Descubra seu público-alvo com o iClinic em 5 passos

Descubra seu público-alvo com o iClinic em 5 passos

Maria Beatriz Oliveira Ferramentas para Clínica

Leia em 6 min.

Última atualização em 23/08/2021 por Yasmim Mayumi

Ter um público-alvo bem definido traz mais clareza às suas ações de marketing. O iClinic fornece dados valiosos para que você descubra o seu.

Definir seu público-alvo envolve descobrir características e necessidades comuns em seus pacientes e, dessa forma, desenvolver estratégias a fim de satisfazê-las da melhor forma. 

Com essa definição, você consegue direcionar suas comunicações, torná-las mais assertivas para atrair novos pacientes e fidelizá-los.

Com o iClinic, é possível descobrir diversas informações do seu público por meio da centralização e visualização dos dados, um ponto de grande destaque para a Claudelice Queda:

“Estou feliz porque o iClinic me mostra por meio dos relatórios, a porcentagem de pacientes atendidos por particulares ou sindicatos. Ele também calcula a média de atendimentos realizados na semana, e o gênero mais atendido na clínica. Esses dados são importantes porque consigo ver quem é meu público.”

Neste artigo, você vai descobrir como definir seu público-alvo com a ajuda do iClinic, e ter muito sucesso em suas estratégias de marketing. 

Acompanhe!

Como descobrir seu público-alvo com o iClinic?

A definição do público-alvo geralmente é feita por meio de pesquisas para entender o perfil predominante de seus pacientes, que também são os clientes do consultório.

Ao descobrir quais são as maiores necessidades e características sociodemográficas, você consegue direcionar seu foco e personalizar seu atendimento.

Assim, os pacientes ficarão mais satisfeitos, e você verá sua taxa de inadimplência reduzir à medida que a de fidelização vai aumentar.

Com o iClinic, você acessa com facilidade dados valiosos, capazes de fornecer todos os indícios necessários para essa definição. 

Saiba mais sobre a análise de dados do iClinic em nosso vídeo:

Continue a leitura e veja como realizar essa análise na prática.

1. Gênero e distribuição etária

Você atende mais homens ou mulheres? Qual a faixa etária predominante entre seus pacientes?

Para responder a essas perguntas, basta fazer login no sistema e clicar em “Painel” na parte superior da tela.

Um pouco abaixo do topo da tela, ao lado de “Pacientes do dia“, você encontra a opção de filtrar o período que deseja. É possível escolher:

  • Hoje;
  • Esta semana;
  • Este mês;
  • Últimos 30 dias;
  • Data personalizada.

Ao lado do “Período” também é possível selecionar o profissional desejado. 

Caso você seja o único profissional em sua conta, não é necessário configurar nada, mas caso você atue em uma clínica, lembre-se de selecionar seu nome dentre as opções disponíveis em “Profissional“.

Feito isso, movimente o mouse até levar a tela mais para baixo, onde você encontrará gráficos em pizza gerados de forma automática e correspondentes àquele período.

Dentre os gráficos, você encontrará pacientes novos e recorrentes; gênero dos pacientes em número exato e porcentagem; procedimentos realizados e pacientes por convênio.

Ao descer mais a tela, é possível verificar quantos atendimentos foram feitos no período, e abaixo está um gráfico com a distribuição etária de todos os pacientes, conforme a imagem a seguir:

Gráfico de distruibuição etária para descobrir público-alvo com iClinic

Com essas informações, você consegue definir um perfil básico de seus principais pacientes, ou seja, se são homens ou mulheres, e qual a faixa etária predominante.

Se você for um dermatologista, por exemplo, pode constatar que seu público-alvo é majoritariamente composto por mulheres de 30 a 50 anos. 

Um ótimo ponto de partida para direcionar suas comunicações, não acha?

2. Convênio mais utilizado

Você sabe qual o convênio mais utilizado por seus pacientes?

Descobrir essa informação é importante para continuar mapeando o perfil de seus principais pacientes e entender melhor seu público-alvo.

Para descobrir o convênio mais utilizado no iClinic, clique em “Gestão” na parte superior da tela, em seguida em “Relatórios“. 

Depois, no canto esquerdo, vá em “Atendimentos” e em seguida em “Atendimentos realizados“. Então, selecione o período desejado, depois escolha quais serão seus filtros.

Para ter acesso ao convênio mais utilizado, você deve usar o filtro “Convênio“, e pode agrupá-lo com “Pacientes“, “Procedimentos” ou “Profissionais de saúde“, conforme o vídeo abaixo:

Público-alvo com o software médico iClinic

Selecionados os filtros, é só clicar em “Gerar relatório” no botão verde à direita e pronto: agora você consegue visualizar essas informações, e utilizá-las para entender qual é o convênio mais rentável.

3. CID predominante

No iClinic, você também consegue agrupar seus pacientes por CID. 

Para visualizar esses dados, é necessário clicar em “Gestão“, na parte superior da tela, e depois em “Relatórios“.

Na parte esquerda, vá em “Atendimentos” e “Pacientes por CID“. Então, selecione o período desejado e procure pelo código CID na barra de pesquisa ao lado. 

Se quiser adicionar filtros avançados em sua busca, clique no ícone do filtro ao lado do botão verde “Gerar relatório“. 

Dessa maneira, você agrupa sua busca por convênio e procedimento.

Essa é uma forma de descobrir os procedimentos realizados por convênio e por CID para entender melhor as necessidades de seus pacientes, e qual caminho eles percorrem ao serem tratados por você.

Voltando ao exemplo do dermatologista, talvez aqui você perceba que grande parte de seus procedimentos realizados envolva a biópsia de pele por meio do convênio Sul América.

Somando essa informação à idade e gênero predominante de seus pacientes, é possível construir o seguinte público-alvo:

  • Mulheres;
  • De 30 a 50 anos;
  • Que apresentam lesões cutâneas;
  • Realizam a biópsia de pele;
  • Utilizam majoritariamente o convênio Sul América.

Com essas informações, fica mais fácil saber quais são as maiores necessidades de seus pacientes e, dessa maneira, criar conteúdos para fortalecer seu marketing de relacionamento de forma muito efetiva.

4. Faltas por paciente

Para descobrir a relação entre faltas e pacientes no iClinic, vá em “Gestão” e depois em “Relatórios“.

No canto esquerdo, clique em “Faltas por paciente” e selecione o período desejado. Feito isso, é só clicar em “Gerar relatório” no botão verde.

Esse dado é muito importante, pois ao descobrir quais são seus pacientes que mais faltam, você consegue entender o motivo das ausências e, assim, traçar estratégias para reduzi-las.

Por exemplo, ao descobrir que um de seus pacientes não compareceu aos últimos 3 retornos marcados, você consegue enviar um e-mail personalizado para esse paciente a fim de entender o que aconteceu.

Se o paciente responder que falta às consultas por esquecimento, é possível enviar lembretes de consulta para esse paciente um dia antes via SMS, WhatsApp ou e-mail.

Descubra como enviar lembretes de consulta pelo iClinic em nosso vídeo:

O Albespyerry Diniz utilizou essa estratégia e conseguiu grande sucesso na redução de faltas dos pacientes com o iClinic:

“O envio de SMS e e-mail para confirmar consulta caiu em 30% as faltas dos meus pacientes, diminuiu bastante.”

Assim, você soluciona o problema dos pacientes e consegue descobrir os principais pontos de melhoria que devem ser focados em seu consultório.

Uma excelente forma de aumentar o retorno dos pacientes e entender mais o seu público, não concorda?

5. Cadastro dos pacientes

Com o cadastro de pacientes do iClinic, você obtém outras informações relevantes para a construção do seu público-alvo, como endereços, escolaridade e estado civil.

Para isso, vá em “Pacientes” na parte superior da tela e procure pelo nome desejado. Ao encontrar, clique no ícone do lápis de “Editar cadastro” no canto direito. 

Também é possível ver um cadastro de paciente pelo prontuário. Assim que iniciar um atendimento, é só clicar no botão azul “Visualizar cadastro” ao lado do nome do paciente.

Uma janela será aberta com alguns dados e para editá-los, clique em “Ver todos os dados” no botão verde. Depois, você já será direcionado ao cadastro do paciente.

Ao abrir o cadastro do paciente, é possível preencher suas informações básicas como telefones, endereço, idade e foto de perfil.

No canto esquerdo da tela, em “Dados complementares“, você encontrará campos como nacionalidade, religião, escolaridade, profissão, estado civil e um campo livre para adicionar o que mais for relevante.

Você pode preenchê-los durante a consulta, ou contar com a ajuda do profissional da recepção.

Com todas essas informações, é possível até mesmo construir uma buyer persona para seu consultório com a ajuda do iClinic.

Uma buyer persona é um perfil semi-fictício do seu cliente ideal. Com ela, você entende mais sobre o psicológico de seus pacientes, seus desejos e suas maiores dores.

Se quer encontrar sua buyer persona, o primeiro passo é sempre preencher as informações dos cadastros de seus pacientes.

Com essa coleta de informações, você realiza uma pesquisa dentre os cadastros de seus pacientes e pode, dessa forma, mapear sua buyer persona e direcionar ainda mais todas as suas comunicações.

Ao finalizar o cadastro completo de seus pacientes, você consegue chegar a uma persona como essa: 

  • Mariana Matos: 38 anos, empresária, formada e pós-graduada, casada, residente em São Paulo, utiliza as redes sociais para trabalho e entretenimento, gosta de cozinhar e buscar informações sobre o cuidado com a saúde. Busca um dermatologista para tratar de algumas manchas que apareceram em sua pele recentemente.

Quando você descobre os anseios e maiores problemas de sua persona, todas as suas comunicações de marketing ficam muito mais direcionadas, assim como suas estratégias ficam mais assertivas.

O iClinic te ajuda a centralizar seus dados e fornece um grande entendimento sobre seu negócio, não apenas na parte de pacientes e público-alvo, mas também em toda a gestão

Para testar o iClinic e conferir esses e outros benefícios, clique aqui e faça um teste gratuito no sistema:

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Espero que este artigo tenha te ajudado! 

Antes de ir, comente aqui embaixo se você já conhece o público-alvo do seu consultório e compartilhe o conteúdo com seus colegas que também precisam desta informação. 🙂


Sobre o autor

Maria Beatriz Oliveira

Especialista em Marketing de Conteúdo e estudante de Marketing na Uninter.