17 séries médicas que todo médico deveria maratonar

Confira 9 séries que todo médico deveria assistir

Principais tópicos

Séries médicas como Unidade Básica, House, Grey’s Anatomy e Nip Truck mostram como é possível se entreter e ao mesmo tem aprender ensinamentos.

As séries são ótimas fontes de entretenimento e elas também podem nos ensinar. Para ir para outro mundo, não é preciso sair de casa.

Não faltam opções de boas séries na internet atualmente. Seja pela Netflix, TV, HBO ou qualquer outro canal, é possível ter novas experiências sem sair do sofá.

As séries médicas, que envolvem atendimento hospitalar ou de emergência, são muito populares.

Além de levantar discussões relevantes para o dia a dia dos médicos, esses seriados são fontes de aprendizados sobre habilidades e diagnósticos diversos, ainda que com uma boa dose de ficção.

Para trazer as séries médicas mais famosas, reunimos uma coletânea especial para os profissionais de saúde. Aproveite o conteúdo!

Prefere escutar ao invés de ler? Clique no player:

Lista de séries médicas que todo médico deveria assistir

Séries médicas: Segredos Médicos

1. Segredos Médicos

A série “Segredos Médicos” é brasileira e mostra o dia a dia de um hospital, focando principalmente nas relações entre médicos e pacientes. Todas as histórias são baseadas em casos reais.

Um ótimo seriado para aqueles que buscam refletir sobre o relacionamento com pacientes, e como lidar com situações inesperadas e, até mesmo, estressantes.

Onde assistir: Globoplay

2. Diagnóstico

“Agora, há milhares de casos no mundo ainda sem diagnósticos. Com a internet, temos a habilidade de agregar toda a inteligência, todo o conhecimento dos médicos e das pessoas comuns em todo o planeta, para ajudar aqueles não diagnosticados a conseguirem uma resposta. E isso pode salvar vidas.”

Essa é abertura da série Diagnóstico. Inspirada na coluna de jornal escrita pela Dra. Lisa Sanders, médica da Universidade de Yale, conhecida por inspirar a famosa série House.

O foco do seriado é mostrar histórias de pacientes que obtiveram esclarecimento em relação aos seus diagnósticos pela internet.

Onde assistir: Netflix

Séries médicas: Pure Genius

3. Pure Genius

James Bell é um bilionário do Vale do Silício, que tem o sonho de criar um hospital com tecnologias de ponta, para tratar doenças raras e incuráveis.

Seu objetivo é utilizar as inovações tecnológicas para salvar vidas, sem nenhum custo para os pacientes.

A série mostra como os avanços da medicina podem auxiliar os profissionais de saúde a ajudarem cada vez mais seus pacientes. Um ótimo conteúdo para os fascinados por tecnologia!

Onde assistir: CBS

4. Unidade Básica

“Unidade Básica” é um seriado brasileiro que conta a história do Dr. Paulo, um médico que atua na Unidade Básica de Saúde de uma periferia de São Paulo.

Os episódios detalham a importância de um atendimento humanizado, centrado no paciente e na família, para o diagnóstico de patologias e a execução de condutas mais eficazes.

Onde assistir: Globoplay

5. Nurse Jackie

Como se dedicar aos pacientes e lidar com os dramas pessoais?

A série “Nurse Jackie” conta a história de Jackie, uma enfermeira viciada em remédios, que tenta conciliar a vida pessoal com seu trabalho na saúde.

Ela é uma das enfermeiras mais dedicadas aos pacientes, e muitas vezes acaba se envolvendo emocionalmente mais do que o recomendado.

Um dos principais temas da série é a desvalorização dos profissionais da enfermagem, um assunto que não é muito comum em todos os seriados médicos.

Onde assistir: Paramount+

Séries médicas: Scrubs

6. Scrubs

“Scrubs” é uma das séries médicas mais humoradas, e conta com personagens bem estereotipados da área da saúde. Ela consegue ter uma ótima dose de humor sem perder a sensibilidade.

Um seriado ideal para quem procura um conteúdo mais descontraído.

Onde assistir: Amazon Prime Video

Séries médicas: Mulher

7. Mulher

Pouco conhecida atualmente, “Mulher” foi sucesso na televisão brasileira em 1998.

A série mostra a rotina de uma clínica médica especializada no atendimento à mulheres. No comando, estão as médicas interpretadas por Patrícia Pillar e Eva Wilma.

Alguns dos temas abordados ao longo dos episódios são abuso sexual, câncer, aborto, eutanásia e gravidez na adolescência.

Onde assistir: Globo

8. The Knick

1900 era uma época com altos índices de mortalidade, e os antibióticos ainda não tinham sido descobertos. Esse é o cenário da série “The Knick”, que se passa no Knickerbocker Hospital, em Nova Iorque.

A obra apresenta as barreiras médicas e morais da época, como o avanço tecnológico das condutas médicas, o preconceito racial, a imigração e a conquista de direitos pelas mulheres.

Onde assistir: HBO

9. ER — Plantão Médico

Famosa nos anos 90 por contar com atores como George Clooney e Julianna Margulies, ER (sigla em inglês para Emergency Room) recebeu diversos prêmios da televisão americana, sendo indicada 123 vezes ao Emmy Award.

A série mostra a rotina do departamento de emergência de um hospital em Chicago, focando sua história nos médicos e nos enfermeiros da equipe de plantão.

“ER — Plantão Médico” ficou no ar entre 1994 e 2009. Ao longo dos anos, o seriado contou com participações especiais de atores como Lucy Liu, Zac Efron, Thandie Newton, Dakota Fanning, Susan Sarandon, Stanley Tucci e Sally Field.”

Onde assistir: HBO Max

10. Sob Pressão

Mais um título brasileiro para a lista! Lançada em 2017, “Sob Pressão” é uma produção da Rede Globo que retrata a realidade da medicina em um hospital público no Rio de Janeiro.

Na série acompanhamos a dificuldade dos profissionais em oferecer o melhor cuidado aos pacientes devido à carências de recursos, ao mesmo tempo em que lidam com as dificuldades dos próprios dramas pessoais.

Onde assistir: Globo

Séries médicas: The Resident

11. The Resident

“The Resident” aborda muito bem as expectativas dos médicos residentes em relação ao dia a dia da saúde.

Conrad Hawkins, protagonista do seriado, possui diversas frustrações em relação às prioridades do sistema médico, erros dos profissionais de saúde, e tenta lidar com todas elas enquanto cuida de seus pacientes.

Onde assistir: Netflix

12. The Good Doctor

O Dr. Shaun Murphy é um cirurgião jovem extremamente talentoso, mas precisa lidar com seu autismo e savantismo enquanto trabalha em um hospital renomado.

Ele possui um conhecimento médico excelente, mas não consegue se relacionar com as pessoas, principalmente com seus colegas de trabalho.

É uma ótima história para entender que trabalho em grupo também é uma habilidade essencial para os profissionais de saúde, mesmo aqueles com experiências extraordinárias.

Onde assistir: Globoplay

13. House

“House” com certeza é uma das séries mais famosas não apenas entre os médicos, mas entre todas as pessoas. O Dr. Gregory House é um profissional problemático, e, muitas vezes, ultrapassa as regras do hospital.

Porém, não há dúvidas que ele é brilhante, com um conhecimento extraordinário. Em todos os episódios, o Dr. House consegue solucionar casos médicos que inicialmente, pareciam impossíveis.

Apesar da série ser super famosa, muitos profissionais de saúde criticam sua veracidade científica, pois ela não representa a realidade da rotina médica.

Onde assistir: Globoplay

Séries médicas: Chicago Med

14. Chicago Med

“Chicago Med” apresenta o dia a dia dos profissionais de saúde de um pronto-socorro em um hospital de Chicago. A série é relacionada com outros seriados: Chicago Fire e Chicago P.D.

Seus episódios fazem bastante sucesso por conta do enredo emocionante, que representam por meio da ficção a rotina dos médicos em meios a situações de emergência.

Onde assistir: Amazon Prime Video e Globoplay

Séries médicas: Grey's Anatomy

15. Grey’s Anatomy

Criada em 2004 por Shonda Rhimes, “Grey’s Anatomy” tem como principal personagem a Dra. Meredith Grey, residente de cirurgia em um hospital renomado de Seattle.

A série é famosa — e criticada — pela frequência de tragédias e mortes de personagens, mas permanece muito popular e é conhecida como a série médica mais longa da história.

Onde assistir: Amazon Prime Video, Sony, UOL Play, Globoplay e Star+

16. Nip Truck

Nip Truck foi traduzido como Estética para o Brasil e é uma das séries polêmicas que normalmente os médicos adoram ou odeiam.

O conteúdo dos episódios costuma ser dramático e intenso, seguindo a vida de dois cirurgiões plásticos donos de um centro de cirurgia no sul da Flórida.

A série mostra o lado obscuro das cirurgias plásticas e como as pessoas sacrificam tudo em busca do corpo perfeito, da beleza inalcançável que costuma resultar em uma vida vazia.

A série foi indicada a 45 prêmios, ganhou um Globo de Ouro e um Emmy.

Onde assistir: Globoplay

17. Hospital Playlist

Hospital Playlist é uma série coreana que retrata cinco médicos com uma forte amizade desde a faculdade e desafios em comum da rotina do hospital, além do amor pela música.

Diferente das séries médicas tradicionais, Hospital Playlist foca na amizade e hobbies dos profissionais de saúde, além de mostrar como a vida no hospital impacta suas vidas pessoais.

Uma ótima indicação para quem busca uma série romântica com histórias emocionantes.

Onde assistir: Netflix

Conhece outra série interessante que não está na nossa coletânea? Comente aqui embaixo nos comentários!

Posts relacionados

Inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter

Receba os melhores conteúdos do blog em seu e-mail.

Navegue por assuntos

O software médico mais completo para a sua clínica

Prontuário eletrônico, solução financeira, agenda médica, gestão, Teleconsulta, marketing e agendamento online