Como gerir seu marketing de relacionamento com o iClinic?

Como gerir seu marketing de relacionamento com o iClinic?

Maria Beatriz Oliveira Ferramentas para Clínica Leave a Comment

Leia em 6 min.

O marketing de relacionamento é cada vez mais utilizado para a fidelização de pacientes. Com o iClinic, você pode construir essa estratégia de maneira automática e humanizada.

Com o mercado cada vez mais competitivo, é preciso se diferenciar para conquistar não apenas pacientes, mas também promotores do seu trabalho, pessoas que indicarão os seus serviços para todos os conhecidos.

Nesse sentido, o marketing de relacionamento entra como uma estratégia de fidelização, que ajuda a criar e manter uma relação de proximidade com os pacientes.

O iClinic Marketing é uma ferramenta de e-mail marketing desenvolvida exclusivamente para a área da saúde. Com ela, é possível gerir seu marketing de relacionamento de forma simples, ágil e facilitada.

A Dra. Luciana Michel já utiliza essa estratégia em seu consultório. Para ela, o iClinic Marketing é um grande diferencial:

O iClinic oferece o e-mail marketing e a personalização completa da ferramenta, inclusive com intervalos de envio, seleção de pacientes, o ciclo de e-mails automáticos. Isso facilita muito nossa vida de médico e nenhuma empresa faz. Com certeza é um diferencial.”

Continue a leitura e descubra como gerenciar seu marketing de relacionamento com o iClinic pode ajudar a sua clínica.

Vamos lá?

Passo a passo para criar uma estratégia de marketing de relacionamento com o iClinic

Com o iClinic Marketing, você consegue automatizar e segmentar as comunicações utilizando diversos tipos de e-mails pré-prontos, que podem ser personalizados conforme suas necessidades.

Além disso, é possível enviar e-mails de confirmação de consultas, o que colabora para reduzir as faltas.

Confira o passo a passo a seguir:

1. Prepare uma estratégia de comunicação e segmente os pacientes

O cadastro dos seus pacientes está atualizado? Para que essa estratégia funcione, é essencial ter o e-mail de seus pacientes sempre atualizado no sistema.

Mas antes de criar suas campanhas, você precisa conhecer seus pacientes. Algumas perguntas podem ajudar bastante neste momento:

  • Quem são seus pacientes?
  • O que eles precisam? 
  • Quais são os mais frequentes?
  • Quais são suas maiores queixas e dúvidas?
  • Quais precisam de acompanhamento?
  • Quais são seus maiores problemas?

Enquanto levanta essas informações, você pode refletir sobre quais comunicações podem ajudá-lo, e em como eles podem ser segmentados.

A grande lição aqui é que, para que sua comunicação seja eficaz, você precisa conhecer muito bem o receptor de sua mensagem. 

2. Crie uma campanha de e-mail

No iClinic Marketing, dois principais tipos de e-mails podem ser criados:

  • Campanhas: são enviadas uma única vez, como em datas comemorativas, ou avisos pontuais, e podem ser duplicadas. No Natal, por exemplo, você pode criar uma campanha em um ano, duplicá-la no próximo, e apenas alterar as datas.

  • Sequência automática: conjunto de e-mails pré-programados enviados em um período determinado, como dias, semanas, ou meses. Dessa maneira, você pode enviar conteúdos periódicos sobre saúde da mulher ou qualidade de vida na terceira idade, selecionar quais pacientes devem ou não entrar para aquele fluxo.

Para criar uma campanha, você deve clicar na seção Marketing, ir em “Campanhas de e-mail” e selecionar o botão “Criar campanha de e-mail”. 

Em seguida, você irá nomear sua campanha e escolher o público. Você pode selecionar toda a sua base ou apenas alguns pacientes. Para segmentar, basta selecionar a opção de “segmentar público-alvo“.

Clique em “escolha o público-alvo” para definir quais serão seus critérios de segmentação. É possível selecionar até 5 por e-mail, dentre elas:

  • Pacientes marcados com alguma tag (anotação) no prontuário;
  • Pacientes atendidos com determinado procedimento;
  • Gênero;
  • Faixa etária;
  • Entre outras.

Ao fim da seleção, você verá quantos pacientes foram selecionados. Na sequência, é hora de escrever o e-mail e destacar a sua mensagem.

Em “nome do remetente“, você vai colocar o nome de quem está enviando, o seu ou de qualquer usuário cadastrado em sua clínica no iClinic. 

O e-mail do remetente será o que irá receber as respostas dos pacientes.

Aqui, é fundamental ainda adicionar o assunto, de forma direta e atrativa, para que os pacientes saibam do que se trata e tenham interesse em abrir o e-mail.

Ao elaborar a mensagem, lembre-se de manter a comunicação humanizada, personalizada e sempre que possível, sem termos técnicos.

Em suas comunicações, você pode inserir imagens, trechos em negrito, adicionar links e ainda acrescentar um botão para direcionar seu paciente a agendar um horário. 

Veja como adicionar um botão no vídeo abaixo: 

Para personalizar ainda mais a sua mensagem, utilize as tags automáticas no corpo do texto. A tag “nome do paciente” é indispensável para uma comunicação única e pessoal. 

Para inserir as tags, basta clicar sobre as que você deseja.

Com tudo pronto, você pode clicar em “salvar e enviar mais tarde“, caso ainda não tenha uma data para o envio; em “agendar o e-mail“, caso queira deixar a comunicação programada, ou ainda em “enviar e-mail agora” se estiver tudo certo.

Para saber se a mensagem está correta, clique em “enviar e-mail de teste” e confira em sua caixa de entrada.

Veja um exemplo de campanha que pode ser criada no iClinic:

marketing de relacionamento campanha

3. Crie uma sequência de e-mails

Uma sequência de e-mails é enviada de forma contínua para lembrar seus pacientes sobre consultas de retorno, orientações sobre procedimentos, ou conteúdos informativos.

Em uma sequência, a seleção do público-alvo é feita de forma diferente. Primeiro, é preciso ativar o envio do fluxo para depois inserir os pacientes desejados.

É possível inserir pacientes em uma sequência de 3 formas:

Além disso, existem sequências de e-mails padrão dentro do iClinic, que são as mensagens automáticas de pós-atendimento e lembretes de retorno.

Para ativar uma dessas sequências, basta clicar em “Marketing“, depois em “Mensagens automáticas” e selecionar “Retornos” ou “Personalizadas“.

Essa seção é separada nos dois tipos mencionados acima, para ativar qualquer um deles, basta clicar no botão do lado esquerdo do nome da sequência.

Você pode personalizar qualquer uma delas clicando no ícone “lápis” do lado direito do nome da sequência, ou em cima do próprio nome. 

A personalização das mensagens automáticas funciona da mesma forma que as campanhas.

Ao final, é só clicar em salvar e ativar.

Você também consegue criar uma sequência personalizada de e-mail, como a de um pós-operatório. Contudo, nesse caso, é necessário criar a sequência do zero.

Para isso, você precisa:

  • Definir o objetivo da sequência;
  • Inserir o nome da sequência, o público-alvo e o conteúdo dos e-mails;
  • Editar a sequência no sistema: para adicionar mais e-mails ao fluxo, basta clicar em “adicionar outro e-mail ao fluxo“;
  • Programar as datas de envio: você configura em quantos dias ou meses o paciente receberá cada e-mail do fluxo.

Veja um exemplo de sequência de e-mail personalizada:

marketing de relacionamento tag nome do paciente

4. Acompanhe suas métricas

Algumas métricas que podem ser acompanhadas dentro do iClinic Marketing são:

  • Enviado: representa o número de emails que foram enviados;
  • Abertura: mostra quantos pacientes abriram o e-mail;
  • Cliques: representa quantos cliques a campanha gerou;
  • Pacientes ativos: número de pacientes que estão recebendo os e-mails em sequência;
  • Finalizaram o fluxo: número de pacientes que receberam todos os e-mails de um fluxo.

O acompanhamento dessas métricas é essencial para entender quais ações estão gerando mais retorno, e quais devem ser os próximos passos.

5. Planeje suas próximas ações

Seja para saber se a consulta foi satisfatória ou se ainda resta alguma dúvida acerca de procedimentos, sempre incentive a interação.

Com ações que incentivam o retorno e a construção de um  relacionamento duradouro, entender a satisfação de seus pacientes fica bem mais fácil.

Dentro do iClinic Marketing, você pode enviar uma pesquisa de satisfação, conhecida também como NPS, para seus pacientes.

Para criá-la, basta clicar em “Mensagens automáticas“, depois em “Personalizadas“, e por fim em “Criar e-mails personalizados” no canto superior direito.

Personalize a sua mensagem e agradeça ao paciente pela resposta. A pesquisa pode ser realizada por meio de um formulário feito no Google Forms.

Para inserir o formulário ao e-mail, não se esqueça de inserir um link ou botão com uma chamada, por exemplo, “Clique aqui para responder a pesquisa de satisfação“.

Confira mais vantagens do iClinic Marketing no vídeo a seguir:

É sempre importante deixar um espaço para as pessoas se comunicarem, porque elas irão valorizar esse cuidado, lembrando-se de você mesmo sem consultas marcadas.

Com a correria do dia a dia, é impossível enviar mensagens manualmente para todos os pacientes.

O iClinic Marketing permite que você tenha um pós-consulta com todos os seus pacientes, mesmo aqueles que não têm um retorno marcado. 

Uma ótima forma de não ser esquecido, e fidelizar seus pacientes, não acha?

6. Seja consistente

Imagine se, ao se relacionar com uma pessoa, ela só te mandasse mensagem a cada 4 ou 6 meses? Como essa relação se manteria com o tempo? Provavelmente se afastariam, certo? 

Marketing de relacionamento e fidelização de pacientes acontecem a longo prazo. 

Você precisa ser constante em suas ações para ser lembrado. Não adianta enviar e-mails durante um mês e depois deixar a sua lista de lado.

Sem consistência na estratégia de e-mail marketing, a taxa de retorno dificilmente irá aumentar, e conquistar pacientes novos é mais caro do que reter aqueles que já conhecem seu serviço.

O ideal é estabelecer um cronograma e organizar as suas ações para que nunca falte conteúdo, o que melhora seu marketing de relacionamento.

Seguindo todos os passos acima, você constrói uma estratégia sólida e em constante evolução com o iClinic.

Com o tempo, seus pacientes serão cada vez mais fidelizados e promotores do seu serviço.

Ficou curioso? Conheça o iClinic e aproveite todos os benefícios do marketing de relacionamento em sua clínica:

iClinic Marketing: a nova revolução do seu atendimento médico

Sobre o autor

Maria Beatriz Oliveira

Especialista em Marketing de Conteúdo e estudante de Marketing na Uninter.