A prática médica possui em sua essência um lado fortemente social e humano, mas em paralelo, é necessário que médicos e outros profissionais de saúde tenham, merecidamente, o devido retorno por seu trabalho.
Para melhor atender seus pacientes, muitas vezes são necessários investimentos em treinamentos, infraestrutura e equipamentos que permitem realizar um trabalho de qualidade e prestar um serviço eficiente à sociedade.
Sendo assim, para que este profissional garanta um bom atendimento a preços justos e ao mesmo tempo tenha uma lucratividade satisfatória, é importantíssimo que saiba administrar sua clínica ou consultório de maneira eficaz.
Muitos profissionais, no entanto, não têm ideia de como uma gestão diferenciada pode impactar positivamente nestes resultados.
Veja abaixo 7 simples passos para responder essas dúvidas e aumentar a rentabilidade da clínica:
1. Elabore um plano financeiro
Uma clínica precisa ter um bom planejamento financeiro para que possa não apenas se sustentar, mas também gerar lucros que serão convertidos em investimentos para o negócio continuar crescendo.
Por isso, é fundamental que haja total controle sobre seus ganhos e despesas com um Fluxo de Caixa, evitando ao máximo gastos desnecessários ou perda de potencial receita.
Estude e entenda profundamente a estrutura de custos fixos e variáveis do seu negócio. Desta forma, você conseguirá saber dados relevantes, como por exemplo qual o seu custo por consulta e qual a margem de lucro que cada uma delas oferece.
Desta forma você poderá decidir qual o volume necessário para ter uma boa rentabilidade, bem como aqueles convênios que se mostram mais interessantes de se atender.
2. Para aumentar a rentabilidade da clínica: organização
Ninguém gosta de uma casa bagunçada e muito provavelmente seus pacientes também não gostarão de um ambiente confuso.
Assim como a higiene é essencial em um consultório médico, o silêncio e a organização também o são. Toda a preocupação em organizar a sala de espera e a recepção são essenciais para melhorar o relacionamento com o paciente.
Com esse cuidado, os pacientes tendem a retornar e indicar seu trabalho para outras pessoas, colaborando, assim, para seu crescimento.
Além disso, manter o ambiente organizado é essencial para aumentar a rentabilidade da clínica e a produtividade de toda a equipe.
3. Otimize sua agenda
Uma agenda organizada otimiza o tempo do profissional de saúde.
A gestão adequada pressupõe um sistema automático para confirmação de consultas, que gere o mínimo de custo e mantenha o dia produtivo, evitando horários ociosos por esquecimento e não comparecimento dos pacientes.
Uma boa ideia é fazer as confirmações através de SMS ou e-mail, reduzindo os gastos de telefonia.
Além disso, mantendo sua agenda organizada e otimizada, você conseguirá atender um número maior de pacientes por dia e ainda evitará que a sala de espera fique lotada, colaborando para aumentar o nível de satisfação de todos eles.
4. Conheça bem seus pacientes
A humanização do atendimento em saúde é um desafio para os profissionais modernos, uma vez que muitos precisam fazer atendimentos em maior quantidade para manter sua rentabilidade.
Este ponto é também uma das maiores reivindicações dos pacientes, que sentem-se melhor quando recebem mais tempo e atenção do profissional.
Ter acesso imediato ao prontuário de cada paciente mesmo de fora do consultório, para casos em que o paciente telefona para tirar uma dúvida ou em emergências, é um grande diferencial.
Além disso, inclua no prontuário dados extras, como preferências, hábitos e nomes de familiares, por exemplo. Isso gera uma relação de conforto e confiança os deixando mais à vontade em relação a você.
5. E relacione-se bem com eles
Sua relação com o paciente não se resume apenas ao momento da consulta. Para melhorar cada vez mais a qualidade do serviço prestado, ouça o que eles têm a dizer.
Vá em busca de feedbacks que lhe permitam identificar possíveis problemas e buscar soluções.
Crie, por exemplo, uma pesquisa de satisfação, que pode ser enviada ao paciente por e-mail ou SMS logo após o atendimento.
Lembre-se que neste caso, o ideal é que pesquisas de satisfação sejam feitas em um curto espaço de tempo após o atendimento, como no dia posterior à consulta por exemplo, pois assim o paciente estará com tudo fresco em sua memória.
Uma técnica que vem sido utilizada é a Net Promoter Score (NPS). Nessa pesquisa você pergunta para o paciente “De 0 a 10, qual a probabilidade de indicar os serviços da clínica para um amigo?“. Os resultados de 0 a 6 mostram defratores; de 7 a 8, indiferentes; e de 8 a 10, promotores.
Para calcular os resultados, você pode baixar essa PLANILHA GRÁTIS e inserir os dados da sua pesquisa de opinião. Ela fará os cálculos automaticamente e mostrará qual a sua nota de NPS.
Além disso, uma maneira de reforçar seu relacionamento com eles é enviar felicitações personalizadas de aniversário e outras datas comemorativas, demonstrando que se importa com eles e fazendo-os sempre relembrar de você.
O relacionamento com os pacientes e a fidelização deles, é essencial para aumentar a rentabilidade da clínica. Isso porque pacientes satisfeitos tendem a retornar mais vezes e indicar seu trabalho para outras pessoas.
6. Analise seus dados
Mergulhe de cabeça na análise de relatórios sobre faturamento e atendimentos passados.
Eles lhe fornecerão informações valiosas sobre sua produtividade e facilitarão a tomada de decisões.
Assim, sempre que for preciso fazer um investimento ou contratação, por exemplo, consulte estes relatórios para ter a exata noção de como isso terá impacto nas suas finanças.
Lembre-se de que a base da eficiência é manter todas as etapas do fluxo de funcionamento do consultório interligadas, de forma que você como gestor, possa analisar a situação como um todo e traçar estratégias para aumentar a rentabilidade da clínica.
7. Deixe a tecnologia trabalhar por você
Todas as tarefas acima são essenciais para entender melhor sua prática e aumentar a rentabilidade da clínica, mas podem consumir uma boa parte do seu tempo.
Felizmente uma das formas de facilitar estas tarefas e aumentar sua produtividade é utilizar um software de gestão para clínicas e consultórios que organize e automatize estas tarefas.
Além disso, estes programas lhe permitirão ter acesso a dados estratégicos e maior inteligência para definir melhores estratégias que lhe trarão um maior retorno no futuro.