Administração e Gestão

As 7 melhores táticas para reduzir faltas de pacientes no seu consultório

Nenhum médico quer desperdiçar os horários em sua agenda com pacientes que faltam a consulta.

Isso provoca desconforto, atrapalha a rotina da clínica e, claro, ainda reduz o faturamento.

Mas existem algumas dicas que você pode seguir no seu consultório para reduzir faltas de pacientes e garantir uma agenda cheia:

7. Lembretes via SMS

Muitas razões levam o paciente a faltar a consulta, mas às vezes é por puro esquecimento.

O paciente também tem uma vida atribulada, tem que resolver diversos problemas entre o trabalho e a família e, por mais importante que a consulta seja para o seu bem-estar, o dia e o horário marcado podem acabar passando despercebidos.

Cabe a você — ou à sua secretária — a função de lembrá-lo.

Classicamente, esse trabalho vem sido feito com a secretária ligando para cada paciente e confirmando a consulta. Mas existem alternativas mais modernas que garantem um retorno mais confiável e custam menos tempo e dinheiro a sua clínica.

Os lembretes via SMS são** uma das melhores opções.**

Além de automatizados e de baixo custo, eles alcançam qualquer paciente a qualquer momento do dia sem perturbar a rotina ou tirá-lo de alguma tarefa importante.

A mensagem é simples: lembra o paciente do compromisso e permite que ele confirme ou cancele sua presença.

Lembretes assim conseguem reduzir em até 30% as faltas de pacientes. Veja como..

6. Lembretes via e-mail

Se você pode confiar no acesso de seus pacientes a internet, os lembretes via e-mail reduzem ainda mais os gastos com telecomunicação.

A ideia é a mesma do SMS, você lembra o paciente do atendimento e dá a ele a oportunidade de confirmar ou cancelar a consulta.

5. Gestão de pacientes

Com um bom software de gestão, todas as atividades da clínica ficam integradas.

A agenda já é diretamente conectada ao serviço de lembretes e ao faturamento, por exemplo, facilitando o acesso a qualquer informação da clínica.

Dessa forma, fica fácil conferir quem confirmou ou não a consulta ou quem deseja remarcar o atendimento. Sendo possível, então, decidir quem necessita de uma ligação de sua secretária e quem já conseguiu resolver todo o problema com o sistema automatizado.

4. Recepcionista bem treinada

Mesmo com o uso de toda a tecnologia é preciso que a secretária esteja bem treinada e atenta.

É necessário que ela confira se algum paciente agendado ainda não confirmou a consulta e, então, recorra ao velho telefone para cumprir essa tarefa.

Caso algum paciente avise que não irá comparecer, ela já poderá adiantar a consulta de outro paciente que tinha mais urgência e manter a agenda cheia.

3. Antecedência

Se a confirmação de consultas só é feita no final do dia anterior ao atendimento, não dá tempo para que outros paciente sejam notificados e ocupem os horários vagos.

Por isso, é importante escolher bem o momento de entrar em contato com os pacientes.

O ideal é cerca de 24 horas antes da consulta, já que assim o paciente já terá certeza se poderá ou não ir a consulta e caso a consulta seja desmarcada, outro paciente pode se interessar pela janela na agenda.

2. Canais de comunicação abertos

Caso o paciente confirme sua consulta, esclareça quais as formas de contato com o consultório e onde ele pode encontrar mais dados sobre o local, os pontos de ônibus ou até mesmo, as vagas de estacionamento próximas.

Caso o paciente desmarque o atendimento, é essencial oferecer imediatamente a ele a opção de remarcar a consulta para o data mais próxima.

1. Compromisso

Se o médico tem o hábito de atrasar os horários de atendimento ou desmarcá-los em cima da hora, sem justificativa, os pacientes podem se sentir nesse direito também.

Para combater isso é recomendado estimular uma cultura de compromisso na clínica. Ao marcar uma consulta, o paciente se compromete a estar lá no horário e você se compromete a atendê-lo nesse horário.

Deixe claro para seu paciente que você valoriza aquele momento e não está lá para desperdiçar tempo, nem o seu nem o dele.

Microbook Grátis: Conheça 3 técnicas simples para aumentar o número de pacientes na clínica. Clique aqui!

Veja também:

Casos de Sucesso ... Jun 08, 2017

Caso de Sucesso iClinic: Fisioterapeuta Rafael Bugnotto

Conteúdo Vip ... Dec 20, 2016

Todos os materiais educativos iClinic

Para Secretárias ... May 19, 2016

5 coisas que toda recepcionista de consultório precisa saber

Veja também:

Casos de Sucesso ... Jun 08, 2017

Caso de Sucesso iClinic: Fisioterapeuta Rafael Bugnotto

Conteúdo Vip ... Dec 20, 2016

Todos os materiais educativos iClinic

Para Secretárias ... May 19, 2016

5 coisas que toda recepcionista de consultório precisa saber

comments powered by Disqus