Principais tipos de e-mail para criar no iClinic Marketing

Principais tipos de e-mail para criar no iClinic Marketing

Leia em 8 min.

Você sabe quais tipos de e-mail podem ser criados no iClinic Marketing e como eles te ajudam a encantar seus pacientes? Confira aqui como funciona a personalização do iClinic Marketing para os profissionais de saúde, e tire todas as suas dúvidas.

O e-mail marketing é uma estratégia fundamental para os médicos que, além de atender pacientes, também procuram se destacar no mercado médico e fidelizar mais pacientes. 

Segundo um estudo realizado pela Revista Brasileira de Marketing, focado em serviços médicos privados, como clínicas e consultórios médicos, cada vez mais é preciso buscar a inovação para atender plenamente os pacientes atuais.

“A atual dinâmica de mercado exige das empresas adaptação constante a uma realidade sempre mutável. Nesse contexto a gestão de marketing enfrenta hoje o desafio de utilizar novas abordagens aplicadas a um consumidor mais exigente.”

Entre os especialistas em marketing não há dúvida, o e-mail marketing ainda é uma das melhores estratégias, principalmente quando pensamos em alcance e personalização da experiência para o usuário, no seu caso, seus pacientes.

Continue a leitura e descubra os principais diferenciais do iClinic Marketing para os profissionais da saúde, além de conferir quais tipos de e-mail você pode criar com a ferramenta e encantar seus pacientes. Acompanhe!

3 principais diferenciais do e-mail marketing do iClinic Marketing

De acordo com a pesquisa da UNICORPORE, o e-mail marketing é mais barato, mais rápido e mais centrado no cliente.

“O e-mail marketing pode constituir mais um caminho para o estabelecimento de relações individualizadas, duradouras e capazes de gerar valor acrescentado mútuo, tanto para as organizações, como para os consumidores.”

Além de todas essas vantagens que a própria estratégia de e-mail marketing proporciona, confira a seguir os principais diferenciais que o iClinic Marketing te oferece de forma exclusiva.

1. O iClinic Marketing foi desenvolvido especialmente para profissionais de saúde

Diferente de outras ferramentas de e-mail marketing disponíveis no mercado, o iClinic Marketing foi desenvolvido exclusivamente para médicos. Isso significa que toda a configuração, design e e-mails pré-prontos estão personalizados para a área da saúde.

A equipe de produto da iClinic realizou diversas pesquisas e testes com clientes do software iClinic, para conseguir elaborar uma ferramenta fácil de usar e que atendesse as necessidades dos médicos empreendedores, ou seja, aqueles profissionais que buscam a fidelização de pacientes, aumento de retornos no consultório, entre outros aspectos.

Contar com um produto que foi desenvolvimento com a sua área de atuação em mente é um diferencial incrível, não acha?

2. Integração total com os dados do software iClinic

Um ótimo benefício do iClinic Marketing é a integração com os dados do software médico iClinic, ou seja, não é necessário realizar nenhum tipo de transferência de dados para adicionar seus pacientes nas listas de e-mails, caso você seja um cliente iClinic.

Normalmente, quando uma ferramenta de e-mail marketing é contratada, é preciso subir toda a lista de pessoas que você deseja que recebam seus e-mails, o que demora um certo tempo para ser elaborada e carregada na plataforma.

Com o iClinic Marketing, você simplesmente não tem esse problema. Basta que você adicione o e-mail do paciente no momento de cadastrá-lo.

Ficou interessado em conhecer mais sobre as estratégias de e-mail marketing? Confira nosso Webinar gratuito sobre como aplicar estratégia de e-mails com o iClinic Marketing.

3. Treinamento direto com nossos especialistas

Após adquirir o iClinic Marketing, você terá um treinamento completo da ferramenta diretamente com um dos nossos especialistas da equipe de sucesso do cliente.

A duração do treinamento varia de acordo com a experiência do profissional de saúde (se já utilizou alguma ferramenta do tipo ou não). Porém, garantimos sessões de consultoria que no total, duram aproximadamente 2 horas e meia, sendo 40 minutos cada sessão, para que você use de fato, o máximo do iClinic Marketing.

Ressaltamos também que, além de te ajudar a usar o iClinic Marketing por completo, seu treinamento também inclui a elaboração de uma estratégia que trabalhe as principais necessidades do seu consultório no momento. 

Além disso, nossos especialistas incluídos no treinamento também são profissionais capacitados em publicidade, que irão te auxiliar na criação de e-mails personalizados para o seu dia a dia.

Falando na criação de e-mails, vamos ver os principais tipos de e-mail que podem ser criados no iClinic Marketing? Confira!

Principais tipos de e-mail para criar no iClinic Marketing

Antes de começar a falar especificamente dos tipos de e-mail, precisamos enfatizar que atualmente há dois formatos de e-mail marketing presentes na ferramenta: as campanhas de e-mail e as sequências automáticas de e-mails.

Vamos abordar mais sobre elas nos próximos tópicos. 🙂

Campanhas de e-mail

As campanhas de e-mail são enviadas uma única vez para seus pacientes e o principal objetivo das campanhas de e-mail é enviar mensagens pontuais para seus pacientes, como avisos gerais do consultório, por exemplo.

Opa, mas se elas são enviadas apenas uma vez, isso significa que só posso utilizar cada campanha apenas única vez?

Não! Para evitar qualquer tipo de retrabalho, é possível duplicar uma campanha. Isso significa que você pode enviar a mesma campanha em 2019, e em 2020, ou qualquer outro período que você quiser.

Ou seja, você pode deixar vários modelos de campanhas salvos, assim, você apenas edita e personaliza de acordo com a época que desejar enviar. Bem prático, não concorda?

Continue a leitura e veja os principais tipos de e-mail para as campanhas. Boa leitura!

1. E-mail sobre avisos gerais

De vez em quando é preciso enviar avisos gerais para seus pacientes, como uma mudança de endereço do consultório, uma boa novidade, alterações no horário de atendimento e até mesmo período de recesso/férias.

Muitos médicos simplesmente se esquecem ou deixam de lado a parte fundamental de avisar seus pacientes sobre essas questões pontuais, porém, é algo extremamente importante, que com certeza os pacientes valorizam.

Por isso, considere criar esse tipo de e-mail na sua ferramenta. Para te ajudar, separamos esse exemplo básico:

Oi, [nome do paciente], como você está?
Devido às comemorações de fim de ano, gostaria de informá-lo que a clínica estará fechada entre o período de 15/12 até 05/01. 
Caso deseje já agenda alguma consulta para o próximo ano, por favor, acesse o link do nosso agendamento online. 
[Link do agendamento online] Um grande abraço,
Dr. iClinico

Definitivamente uma ótima maneira de avisar seus pacientes, com a garantia de que eles receberão a mensagem!

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2. E-mail de datas comemorativas

As campanhas de e-mail são muito utilizadas pelos profissionais de saúde em datas comemorativas, como o Natal, Novembro Azul, Páscoa, entre outras datas importantes tanto na área da saúde, quanto para seus pacientes.

Normalmente, o único contato que os pacientes possuem com seus médicos é durante a consulta, por isso, receber uma mensagem personalizada de Feliz Natal, Feliz Páscoa, ou até mesmo lembrando de realizar um exame durante uma época como o Outubro Rosa, é algo que pode estreitar a relação médico e paciente.

Confira um bom exemplo de e-mail de data comemorativa:

Olá [nome do paciente], tudo bem?
Espero que você tenha um ótimo Natal e um próspero ano novo. Que o ano que vem seja ainda melhor para você e sua família!
Felicidades e abraços,
Dr. iClinico.

Um mensagem simples, mas com o poder de criar uma relação duradoura entre você e seu paciente.

Sequência automática de e-mails

A sequência automática de e-mails é enviada de forma contínua e em determinado período para seus pacientes. Ou seja, de acordo com sua programação, a ferramenta envia e-mails periodicamente para os pacientes até que sua sequência seja finalizada.

Imagine que você queira enviar lembretes de retorno para seus pacientes, o próximo tipo de e-mail que iremos abordar no artigo. Você pode escolher uma sequência de 180 dias. Ao inserir esse paciente na sequência de e-mails de 180 dias, durante os próximos meses ele receberá e-mails de lembrete para marcar um retorno no consultório para a data esperada. 

Caso ele marque um retorno, ele será automaticamente retirado dessa sequência de e-mails e  para de receber esses e-mails, de acordo com os critérios configurados pela própria ferramenta.

Que tal dar uma olhada nos tipos de e-mail em sequência? Continue lendo!

3. E-mail de boas-vindas

O e-mail de boas-vindas tem a função de realmente dar boas-vindas para os novos pacientes do seu consultório, tornando o acolhimento ainda maior, porque, além de ter tido uma ótima experiência no seu estabelecimento, ele ainda chega em casa e recebe uma mensagem calorosa, que provavelmente não esperava.

Olhe um exemplo prático de um bom e-mail de boas-vindas:

Olá [nome do paciente], tudo bem?
Espero que a experiência no consultório tenha sido incrível. Caso você tenha alguma dúvida, por favor entre em contato comigo respondendo este e-mail, ou clicando em um dos números disponíveis no final da mensagem.
Além disso, estou sempre aberto para receber comentários e sugestões sobre o atendimento do consultório como um todo. 🙂
Tenha uma ótima semana, abraços,
Dr. iClinico

Não é todo profissional de saúde que tem essa preocupação e cuidado com os seus pacientes, não é mesmo?

Caso tenha interesse em entender mais sobre como o iClinic Marketing funciona, assim como os e-mails, leia nosso eBook completo sobre o assunto. 

4. E-mails de lembretes de retorno

Como já mencionamos no artigo, a função desse tipo de e-mail é lembrar seus pacientes de retornarem ao seu consultório. Esse e-mail já é padronizado dentro do iClinic Marketing.

Isso significa que você não precisa configurar a sequência manualmente, ela vem pré-pronta para que você não tenha todo esse trabalho, otimizando ainda mais seu tempo.

As mensagens dos e-mails também estão personalizadas. Você pode alterar o texto ou simplesmente deixar do jeito que está, caso prefira. 

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5. E-mails personalizados

Os e-mails personalizados, como o próprio nome diz, precisam ser configurados por você para que tenham uma personalização completa para seus pacientes e que te ajudem a cumprir as suas necessidades no consultório.

Apesar de precisar criar os e-mails personalizados do zero, a partir do momento que são criados, eles podem ser habilitados por quanto tempo você desejar.

A seguir, listamos alguns exemplos de e-mails personalizados que você pode criar para oferecer uma experiência ainda mais satisfatória para seus pacientes, mesmo quando eles estão longe do consultório. 

  • Planos de cuidado: os e-mails personalizados de plano de cuidado são aquelas mensagens para enviar orientações médicas para os pacientes que estão realizando algum tratamento, ou fizeram um procedimento cirúrgico, por exemplo, e precisam de certas orientações periódicas;
  • Pesquisa de satisfação: o NPS, Net Promoter Score, é uma métrica que avalia a satisfação dos seus pacientes de 0 a 10, sendo notas de 0 a 6 consideradas como detratores (pacientes que não estão satisfeitos com a experiência do consultório), de 7 a 8 como neutros (pacientes que estão satisfeitos, mas não são fiéis ao seu serviço médico), de 9 a 10 como promotores (pacientes fidelizados que indicariam seu consultório);

Lembre-se, você não precisa ficar preso apenas nos tipos de e-mails mencionados neste artigo, você pode criar qualquer mensagem que desejar, afinal, assim como o software iClinic, a funcionalidade de e-mail marketing também é personalizável.

Caso tenha alguma dúvida, pode sempre entrar em contato com nossos especialistas para eles te ajudarem na elaboração desse e-mail. 

É importante enfatizar que grande parte dos profissionais de saúde ainda não investe nessa estratégia tão fundamental do marketing, ou seja, adquirir esse diferencial agora lhe entrega uma ótima vantagem competitiva.

Quando falamos de um mercado que, de acordo com o CFM, apenas nos últimos 47 anos, cresceu 665,8%, ter vantagem competitiva é essencial para conseguir se destacar nessa área tão concorrida.

Quer criar esses tipos de e-mail agora mesmo e promover ainda mais a satisfação dos seus pacientes? Teste o iClinic Marketing e adquira todas essas vantagens para seu consultório agora mesmo:

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Sobre o autor

Yasmim Mayumi

Especialista em Marketing de Conteúdo e estudante de Letras na Barão de Mauá em Ribeirão Preto.