tecnologia na saúde

5 funcionalidades essenciais em um software de fisioterapia

Fisioterapeuta, utilizar um sistema médico para alinhar sua rotina a melhor experiência de administração de seus horários e procedimentos é uma decisão bastante certeira, mas que requer cuidado na hora de contratar um software.

Algumas funcionalidades são essenciais para seu trabalho. Vamos listar 5 delas que com certeza um software de fisioterapia não pode deixar de oferecer:

1. Prontuário personalizável

O primeiro lugar vai para a funcionalidade que faz toda a diferença no acompanhamento do histórico médico de seus pacientes.

software de fisioterapia

Para começar, o seu prontuário eletrônico precisa oferecer a possibilidade de anexar arquivos, assim você consegue acompanhar a evolução de seus pacientes através de fotos, vídeos ou planilhas, por exemplo.

Imagine que ao aplicar questionários em alguma fase do tratamento do seu paciente você consiga fazer isso online diretamente do seu celular. É só configurar uma vez todas as perguntas e a partir daí preencher e salvar no histórico de cada um dos seus atendimentos.  

Considere ainda os atendimentos a domicílio, neste caso, o sistema precisa tornar sua rotina mais simples e prática.  Você vai diminuir ao máximo o uso de papéis para levar com você ao adotar um prontuário eletrônico online,  basta usar seu celular, tablet ou notebook com acesso à internet.

Outras funcionalidades que não podem faltar são: configuração de avaliação física, utilizar prescrições que você mais utiliza de um jeito mais rápido, personalizar procedimentos habituais, cronômetro da duração do atendimento e emissão de atestados.

2. Agenda médica

A mobilidade que sua profissão requer pede uma agenda médica flexível. Organizar seus compromissos através de uma agenda que possua recursos como lista de espera, status de agendamento e ser acessível de seu celular é crucial. Saiba por que:

Lista de espera

Com uma lista de espera, o encaixe de outro paciente e o aproveitamento de horário fica mais ágil e fácil de ser visualizado. Se houver cancelamentos você evita horários vagos.

Status de agendamento

A visualização de sua agenda deve te dar o máximo de informações:  se o paciente está atrasado, se a consulta foi confirmada ou cancelada ou se ele não compareceu. Tudo isso automatizado pelo sistema médico.

3. Confirmação de consulta

Pesquise se o sistema que você vai contratar possui esse recurso de confirmação de consultas integrado à agenda. Só assim os status acima serão confiáveis.

Nesses sistemas você personaliza um lembrete via SMS para que o paciente confirme ou não a sessão de fisioterapia. Assim você consegue trabalhar com aproveitamento de tempo e também não sai de casa atoa :)

4. Relatórios financeiros

Para ser o mais funcional possível, nada melhor do que ter em um lugar só a integração de seus atendimentos com a receita que eles estão gerando, não é?

Pensando nisso, escolha um software que você consiga inserir os valores rapidamente online durante o seu atendimento, de acordo com cada procedimento que você cadastrou no sistema.

E não se esqueça que para oferecer uma gestão financeira também precisa ser possível registrar as despesas! Muito importante para se ter um sistema realmente completo que contabilize, por exemplo,  os custos que você teve no mês com equipamentos.

Da mesma forma, o software deve oferecer a emissão de relatórios por períodos, por categorias e procedimentos que você quiser. Assim você consegue decidir melhor a precificação de seus serviços.

5. Fluxo de caixa

E se o sistema oferece controle financeiro, é primordial que ele tenha fluxo de caixa!

Afinal é com o fluxo de caixa que você vai analisar os pagamentos e recebimentos de cada mês. Além de manter as contas organizadas, você pode prever se o seu caixa pode ficar negativo ou sobrar dinheiro no final do mês!

Se a avaliação que você fez de um sistema chegou neste ponto que estamos, então ele pode estar apto para atender as suas principais necessidades em relação a um software para fisioterapeutas.

Pesquise as opções disponíveis e leve em conta qualidade, segurança e disponibilidade da equipe de suporte ao usuário. Essas não são funcionalidades, mas servem de parâmetro básico para garantir uma experiência positiva com o uso de um sistema médico online.

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