aumento de produtividade

Gestão de pessoas em clínicas e consultórios

Os desafios de gerir uma clínica ou consultório no dia a dia são muitos.

Por isso, o mais importante para é dispor de* profissionais competentes, seguros de suas habilidades e, principalmente, motivados* a promover saúde.

Para que isso seja alcançado, clínicas e consultórios precisam ir a fundo na preparação e treinamento dos seus profissionais.

Entender os desafios de cada profissão, saber como se comunicar e motivar a equipe são pilares dessa jornada do médico empreendedor.

Por isso, separamos algumas informações importantes para ajudar você a gerir os funcionários de sua clínica. Confira:

O que é gestão de pessoas?

A Gestão de Pessoas é responsável por administrar e gerir o capital humano.

Essa área da gestão é responsável por contratações, criação de uma cultura organizacional, definição de processos internos enfim, todos os mecanismos que fazem o seu consultório funcionar de verdade.

Afinal, se não fossem você e seus colaboradores, nada aconteceria dentro da clínica.

Fazer a Gestão de Pessoas em clínicas e consultórios é uma forma de garantir que seus colaboradores estejam ocupando os cargo certos, realizando todas as tarefas, motivados, e, claro, atendendo bem seus pacientes.

Sem a Gestão de Pessoas, os processos podem ficar desorganizados e os resultados do seu consultório prejudicados.

Como fazer a gestão de pessoas em clínicas e consultórios?

A interação humana possui muitos aspectos que parecem invisíveis numa primeira observação.

Porém, quando se começa a *reconhecer os diferentes tipos de personalidades de cada profissional *é que se entende por que algumas pessoas trabalham de maneiras e ritmos completamente diferentes de outras.

Compreender os tipos de personalidade dos seus colaboradores possibilitará:

  1. Antecipar possíveis problemas;
  2. Atribuir tarefas específicas ao profissional baseando-se em perfil e temperamento;
  3. Saber o momento exato em que determinado profissional precisa ser motivado;
  4. Criar um ambiente de trabalho produtivo.

Claro, tudo isso é essencial para melhorar ainda mais a qualidade do atendimento prestado aos pacientes e aumentar a produtividade da sua clínica.

Treinamentos e motivação da equipe

Adquirir alguns conhecimentos em psicologia é de grande ajuda na construção de um ambiente em que os profissionais estão motivados.

Você pode aumentar a motivação da sua equipe de várias maneiras.

Seja investindo em um treinamento específico para um colaborador, oferecer incentivos baseados em desempenho, e até mesmo alguns dias de folga de acordo com a performance do colaborador.

Uma técnica que pode te ajudar nessa motivação é o Endomarketing.

O endomarketing é uma espécie de marketing feito de dentro para fora, ou seja, você desenvolve estratégias voltadas para entender os interesses dos funcionários e adotar ações para que eles se sintam motivados com as funções que desempenham.

Investir em treinamentos e cursos é uma ótima forma de recompensar seus colaboradores.

Além de dar a oportunidade para que conheçam uma nova área ou então se especializarem na tarefa que já desempenham, dessa maneira você melhora a qualidade técnica da sua equipe.

Afinal, o desenvolvimento e retenção de talentos é um capital muito importante dentro de qualquer empresa.

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O papel do gestor de pessoas

Fazer a gestão de pessoas em clínicas é parecido com jogar xadrez, embora com uma diferença marcante: administrar pessoas não tem a ver com dominá-las, mas saber como elas se comportam para poder, de alguma maneira, prever os seus comportamentos e aproveitar o máximo de suas capacidades.

Em outras palavras, conhecer a fundo as pessoas com que se trabalha é o passo mais importante para poder geri-las.

Invista em um clima organizacional agradável e recompensador.

Quando* você se preocupa genuinamente com a qualidade de vida e o bem-estar dos seus funcionários*, isso se reflete na otimização dos processos, e na qualidade das atividades.

A área da saúde é muito estressante e exige muito dos profissionais, seja com a complexidade das tarefas ou com a carga emocional dos pacientes, por isso tem um bom ambiente na clínica é muito importante para gerir bem seus funcionários.

A construção de um* time ideal envolve a mistura de perfis diferentes de profissionais no mesmo grupo*, já que cada um trará suas forças particulares para agregar ao quadro geral.

Com a atribuição da tarefa correta ao profissional correto, todos  trabalharão com mais satisfação e isso consequentemente se traduzirá também na satisfação dos pacientes, que é, afinal de contas, o objetivo final.

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