Sistema médico: 5 vantagens no registro de prontuário e gestão

Por que ter um sistema médico para registro de prontuários e gestão no seu consultório?

Principais tópicos

Um sistema médico é a plataforma ideal para os profissionais que desejam organização e agilidade no registro de prontuário e na gestão da clínica.

Está sem tempo para ler o artigo? Escute o áudio clicando no player:

Processos são essenciais para obter uma gestão de qualidade na sua clínica, porém, realizar essas atividades repetitivas de forma manual diminuem sua produtividade e, consequentemente, os lucros do seu negócio.

Para administrar uma clínica, não basta apenas atender pacientes e oferecer um serviço médico de excelência. Também é preciso confirmar as consultas, realizar agendamentos, garantir a segurança dos prontuários, entre outros.

Mesmo contando com a ajuda de um profissional na recepção, por exemplo, esses processos podem ser muito mais efetivos quando feitos de uma maneira inteligente

De acordo com o estudo realizado em um consultório de Fortaleza pela SEGeT (Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia), um sistema de gestão de clínicas pode propiciar uma otimização dos lucros do consultório e fidelizar ainda mais pacientes.

“Os usuários esperam que os médicos lhes dêem informações detalhadas, indicando as opções de tratamento, suas vantagens e desvantagens […] nem sempre isso ocorre, o que causa insatisfação no que diz respeito ao atendimento nos consultórios.”

Neste artigo, mostraremos os principais motivos de ter um sistema médico para gestão e registro médico na sua clínica. Continue a leitura e descubra!

[crp]

Por que ter um sistema médico para registro de prontuários e gestão?

Com a ajuda de um bom sistema médico, processos como agendamento e confirmação de consultas podem ser feitos de uma forma muito mais prática e produtiva

No nosso vídeo sobre gestão em saúde, enfatizamos a importância da gestão da informação.

Centralizar todos os dados da clínica em um único local permite uma maior organização, assim como um prontuário mais completo facilita em um diagnóstico preciso.

Confira a seguir outros diferenciais que um software médico pode proporcionar. 

1. Sistema como Serviço (SaaS)

O sistema SaaS — da sigla em inglês para Software como Serviço — oferece o melhor modelo de software para gestão e registro médico.

Esse sistema implica que a empresa que fornece o software seja a responsável por lidar com servidores, conectividade, criptografia, segurança de dados, backups e todas essas questões tecnológicas.

O médico que contrata os serviços paga um valor pré determinado e acessa todas as informações de sua conta online, não tendo que se preocupar com a atualização ou com a manutenção e atualização do sistema.

Isso porque, assim como a Netflix, sua conta fica em uma plataforma digital que é atualizada automaticamente e apresenta inovações constantes, sem a necessidade de pagar por um outro pacote, como acontece com os softwares instalados. 

Além disso, um bom software fornece permite que você customize prontuários, seções, mensagens e entre outros, de acordo com sua rotina e especialidade.

2. Armazenamento em nuvem

O armazenamento em nuvem, também conhecido como armazenamento online, significa nunca mais ter que se preocupar com a segurança dos registros médicos e com backups em seu computador.

Todos os dados são enviados para os servidores do software, sem qualquer armazenamento físico dentro da clínica.

Assim, mesmo em caso de roubos, incêndios, inundações ou qualquer outro acidente, os dados dos pacientes se mantêm à salvo, já que nesse sistema médico basta se conectar à internet para que você acesse os prontuários eletrônicos.

Além dos prontuários, o software ainda pode armazenar na nuvem a agenda e todos os outros dados referentes à clínica, aumentando ao mesmo tempo a acessibilidade e a segurança dessas informações.

O iClinic, por exemplo, utiliza a AWS, a plataforma em nuvem mais utilizada do mundo, usada também pela NASA e Casa Branca, para armazenar os dados médicos de seus usuários.

Confira como a iClinic fornece uma segurança de excelência com este conteúdo vip gratuito:

Conteúdo VIP: Segurança de dados no iClinic

3. Mobilidade para o profissional de saúde

Com todo o banco de dados da clínica armazenado online, qualquer documento pode ser acessado de qualquer lugar através de um aparelho eletrônico que se conecte com a internet, como computadores, tablets ou smartphones.

Isso significa que qualquer emergência durante o final de semana, ou durante uma viagem para algum congresso, por exemplo, pode ser resolvida rapidamente.

É só se conectar ao sistema médico, acessar o registro do paciente para poder emitir qualquer relatório, renovar uma receita com a prescrição eletrônica ou ainda oferecer informações clínicas relevantes para outro profissional de saúde.

Dessa forma, você pode salvar a vida de um paciente mesmo à distância, ajudando a informar alergias, dados médicos fundamentais para um bom tratamento, e entre outros.

Também é possível conferir relatórios financeiros ou a agenda de qualquer lugar, facilitando o próprio planejamento pessoal. Assim, você não precisa ir até sua clínica para organizar sua rotina. 

4. Atendimento e suporte de qualidade

Na hora de escolher um sistema médico, é essencial conferir se a empresa possui uma equipe de suporte excelente, disposta a te atender rapidamente para responder suas dúvidas ou até mesmo solucionar algum problema. 

No caso do iClinic, por exemplo, é possível contatar diretamente nossos especialistas dentro do próprio sistema, por meio de um chat, o que agiliza a solução da sua dúvida ou problema.

Qualquer dificuldade que você ou sua equipe tenham com o sistema, basta conversar em tempo real com a equipe de suporte. Ou ainda, se necessário, através de uma Central de Suporte com artigos e vídeos sempre à disposição do usuário.

Além da garantia de um bom suporte, verifique se há transparência na empresa como um todo, como a área responsável por desenvolver as funcionalidades do produto, por exemplo. 

5. Desenvolvimento centrado no médico 

Apesar das diferentes especialidades, todos os profissionais da saúde tem um objetivo em comum: cuidar dos pacientes

Por isso, todo o sistema médico de gestão e registro deve atender as suas principais necessidades, com funcionalidades desenvolvidas especialmente para sua área ou até mesmo um prontuário eletrônico personalizado.

Oferecendo soluções práticas para o dia a dia na sua clínica, toda a gestão e registros ficam mais organizados, o que impacta diretamente no atendimento prestado aos seus pacientes.

Com um sistema que fornece relatórios e gráficos automáticos, por exemplo, é possível fazer uma análise mais precisa em menos tempo. Além disso, com um prontuário eletrônico personalizável, você possui mais tempo para focar no paciente e oferecer um atendimento personalizado.

Quer colocar todos esses benefícios em prática? Teste gratuitamente o sistema médico iClinic agora mesmo, e veja como um sistema eficiente auxilia no seu dia a dia.

Experimente gratuitamente: Comece agora a testar o iClinic. Clique aqui!

Gostou do conteúdo? Conte pra gente o que achou das vantagens que um sistema médico pode trazer, e não se esqueça de compartilhar o conteúdo com seus amigos!

Posts relacionados

Inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter

Receba os melhores conteúdos do blog em seu e-mail.

Navegue por assuntos

O software médico mais completo para a sua clínica

Prontuário eletrônico, solução financeira, agenda médica, gestão, Teleconsulta, marketing e agendamento online