dia da secretária

A importância da Secretária para um consultório médico

Já tornou-se um clichê dizer que a secretária, assim como a recepção, é o “cartão de visitas” de qualquer consultório médico.

Apesar de um clichê, tal ditado nos mostra o tamanho da* importância e responsabilidade das secretárias e recepcionistas no atendimento das clínicas.*

A secretária desempenha funções essenciais para o funcionamento do consultório, do agendamento de pacientes até acompanhamento aos procedimentos de alguns pacientes dentro da clínica.

Elencamos algumas das principais funções deste profissional e sua importância para o perfeito funcionamento de clínicas e consultórios médicos.

Assistência ao profissional de saúde

secretaria_cartao

Uma clínica ou consultório médico é um sistema e, como qualquer sistema, possui processos.

O paciente busca, em essência, melhorar sua saúde – seja qual for sua dor – e é este sistema que o proporciona esta melhoria.

Dentro da clínica ou do consultório, o médico possui o papel fundamental de tratar tecnicamente as dores de seus pacientes. No entanto, existem atividades que, por questões de tempo e logística destes processos, o médico não consegue desempenhar.

Por estas razões, as recepcionistas auxiliam o trabalho do médico, acompanhando os pacientes dentro do consultório.

Um exemplo é uma clínica de oftalmologia. Em exames de vista, por exemplo, é necessário que o paciente tenha as pupilas dilatadas antes de entrar na sala do médico.

Como existem vários pacientes esperando pela consulta, é comum que a própria recepcionista faça a aplicação do colírio nos olhos dos pacientes na sala de espera.

Atendimento ao paciente

São elas que prestam o primeiro atendimento ao paciente.

A importância da secretária é então fundamental, pois a forma com que ela recebe na clínica este paciente pode – e irá – causar alterações no humor do mesmo.

A secretária simpática, atenciosa e calma transparece ao paciente estes aspectos positivos, acalmado-o para a sua consulta, colaborando para um serviço de excelência e para o seu bem estar.

O médico é incapaz de receber todos os seus pacientes e ainda atendê-los.

Neste aspecto, o papel da recepcionista é crucial para que o consultório funcione.

Organização da agenda

Muitas vezes, ela sabe mais do que o próprio médico dos seus compromissos.

secretaria_no_telefone

A organização da agenda do consultório é uma das tarefas que mais exige das recepcionistas. O consultório deve manter sua agenda cheia para ter mais eficiência e somente através de um bom trabalho destes profissionais isto se torna possível.

E ela que deve lidar com os pacientes que faltam às suas consultas e reagendá-los, com os pacientes estressados por não conseguir um horário que lhe convém e os tantos outros, com pacientes que atrasam e outros tantos outros problemas que afetam diretamente o resultado do consultório.

Por mais que hoje existam sistemas de agendamento e lembretes SMS das consultas para auxiliar seu trabalho, são as secretárias que controlam o fluxo de pacientes da clínica diariamente.

Estes são apenas 3 dos principais aspectos que mostram a importância das secretárias e recepcionistas no dia a dia de um consultório médico.

Sem dúvida, sem estes profissionais as clínicas não funcionariam.

## Cadastre-se e receba gratuitamente dicas exclusivas de Gestão para sua clínica:  

Veja também:

Casos de Sucesso ... Mar 28, 2017

Caso de Sucesso iClinic: Dr. Celso Bregalda Neves

materiais educativos ... Dec 20, 2016

Todos os materiais educativos iClinic

Para Secretárias ... May 19, 2016

5 coisas que toda recepcionista de consultório precisa saber

Veja também:

Casos de Sucesso ... Mar 28, 2017

Caso de Sucesso iClinic: Dr. Celso Bregalda Neves

materiais educativos ... Dec 20, 2016

Todos os materiais educativos iClinic

Para Secretárias ... May 19, 2016

5 coisas que toda recepcionista de consultório precisa saber

comments powered by Disqus