Atendimento humanizado ou automatizado: qual é a melhor opção?

Atendimento humanizado ou automatizado: qual é a melhor opção?

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Para a maioria dos profissionais de saúde, conseguir unir a tecnologia e a humanização no atendimento é um processo difícil. Descubra neste artigo como oferecer um atendimento humanizado e automatizado no seu consultório.

Cada vez mais a tecnologia se faz presente no nosso dia a dia, inclusive para a área da saúde. As inovações tecnológicas permitem que a medicina evolua de forma rápida e eficiente, assim como os médicos.

Se você é um médico preocupado em se atualizar e acompanhar o mercado de saúde, já deve ter se deparado com a questão do atendimento humanizado e o atendimento automatizado nos consultórios.

Normalmente, a maioria das clínicas e consultórios médicos operam de maneira totalmente tradicional ou digitalizada. Na verdade, a maior parte dos médicos encontram um obstáculo para conciliar um atendimento modernizado e ao mesmo tempo, humanizado.

Porém, não é preciso ser radical nessa escolha: é possível oferecer um atendimento moderno e diferenciado para seus pacientes, juntando os benefícios dessas duas formas de atendimento.

Quer saber como realizar isso na prática? Continue a leitura!

Atendimento humanizado ou automatizado: um pouco mais sobre os conceitos

Com o mundo cada vez mais digital, muitas atividades estão sendo automatizadas. Seja qual for a ocupação do profissional, são dezenas de ferramentas à disposição para simplificar a rotina, garantir agilidade e autonomia a diferentes processos.

Vários setores da indústria e da prestação de serviços já se perguntam se a mão-de-obra humana está com os dias contados.

A dúvida chega até mesmo aos profissionais que trabalham com a qualidade de vida e promoção do bem estar dos pacientes, como os médicos empreendedores que administram seu próprio consultório.

Será que algum dia médicos, enfermeiros, dentistas e profissionais semelhantes serão substituídos por máquinas?

Não temos o poder de adivinhar o futuro, mas uma tendência contraditória já começa a ser vista: talvez justamente por causa do excesso de máquinas e telas, as pessoas vêm sentindo falta de um atendimento mais humanizado. É aí que os médicos percebem que dificilmente serão substituídos.

Entenda a seguir as principais diferenças entre o atendimento humanizado e o atendimento automatizado. Acompanhe!

A importância do atendimento humanizado e como implementá-lo

Humanizar o atendimento no seu consultório não se resume apenas a assumir uma postura atenciosa durante o momento da consulta, é uma prática que deve ser aplicada em todos os pontos de contato que os pacientes possuem com a sua marca.

Ao oferecer uma experiência incrível para o seu paciente, até mesmo o tratamento médico pode se tornar mais eficaz. Porém, é importante reforçar que essa experiência envolve não apenas o atendimento médico, incluindo o momento de espera na recepção, como também o momento pós-consulta.

Confira algumas dicas para começar a implementar o atendimento humanizado no seu consultório:

  • na hora de escolher os métodos e procedimentos que serão utilizados durante o tratamento, explique para o paciente como cada técnica irá funcionar, e confira se ele se sente confortável com essa forma de tratamento;
  • atenda os pacientes de maneira adequada e acolhedora;
  • respeite as particularidades de cada paciente, como a orientação sexual, crenças e valores, sem que isso interfira nas consultas;
  • dê o apoio necessário aos familiares ou acompanhantes do paciente no momento em que os procedimentos são realizados, inclusive, oriente sua equipe de colaboradores a realizar o mesmo;
  • seja comunicativo, educado e atencioso; chame o paciente pelo nome, ouça seus medos e dúvidas, além de dar a atenção necessária para perceber qual a sua realidade;
  • não adote métodos generalistas, atenda cada paciente de forma especial, exclusiva e personalizada.

Para se aprofundar mais nas técnicas de atendimento humanizado, dê uma olhada no nosso conteúdo sobre medicina integrativa e conheça a prática médica que trata cada paciente de forma integrada e humanizada.

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Principais vantagens do atendimento automatizado para clínicas

O atendimento automatizado traz inúmeras vantagens, principalmente quando falamos de redução de custos e aumento de produtividade do consultório como um todo.

Pense em atividades fundamentais do seu consultório que precisam ser realizadas todos os dias, e ainda são feitas de forma manual por você ou seus colaboradores. Um bom exemplo pode ser a confirmação de consultas.

Imagine o tempo gasto pela sua recepcionista para ligar para cada paciente que será atendido no dia, isso levando em conta que para alguns pacientes ela precisará ligar diversas vezes durante o dia, já que nem todos atendem logo na primeira chamada.

Contar com a ajuda de uma ferramenta que torna o processo de confirmação de consultas automático proporciona a sua recepcionista tempo para realizar atividades realmente produtivas, como recepcionar os pacientes da melhor forma.

A rotina em um consultório é bastante atribulada e contar com a ajuda da tecnologia é essencial, principalmente quando os pacientes millennials – pacientes que nasceram em meio a grandes inovações tecnológicas – ficam cada vez mais exigentes em relação aos profissionais de saúde.

Veja a seguir as ferramentas digitais mais utilizadas que automatizam alguma funções nas clínicas e consultórios médicos:

  • agendamento online: funcionalidade que disponibiliza uma agenda 24 horas por dia para seus pacientes, basta que eles tenham um dispositivo eletrônico conectado à internet para agendar uma consulta a qualquer hora;
  • confirmações de consulta por SMS e e-mail: disparo automático de mensagens por SMS ou e-mail lembrando os pacientes sobre a data e horário da consulta;
  • automação de e-mail: envio automático de e-mails pré-programados para seus pacientes, onde você pode compartilhar diversos conteúdos relevantes e investir na fidelização de pacientes.
  • relatórios e gráficos automáticos: uma funcionalidade que gera relatórios e gráficos automáticos sobre diversas áreas do seu consultório, como o financeiro, gestão e perfil dos pacientes;

Uma ótima forma de ter todas essas funcionalidades em uma única plataforma é através de um software médico, uma das inovações tecnológicas criadas especialmente para os médicos que administram seu próprio consultório.

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Atendimento humanizado ou automatizado: realmente é preciso escolher?

Não dá para negar que vivemos tempos em que a tecnologia impera. Ou seja, é impossível excluir a automatização das atividades e modernização do consultório.

Um atendimento satisfatório não depende apenas do quão humano é o médico: os recursos envolvidos para facilitar o dia a dia e trazer mais qualidade a prestação de serviços também são questões fundamentais.

Verdade seja dita: o dia a dia do médico é bastante corrido. Por isso, é importante ter outras formas de comunicação para gerar maior proximidade com o paciente em todos os pontos de contato durante a jornada dele no consultório.

Porém, a tecnologia nunca irá substituir a atenção e excelência que um médico proporciona aos seus pacientes. Na verdade, não é preciso escolher entre tecnologia e humanização, é possível oferecer um atendimento humanizado e automatizado para seus pacientes.

Descubra em um dos nossos casos de sucesso como a Dra. Kelly realiza um verdadeiro atendimento humanizado através da tecnologia.

“O atendimento humanizado se inicia desde a recepção, com uma atmosfera que faça o paciente se sentir acolhido. Conforme a complexidade da operação vai aumentando, mais necessidade tecnológica eu vou ter pra manter um nível de qualidade para os nossos pacientes e nossos profissionais.”

Como trabalhar as duas formas de atendimento de forma conjunta?

Se a questão é equilibrar humanização e automatização no atendimento, o mais lógico é que os dois modelos andem de mãos dadas.

A medicina é um ramo delicado. Ao escolher essa carreira, você assumiu uma responsabilidade muito importante: cuidar da saúde e promover o bem estar de seus pacientes.

Isso significa que o atendimento ao paciente exige um cuidado extra, muito maior do que se você fosse um mero comerciante que precisa fidelizar os seus clientes.

Que tal um exemplo prático? Você, no papel de consumidor, ao fazer uma compra pela internet, pode tirar uma dúvida a respeito da data de entrega pelo chat da rede social da loja. Ainda que a resposta seja automática, é possível receber uma resposta exata ao que você perguntou.

E como isso funcionaria para a sua clínica? Hoje é cada vez mais comum que os pacientes busquem por médicos que disponibilizem um canal virtual direto para contato.

No entanto, é quase impossível — e até mesmo perigoso — responder a alguma dúvida relacionada a saúde de maneira generalizada. Veja algumas sugestões de respostas automáticas adequadas, que você poderia disponibilizar na sua página do Facebook, por exemplo:

  • Marque a sua consulta para tirar dúvidas.
  • Deixe seu telefone de contato.
  • Aguarde o nosso retorno. Enquanto espera, evite a automedicação!

Perceba que é possível economizar recursos, garantir um certo nível de personalização à conversa e ainda orientar o paciente com segurança.

Portanto, o segredo para o bom atendimento humanizado ou automatizado está em equilibrar o que o digital e humano oferecem de melhor, contribuindo para que o paciente tenha uma boa experiência enquanto você facilita a sua rotina. 🙂

Automatizar as comunicações proporciona maior agilidade para a sua clínica.Acesse nosso guia prático e conheça algumas estratégias que te ajudam a promover essa automatização na sua clínica:

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