Teleconsulta iClinic na oftalmologia: 5 principais diferenciais

Teleconsulta iClinic na oftalmologia: 5 principais diferenciais

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A Teleconsulta iClinic torna seus atendimentos mais acessíveis, reduz custos, e oferece mais segurança para você e seus pacientes.

Para escutar o áudio do artigo, clique no player abaixo:

A visão é um dos principais sentidos de uma pessoa, e é necessário um atendimento de excelência no tratamento de qualquer enfermidade do sistema visual.

Por isso, os oftalmologistas são especialistas requisitados com frequência na saúde. Porém, nem todos os pacientes têm acesso a um bom atendimento com facilidade.

Uma notícia de 2014 divulgada na CBO (Conselho Brasileiro de Oftalmologia) afirmou que 50% dos oftalmologistas do Brasil estavam presentes em apenas 14 municípios.

A demografia médica de 2018 do CFM também enfatiza a desigualdade na distribuição de médicos pelo território nacional.

“Enquanto em todo o país existem 2,18 médicos por mil habitantes, há capitais com mais de 12 médicos por mil habitantes […] e regiões do interior do Nordeste com valores inferiores a um médico por mil habitantes.”

A Telemedicina não é apenas uma evolução natural do mercado médico, como também é uma importante solução, minimizando a distância física entre oftalmologistas e pacientes.

Veja neste artigo como a Teleconsulta iClinic pode fazer toda a diferença para seus atendimentos oftalmológicos.

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Teleconsulta na oftalmologia: como ela soluciona os principais problemas da saúde?

Quanto tempo do seu trabalho é dedicado para interpretação e solicitações de exames? E para organização de documentos ou solução de dúvidas de pacientes?

Os oftalmologistas costumam realizar vários exames em um único dia, o que gera um alto gasto com impressões, além do espaço físico necessário para o armazenamento de todas as fichas. 

Com a Telemedicina, você pode realizar todos esses processos de forma digital, por meio de um software médico com armazenamento na nuvem.

Ao invés de responder várias mensagens ou atender ligações, você pode realizar a Teleconsulta, que é mais prática para os pacientes, e possui mais respaldo jurídico para sua imagem profissional.

O armazenamento na nuvem permite que todas as Teleconsultas sejam gravadas, e seus documentos, como o prontuário eletrônico, receitas, e exames, fiquem salvos no sistema sem ocupar nenhum espaço físico ou memória do seu dispositivo.

Assim, você atende seus pacientes com segurança, reduz custos de papel, telefonia, e tem a oportunidade de utilizar o espaço da sua clínica para uma atividade mais útil.

Veja no vídeo abaixo como a Dra. Carolina Melo, uma dermatologista que imaginou que a Telemedicina não funcionaria para sua especialidade, conseguiu fidelizar ainda mais seus pacientes com a Teleconsulta iClinic.

Em seu estudo sobre a Telemedicina, o CBO enfatizou como essa inovação traz vantagens e soluções na assistência médico-oftalmológica:

  • Possibilidade de evitar longas viagens de médicos e pacientes;
  • Segurança para o paciente que pode se consultar com um médico de qualquer lugar;
  • Atendimentos mais integrados, uma vez que diferentes médicos e profissionais podem estar alinhados sobre os tratamentos e medicamentos que um único paciente está tomando;
  • Atendimentos para pacientes geograficamente isolados ou em uma região sem acesso à especialistas;
  • Possibilidade de educação continuada aos profissionais de saúde, que podem continuar seus estudos mesmo distantes das faculdades, assim como facilidade de pesquisas, avaliações e gestão da saúde;
  • Redução do isolamento de alguns profissionais e aumento da colaboração entre médicos.

Como a própria CBO enfatiza em seu estudo, o atendimento a distância é essencial para qualquer profissional que deseje democratizar o acesso à saúde.

“A Telemedicina pode ser um grande avanço na assistência médico-oftalmológica ao possibilitar a interação entre o médico e o paciente geograficamente isolado ou sem acesso a um médico local.”

Porém, para implementar essa prática, é fundamental contar com uma plataforma desenvolvida exclusivamente para profissionais de saúde.

Teleconsulta iClinic: atenda seus pacientes a distância de forma segura

Continue a leitura e descubra as principais vantagens que você pode conquistar com o uso da Teleconsulta iClinic.

5 benefícios da Teleconsulta iClinic na oftalmologia

Plataformas como WhatsApp, Zoom e Skype são práticas no dia a dia, mas elas não garantem toda a segurança necessária para a área da saúde, que lida com dados pessoais e sensíveis, segundo a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).

Muitos profissionais têm receio em aderir a Telemedicina porque não conhecem ferramentas seguras para essa prática.

O psicólogo Maximiliano solucionou esse problema com o iClinic.

“Eu utilizava os sistemas tradicionais, como Skype e Zoom, mas me incomodava, porque eu queria algo mais profissional, uma ferramenta integrada ao sistema do consultório, prezando para a segurança dos dados dos pacientes, para que eles se sentissem ainda mais seguros.”

A seguir, confira os 5 principais diferenciais que você pode conquistar com a Teleconsulta iClinic.

1. Siga as recomendações do Conselho Brasileiro de Oftalmologia

O que acha de ter uma Teleconsulta que conta com o apoio dos servidores da AWS, a plataforma em nuvem mais utilizada do mundo, e presente em instituições como NASA e Casa Branca?

No iClinic, além de ter essa medida de proteção, você também consegue realizar consultas de qualquer lugar, e ter certeza que os dados estão armazenados em um local seguro.

No estudo da CBO citado no início do artigo, há recomendações relacionadas à prática da Telemedicina que são essenciais para os oftalmologistas, como:

  • Assegurar o acesso do paciente aos dados transmitidos por Telemedicina;
  • Garantir a segurança do sistema para preservar os dados do paciente;
  • Validar juridicamente as assinaturas eletrônicas.

Tudo isso é possível com o iClinic, pois o sistema conta com o armazenamento na nuvem, e a equipe de desenvolvedores busca seguir todas as normas da resolução nº 2.227/2018 do CFM.

Apesar da resolução nº 2.227 ter sido revogada, é provável que a próxima resolução seja parecida, e mesmo com as mudanças, o desenvolvimento da Teleconsulta iClinic nunca para.

Melhorias são realizadas constantemente tanto na funcionalidade de Teleconsulta, como em novos lançamentos e também no software médico como um todo. 

Assista ao vídeo para entender mais sobre o desenvolvimento de funcionalidades no iClinic:

Além de contar com o certificado SSL 256 bits que criptografa todos os dados trafegados, você também tem a certeza de que apenas profissionais de saúde autorizados podem acessar informações sigilosas do paciente, com um sistema que está em constante evolução.

2. Ofereça praticidade para seus pacientes

Você já ficou preso no trânsito e deixou seus pacientes esperando pelo atendimento na sala de espera mais do que o normal?

Mesmo quando os oftalmologistas são pontuais e nenhum imprevisto acontece no dia da consulta, é normal que mais tempo seja gasto em um atendimento presencial, do que em uma Teleconsulta. 

Dependendo da cidade ou da distância da casa do paciente, ele pode passar horas dentro de um carro, e alguns casos poderiam ser resolvidos com a Teleconsulta, como um acompanhamento, retorno, ou consultas que não exigem exames físicos. 

O Dr. Marcelo Mostardeiro foi um dos profissionais que solucionou os problemas dos pacientes com a Teleconsulta iClinic.

A questão da Telemedicina em uma cidade como São Paulo solucionou o problema. Mesmo que o paciente tenha algum imprevisto que impeça ele de chegar ao meu consultório, ele me liga perguntando se é possível fazer a Teleconsulta, e eu respondo que posso. Resolveu os problemas dos médicos, e dos pacientes.”

Com a possibilidade da Teleconsulta, você oferece mais praticidade para seus pacientes, reduz custos de deslocamento, e consegue ganhar mais tempo no seu dia. 

Assim, suas consultas presenciais ficam disponíveis para quem realmente precisa.

Aprenda mais sobre o funcionamento da Teleconsulta iClinic no vídeo abaixo:

3. Tenha uma integração total com o prontuário eletrônico

Imagine que o oftalmologista tenha realizado um atendimento pelo Skype, e precisou salvar a gravação para adicionar em seu sistema ou deixar no computador.

Essa transição de dados foi feita com segurança? Como garantir que ninguém possa recuperar a gravação do computador, mesmo se ela for para a lixeira?

As informações que estão na lixeira do seu dispositivo não são irrecuperáveis. Por isso, é essencial ter um software como o iClinic, no qual a Teleconsulta é integrada ao prontuário eletrônico.

Dessa maneira, todas as gravações, anotações e dados compartilhados ficam salvos automaticamente no prontuário.

Durante a videconferência, é possível trocar de dispositivo sem causar interrupção, além de enviar arquivos como prescrições e exames.

Esse diferencial foi fundamental para a Dra. Ana Moreira.

“No nosso dia a dia, já utilizamos várias ferramentas, e ter a Telemedicina integrada ao prontuário eletrônico é excelente, fica tudo em lugar só, fica fácil para o paciente, e para mim também.”

4. Conte com o respaldo jurídico do termo de consentimento para pacientes

Como garantir que seus pacientes entendam como a Teleconsulta funciona e concordem com o procedimento?

Para um paciente acessar a Teleconsulta iClinic, é necessário concordar com o termo de consentimento que é enviado antes da consulta.

Dessa forma, você consegue ser totalmente transparente sobre como o atendimento a distância é realizado, seus pacientes se sentem mais seguros, e você conquista uma maior proteção judicial.

5. Conquiste mais diferenciais para sua Telemedicina

Além de todas as vantagens citadas ao longo do conteúdo, você também pode compartilhar sua tela durante as Teleconsultas, e tornar suas explicações mais didáticas. 

Ao finalizar a consulta, você e seus pacientes podem avaliar a chamada para enviarem seus feedbacks.

Outro ponto importante é que todos os agendamentos realizados no sistema também podem contar com os lembretes de consultas do iClinic.

Você pode enviar lembretes por SMS, e-mail e WhatsApp, e ao receber a resposta dos seus pacientes, as consultas são canceladas ou confirmadas automaticamente na agenda do sistema.

Essa prática pode reduzir em até 30% as faltas dos seus pacientes, como aconteceu com o nutricionista Albespyerry Diniz.

Viu como a Teleconsulta iClinic na oftalmologia traz diversos benefícios?

Se você também quer ter mais segurança, oferecer praticidade para seus pacientes e cuidar de mais pessoas, conheça na prática nossa ferramenta:

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