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A importância da satisfação do paciente para a sua clínica

A importância da satisfação do paciente para a sua clínica
Leia em 6 min.

A satisfação do paciente deve ser um dos principais focos na clínica ou consultório. Um paciente satisfeito se torna uma vantagem competitiva e ajuda na divulgação do seu trabalho.

Clique no player e escute o áudio do artigo:

No ano de 2020, o Brasil atingiu a marca de 500 mil médicos segundo a Demografia Médica realizada pela USP e CFM. Segundo o estudo:

“O número de médicos no país cresceu, nos últimos anos, na mesma proporção em que se impuseram novos desafios para a profissão médica.”

Nesse sentido, é fundamental elaborar estratégias e tornar a satisfação do paciente uma meta essencial para que sua clínica se destaque da concorrência e atinja um grande sucesso.

Neste artigo, você entenderá por que é importante se preocupar com a satisfação do paciente e conhecerá 5 maneiras de aumentá-la na sua clínica. 

Acompanhe!

Por que se preocupar com a satisfação do paciente em sua clínica?

A concorrência no mercado médico fica cada dia maior. 

Nesse cenário, os médicos que mais se destacam são aqueles que se preocupam com uma das métricas mais importantes na clínica: a satisfação do paciente.

Segundo um artigo da Revista de Administração Contemporânea:

“Estudos reportam que a maior parte dos clientes insatisfeitos simplesmente omite esse fato à empresa. A maioria, entretanto, troca de forma silenciosa de fornecedor e/ou realiza comunicação boca a boca negativa.”

Por isso, traçar estratégias para aumentar a satisfação do paciente é fundamental para qualquer negócio que deseja fidelização e aumento do marketing boca a boca.

Em nosso eBook gratuito, você encontra dicas valiosas sobre a fidelização de pacientes:

Confira agora mais motivos para se preocupar com a satisfação do paciente em sua clínica!

1. Mais fidelização e indicações

Quando um paciente procura por serviços médicos, além do tratamento, ele também busca um local onde se sinta acolhido, que coloque suas necessidades e bem-estar em primeiro lugar.

A Dra. Lizanka Marinheiro sabe da importância desse acolhimento para seus pacientes:

“Hoje as pessoas buscam os médicos muito mais para serem ouvidas, do que necessariamente para tratar patologias mais raras, então você vê que a saúde é algo mais simples do que parece, principalmente se investirmos forte na prevenção.”

Ao encontrar o tratamento diferenciado que procura, o paciente fica mais feliz, satisfeito com o serviço, o que aumenta as chances de fidelização.

Além do mais, ele provavelmente irá contar para seus amigos e família o quanto foi bem atendido em sua clínica, o que é muito positivo para seu marketing boca a boca.

Quando você oferece essa experiência positiva para o paciente, atrai mais pessoas para sua clínica e os outros benefícios disso são ter uma agenda sempre cheia e aumentar o seu faturamento.

2. A confiança resulta na redução de faltas

A satisfação do paciente também auxilia na redução de faltas já que, ao estabelecer uma boa relação com o profissional de saúde, a confiança aumenta e a taxa de absenteísmo diminui.

Assim, você consegue reduzir problemas como a desmarcação de consultas em cima da hora e faltas sem qualquer aviso prévio.

3. Você constrói boas relações com os pacientes

Ao mostrar que se preocupa com a satisfação do paciente, você estará construindo uma relação de amizade com ele.

Essa relação é importante, pois ele pode compartilhá-la com as pessoas, além de te acompanhar em outros canais, como nas redes sociais

A proximidade com seu paciente aumenta a chance de retorno à clínica e permite que você cuide dele mesmo de forma indireta

Ao acompanhar seu Instagram, por exemplo, o paciente recebe dicas valiosas sobre como cuidar da saúde. 

Obter essa ajuda de uma fonte confiável faz uma diferença na vida dele e de outras pessoas, não acha? 🙂

5 formas de aumentar a satisfação do paciente em sua clínica

Conforme vimos ao longo do conteúdo, aumentar a satisfação do paciente traz diversos benefícios à clínica. 

Agora, você irá conferir 5 dicas práticas para alcançar esse objetivo e começar agora mesmo a elaborar sua própria estratégia.

1. Cuide da jornada do paciente

Todo paciente traça uma jornada que começa antes mesmo do atendimento e se estende até o pós-consulta.

Saiba mais sobre esse conceito em nosso vídeo:

Cuidar da jornada do paciente é investir em melhorias para todas as etapas dela.

Na pré-consulta, que é a etapa em que o paciente está realizando a busca pelo profissional de saúde, você pode oferecer um agendamento online em sites como o AgendarConsulta ou em seu site médico.

Isso ajuda os pacientes a te encontrarem e facilita a marcação de consultas, já que elas poderão ser feitas sem contato com a recepção.

Para melhorar a etapa que corresponde ao momento da consulta, você pode oferecer uma recepção acolhedora, confortável, além de focar os esforços em evitar atrasos. 

Já na pós-consulta, você pode manter um relacionamento com seu paciente por meio do e-mail marketing e enviar conteúdos educativos, informacionais ou orientações.

Ao estabelecer melhorias para a jornada do paciente, você consegue otimizar toda a experiência do paciente em sua clínica e gerar nele um grande encantamento

2. Ofereça os melhores recursos tecnológicos

Estabelecer melhorias para a experiência e satisfação dos pacientes também envolve oferecer os melhores recursos tecnológicos.

Com o avanço da tecnologia na saúde e o surgimento do paciente pós-digital, contar com as ferramentas certas para facilitar sua gestão e a vida do paciente é fundamental.

Por exemplo, um dos principais problemas organizacionais que refletem diretamente na satisfação do paciente é o armazenamento de dados.

Como em muitas clínicas os prontuários ainda são de papel, há uma demora no atendimento e o desencontro de informações, o que resulta em um grande risco para a segurança dos dados.

Esse cenário é comum porque ao armazenar arquivos com os dados dos pacientes em uma sala, qualquer um pode ter acesso a eles. 

Esse problema organizacional aumenta a chance de vazamento de dados, adulteração nos prontuários e perda das informações, caso haja um alagamento ou outro acidente.

Ao contar com um software médico na nuvem, você tem a chance de armazenar seus dados em segurança e deixar tudo centralizado em um só local: prontuários, cadastros, agenda e controle de estoque.

Quando você otimiza o sistema administrativo da sua clínica, você se dedica mais aos pacientes e oferece um tratamento mais diferenciado para cada um deles.

Além disso, você passa uma impressão positiva por ter inovações tecnológicas e investir em melhorias para os pacientes e colaboradores.

Baixe nossa checklist gratuita e descubra agora mesmo se sua clínica precisa de um sistema na nuvem:

3. Treine sua equipe

Oferecer um bom atendimento e aumentar a satisfação dos pacientes também depende de outros colaboradores, como recepcionistas e secretárias.

Investir em treinamentos para sua equipe é fundamental para que todos possam estar atualizados no mercado, e aptos para levar ao paciente sempre a melhor experiência

4. Leve seus atendimentos para além da clínica

Como você mantém contato com seus pacientes no pós-consulta?

Muitos profissionais de saúde não costumam manter esse contato, seja por falta de tempo ou de hábito. 

Ao utilizar ferramentas como o e-mail marketing, você consegue levar seus atendimentos para além da clínica e estabelecer um ótimo contato no pós-consulta com seus pacientes.

Com o e-mail marketing, você envia diversas comunicações para sua base de clientes, que podem ser de e-mails de aniversário, orientações pré e pós-procedimentos, lembretes de retorno e muito mais.

A grande vantagem é que as comunicações são automatizadas, personalizadas e podem ser enviadas em poucos cliques por um software médico que ofereça esse serviço.

Saiba mais sobre como usar o e-mail marketing na clínica com nosso eBook gratuito:

5. Realize pesquisas de satisfação

Como saber se seu paciente está ou não satisfeito, se você não perguntar a ele?

Conforme a pesquisa da Revista de Administração Contemporânea citada neste conteúdo, muitos clientes não dizem se estão insatisfeitos com o atendimento. 

Por isso, uma forma de quebrar esse gelo e entender melhor qual é a experiência das pessoas em sua clínica, é perguntar. 

Ao final do atendimento, você pode enviar um e-mail com um formulário do Google que contenha uma pergunta simples:

“De 0 a 10, o quanto você recomendaria nosso serviço a um amigo?”.

Você também pode deixar uma caixa de texto para comentários, e acredite, esses feedbacks são muito úteis para traçar melhorias e novas estratégias.

Ao longo deste artigo, você pôde entender a importância da satisfação do paciente para sua clínica, e conferiu dicas valiosas que podem te ajudar a aumentá-la.

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Espero que este conteúdo tenha te ajudado!

Antes de ir, compartilhe com a gente nos comentários como você realiza a fidelização de seus pacientes. Vamos adorar saber. 😉

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