fazer isso!

Fazer uma boa gestão de processos em clínicas médicas é fundamental para manter a organização e controle de todas as atividades do consultório. Além disso, ela também é importante para motivar a equipe a ser mais produtiva, fazendo com que cada um desempenhe seu papel de maneira eficiente.

Uma gestão eficaz também possibilita agilizar os procedimentos, como é o caso do uso do prontuário eletrônico, o qual contém todas as informações a respeito do estado de saúde do paciente, tornando a consulta mais rápida sem perder a qualidade nos serviços prestados.

Quer poder oferecer aos seus pacientes todas essas vantagens e acabar com os problemas de trabalho entre a equipe? Então continue a leitura deste artigo até o final, pois vamos ensiná-lo como fazer uma boa gestão de processos em clínicas médicas. Acompanhe!

Mapeie os processos da clínica

Por meio do mapeamento de processos, você conseguirá compreender o funcionamento de cada atividade dentro da sua clínica médica, de forma a examiná-la e melhorá-la. Dessa forma, será possível eliminar as tarefas desnecessárias, automatizar a rotina,reduzir custos, atrasos e retrabalhos e o principal – definir o que é função de cada um na clínica.

Nesse sentido, é preciso estabelecer objetivos claros de cada atividade para garantir uma melhoria contínua. Assim, será mais fácil identificar oportunidades que podem fazer a clínica se destacar da concorrência e, consequentemente, atrair mais pacientes.

gestao-de-processos-em-clinicas-medicas

Mas como fazer? Confira!

Utilize um fluxograma

O fluxograma vai ilustrar todas as etapas dos processos da clínica, mostrando de forma clara como eles devem ser executados. Seu principal objetivo é fazer com que todos entendam como os documentos e informações passam por cada pessoa para garantir a qualidade no atendimento.

Essa ferramenta vai ajudar todo o time a realizar suas obrigações com mais exatidão, diminuindo as chances de erros e eliminando os gargalos que podem contribuir para o insucesso da clínica. Saber como agir em determinadas situações é fundamental para driblar qualquer problema.

Nunca mais vai acontecer aquelas situações chatas em que um fica jogando a culpa no outro.

Crie processos enxutos

Você sabe o que são processos enxutos? São aqueles processos de fácil implementação, ou seja, é importante eliminar a burocracia das atividades da clínica para torná-las o mais simples possível. É óbvio que não estamos dizendo para você fazer as coisas de qualquer maneira, mas, sim, simplificar os processos para diminuir os equívocos que podem denegrir a imagem do consultório.

Devido à alta demanda nas clínicas, como a necessidade de equilibrar o atendimento de qualidade com uma gestão descomplicada, é preciso fazer com que seus colaboradores compreendam o que precisa ser feito para, de fato, solucionar qualquer imprevisto.

Aposte na tecnologia

A tecnologia tem superado as expectativas de todos os profissionais. Nesse sentido, é muito importante investir em softwares que vão contribuir para uma excelente gestão de processos em clínicas médicas.

Por meio dessa ferramenta, você poderá agilizar a rotina de seus colaboradores, otimizando a produtividade e conquistando mais pacientes devido ao atendimento rápido e eficaz .

Fazer a gestão de processos em clínicas médicas é algo que exige muita atenção e dedicação para não esquecer de nenhum detalhe. Todos os dados que esse setor é responsável são essenciais para garantir um bom desenvolvimento do consultório. Sendo assim, não deixe de aplicar nossas sugestões para tornar as atividades mais eficientes.

Curso de Gestão para Clínicas e Consultórios. Inscreva-se agora!

Para ter acesso a mais dicas valiosas, é só nos seguir nas redes sociais e acompanhar nossos conteúdos diários. Estamos no Twitter, Facebook e LinkedIn. 🙂

Posts relacionados

Inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter

Receba os melhores conteúdos do blog em seu e-mail.

Navegue por assuntos

O software médico mais completo para a sua clínica

Prontuário eletrônico, solução financeira, agenda médica, gestão, Teleconsulta, marketing e agendamento online