Acreditação ONA para clínicas: o que é, e qual sua importância?

Acreditação ONA para clínicas: o que é, e qual sua importância?

Yasmim Mayumi Gestão da Clínica

Leia em 5 min.

Última atualização em 06/07/2021 por Yasmim Mayumi

A acreditação ONA é um método de avaliação que busca promover a melhoria contínua dos serviços de saúde, e as clínicas que possuem esse certificado conseguem garantir a qualidade de seu serviço.

A ONA (Organização Nacional de Acreditação) tem como principal objetivo avaliar constantemente serviços de saúde para assegurar uma qualidade de excelência no atendimento aos pacientes.

Um estudo do Dr. Olímpio J. Nogueira, publicado na Fundação Getúlio Vargas, afirma que a Medicina passou por grandes transformações que trouxeram retornos importantes como a promoção da saúde da população.

“O avanço tecnológico, obtido principalmente a partir da década de 70 […] os programas de acreditação e, em alguns países, a evolução da administração dos serviços de saúde, contribuíram para alcançar essas vantagens.”

De fato, as tecnologias para médicos e programas como a acreditação ONA foram fundamentais para o avanço da área da saúde.

Neste artigo, você vai aprender tudo que precisa saber sobre a acreditação ONA para clínicas, e como obtê-la na prática. Acompanhe!

O que é a acreditação ONA?

A acreditação ONA foi criada em 1999, baseada em métodos de certificação da América Latina, Estados Unidos, Inglaterra, Espanha e Canadá.

A ONA também coordena o SBA (Sistema Brasileira de Acreditação), e você pode conferir as taxas de certificação e taxas de manutenção pela internet.

É essencial entender que a acreditação é um método que avalia serviços por meio de requisitos pré-definidos, que buscam assegurar a qualidade de uma instituição ou empresa.

A ONA é totalmente voluntária, reservada, sem caráter fiscalizatório. Ela ainda oferece um programa de educação para prestadores de serviços de saúde que querem melhorar cada vez mais.

Sua acreditação não traz exigências sobre ferramentas, processos ou técnicas, e é a única no Brasil que oferece diferentes níveis, explicados a seguir:

  • Acreditado: organização que cumpre ou supera 70% dos padrões de qualidade e segurança definidos pela ONA, e possui um certificado válido por dois anos;
  • Acreditado Pleno: cumpre ou supera 80% dos padrões de qualidade e segurança, além dos 70% dos padrões ONA de gestão integrada, seu certificado também é válido por dois anos;
  • Acreditado com Excelência: cumpre ou supera 90% dos padrões de qualidade e segurança, 80% dos padrões de gestão integrada, e 70% dos padrões ONA de Excelência em Gestão. Ou seja, a clínica precisa mostrar uma cultura organizacional de alto nível e apresentar melhorias contínuas em sua gestão. Seu certificado é válido por três anos.

Ao aprender sobre gestão em saúde, todos os termos e regulamentos da ONA ficam mais compreensíveis. Caso queira aprofundar seu conhecimento nessa área, assista ao vídeo abaixo:

Para ser um acreditado, o primeiro nível da ONA, é necessário cumprir os seguintes requisitos:

  1. Definir uma identidade organizacional e estabelecer um modelo assistencial que considere as necessidades dos pacientes;
  2. Implementar um planejamento estratégico coerente com os desejos dos clientes;
  3. Seguir as exigências dos órgãos fiscalizadores;
  4. Definir e seguir protocolos de assistência à saúde, além de criar e acompanhar comissões para apoiar a gestão; 
  5. Assegurar uma boa gestão de funcionários, de equipamentos, e de infraestrutura para o desempenho das atividades do estabelecimento. 

Um acreditado pleno, segundo nível da ONA, além de cumprir os requisitos anteriores, também precisa:

  1. Gerir recursos, colaboradores, equipamentos e medicamentos para atender emergências; 
  2. Acompanhar os riscos organizacionais, planejar ações para a melhoria contínua da empresa, e estabelecer processos estratégicos;
  3. Definir diretrizes para gestão da tecnologia de acordo com as necessidades da instituição;
  4. Acompanhar KPIs (indicadores-chave de desempenho) dos processos; além de acompanhar e revisar o planejamento estratégico considerando todos os tipos de cenário;
  5. Avaliar indicadores de planejamento estratégico para a tomada de decisão e usar dados para tomada de decisões assertivas.

Ser um acreditado com excelência é o nível mais difícil de ser alcançado, porque como o próprio nome diz, todos os requisitos anteriores devem ser cumpridos com alta eficiência, e a clínica deve mostrar melhorias contínuas em sua administração.

Quem pode conseguir a acreditação ONA?

Veja a seguir uma lista das principais prestadoras de serviços de saúde que podem ser avaliadas pelos padrões da ONA:

  • Clínicas e consultórios;
  • Hospitais;
  • Ambulatórios;
  • Laboratórios;
  • Serviços de Medicina hiperbárica, Nefrologia, entre outros;
  • Radioterapia e Medicina Nuclear;
  • Serviços odontológicos.

Independentemente do tamanho da clínica, desde que você cumpra os padrões da ONA e seus requisitos, é possível obter seu certificado.

Se você pretende entrar no processo de acreditação, fique atento aos seguintes critérios:

  1. Estar constituída legalmente há pelo menos um ano;
  2. Ter alvará de funcionamento;
  3. Possuir licença sanitária, assim como todas as licenças necessárias para exercer o serviço da clínica;
  4. Ter registro do responsável técnico, seguindo o perfil da organização.

Ainda não regularizou totalmente a sua clínica? Baixe gratuitamente nosso material e não perca mais tempo:

ebook-regularizar-sua-clinica

Quais são as vantagens da acreditação ONA para clínicas?

Por ser um processo completo de avaliação e certificação, a acreditação ONA traz diversos benefícios importantes para qualquer clínica que deseja se destacar no mercado.

Você consegue garantir mais segurança para os pacientes e os profissionais de saúde, mostra que está preocupado com a qualidade dos serviços, e melhora a gestão da sua empresa.

Todos esses aspectos contribuem na promoção da qualidade de vida dos pacientes, e até mesmo dos próprios funcionários da clínica, porque você vai estar constantemente preocupado em melhorar seus processos.

Muitas clínicas e consultórios fecham as portas devido a falta de gestão financeira e uma boa administração. Ao seguir os padrões da ONA, você não corre esse risco.

Faça nosso curso de gestão de clínicas para se especializar nessa área tão fundamental para os médicos empreendedores e administradores:

Curso de Gestão para Clínicas e Consultórios. Inscreva-se agora!

Quer conseguir sua própria acreditação? Continue a leitura!

Guia para ter a acreditação ONA

Depois de conferir se a sua clínica segue os critérios básicos citados neste artigo, você pode entrar em contato com uma Instituição Acreditadora Credenciada, responsável por conduzir a avaliação.

O nível um, o acreditado, normalmente costuma exigir na avaliação a criação de um planejamento estratégico, que deve conter todas as características que explicamos neste conteúdo.

O nível dois, o acreditado pleno, além de precisar criar um planejamento, também é necessário cumpri-lo com eficiência e assertividade.

A metodologia que costuma ser utilizada para avaliar esses critérios é a BSC (Balanced Scorecard), um modelo de gestão estratégica também conhecido em português como Indicadores Balanceados de Desempenho.

Similar a análise SWOT, a BSC é dividida em quatro perspectivas fundamentais:

  • Clientes;
  • Processos internos;
  • Finanças;
  • Crescimento (aprendizado e desenvolvimento de pessoas).

Ao criar seu planejamento com base na BSC, até mesmo na análise SWOT, fica mais fácil atingir os requisitos da acreditação ONA para clínicas. 

Todo profissional de saúde busca a excelência em seus estudos e atendimentos, e métodos de avaliação são fundamentais para incentivar esse comportamento na Medicina.

Ao contar com as ferramentas certas, que o auxiliam na gestão do seu consultório, você consegue obter uma excelente gestão médica, e ter mais tempo para dedicar aos seus pacientes.

Para começar sua jornada em uma gestão de sucesso, leia este artigo sobre softwares médicos e veja como um sistema de qualidade faz toda a diferença na sua rotina.

Gostou do conteúdo? Inscreva-se na nossa newsletter e compartilhe sua opinião aqui embaixo nos comentários!

Cadastre-se na Newsletter do iClinic

Sobre o autor

Yasmim Mayumi

Especialista em Marketing de Conteúdo e produtora de conteúdo na iClinic. Graduanda em Letras - Licenciatura em Inglês e Português na Barão de Mauá em Ribeirão Preto.