Como aumentar o retorno de pacientes em sua clínica com o iClinic?

Como aumentar o retorno de pacientes em sua clínica com o iClinic?

Yasmim Mayumi Ferramentas para Clínica Leave a Comment

Leia em 5 min.

Aumentar o retorno de pacientes na clínica é um objetivo comum entre os profissionais de saúde. Afinal, a principal fonte de renda de qualquer médico são as consultas.

Felizmente, a tecnologia permite que os profissionais mantenham um contato próximo com seus pacientes mesmo após a consulta, por meio de softwares médicos como o iClinic.

Porém, muitos médicos ainda não contam com a ajuda da tecnologia em seu dia a dia, o que acaba resultando um enorme prejuízo a longo prazo.

Imagine que por semana, cerca de 5 pacientes faltam às consultas marcadas sem aviso prévio. Se cada consulta custa, em média, R$ 100,00, isso significa que você perde R$ 500,00 toda semana.

Quando pensamos na perda que isso gera no ano, o número fica ainda maior. 

Mesmo quando os retornos não são remunerados, a falta do paciente significa, em muitos casos, a ausência de fidelização. Ou seja, é pouco provável que ele marque uma nova consulta. 

Por isso, é essencial que os médicos contem com a ajuda de um software médico eficiente, que aumente o retorno dos pacientes de forma simples e prática.

Veja a seguir como o iClinic pode te auxiliar a alcançar esse objetivo.

5 maneiras de aumentar o retorno de pacientes em sua clínica com o iClinic

A maneira mais efetiva de aumentar o retorno de pacientes é trabalhar com consistência na estratégia de fidelização, como por exemplo, lembrando seus pacientes das consultas agendadas.

É claro que realizar essas atividades de forma manual acaba sendo inviável no dia a dia, principalmente quando você também administra um consultório

Pensando nisso, o iClinic desenvolve funcionalidades que auxiliam os médicos a manter o contato no pós-consulta com os pacientes.

Vamos descobrir quais são elas?

Assista nosso vídeo abaixo para descobrir algumas dicas sobre retorno de pacientes, e continue a leitura!

1. Lembretes de consulta por SMS, WhatsApp e e-mail

Você sabia que os lembretes de consulta por SMS e e-mail podem reduzir as faltas dos pacientes em até 30%?

No iClinic, você pode confirmar consultas de forma automática por SMS, WhatsApp e e-mail. 

Os lembretes por SMS e e-mail são enviados no dia anterior ao atendimento, e ao confirmar ou cancelar a consulta, o status da agenda médica muda para “confirmado/cancelado pelo paciente”.

Independente de qual canal seu paciente decida confirmar a consulta, você tem garantia de que ele receberá o aviso, mesmo quando não estiver conectado na internet.

Uma ótima forma de aumentar o retorno de pacientes, não concorda?

Confira um trecho do depoimento do Albespyerry Diniz, um dos casos de sucessos da iClinic que alcançou esse objetivo.

“O envio de SMS e e-mail para confirmar consulta caiu em 30% as faltas dos meus pacientes, diminuiu bastante.”

2. Lembretes de retorno por e-mail marketing

O iClinic Marketing é a plataforma de e-mail marketing exclusiva para profissionais de saúde e está totalmente integrada com os dados do sistema.

Diferente de outras plataformas, você não precisa adicionar uma lista de contatos para começar a enviar mensagens, basta especificar quais pacientes registrados no sistema deseja contatar.

No iClinic Marketing é possível enviar e-mails como:

  • Campanhas de e-mail: enviadas uma única vez para os pacientes, possuem o objetivo de entregar mensagens pontuais, como avisos, e-mails de datas comemorativas, entre outros. Também são conhecidas popularmente como malas diretas;
  • Mensagens automáticas: também conhecidas como fluxos de e-mails, elas são enviadas automaticamente para os pacientes, e podem aumentar o número de procedimentos realizados na clínica, assim como enviar orientações médicas periodicamente, entre outros.

Na plataforma, os lembretes de retorno são contemplados pelas mensagens automáticas, e já são pré-programados. Basta adicionar a lista de pacientes que deseja enviar.

Você também pode personalizar as mensagens da forma que achar melhor, e selecionar de que forma deseja lembrar os pacientes (30 dias antes da consulta, 15 dias, e assim por diante).

Dê uma olhada no depoimento da Dra. Luciana para descobrir como o iClinic Marketing a auxilia na estratégia de marketing de relacionamento com seus pacientes.

O iClinic oferece o e-mail marketing e a personalização completa da ferramenta, inclusive com intervalos de envio, seleção de pacientes, o ciclo de e-mails automáticos. Isso facilita muito nossa vida de médico e nenhuma empresa faz. Com certeza é um diferencial.”

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3. Lista de espera

Imagine que sua agenda esteja lotada para as próximas semanas. Uma ótima notícia, certo? 

Ao mesmo tempo, é provável que vários pacientes estejam aguardando um horário livre, e é bastante comum que alguns pacientes esqueçam de conferir quando conseguirão marcar um retorno.

A demora para agendar uma consulta também pode gerar um desconforto para os pacientes, pois alguns podem se sentir esquecidos, deixados de lado.

Existe uma forma simples de contornar essa situação. 

A lista de espera é uma funcionalidade da agenda do iClinic, e nela você pode registrar todos os pacientes que estão aguardando por um horário, além de realizar anotações/lembretes.

Assim, caso alguém cancele uma consulta, você pode rapidamente ver quem é a primeira pessoa da sua lista de espera, e mostrar que, apesar da correria, ainda se lembra da necessidade dos seus pacientes.

Leia o caso de sucesso do Dr. Vinicius e descubra como o iClinic ajudou o profissional a duplicar seu número de atendimentos.

4. Teleconsulta

A Teleconsulta iClinic permite que você atenda seus pacientes à distância, de forma segura.

Ela é totalmente integrada ao prontuário eletrônico, então todas as suas anotações são salvas automaticamente, assim como a gravação, caso a consulta seja gravada.

A Telemedicina por si só já traz diversos benefícios, como redução de custos, praticidade para os pacientes que não precisam se locomover quando não é necessário, e democratização do acesso à saúde.

Quando pensamos nas consultas de retorno, as vantagens são ainda maiores, pois a Teleconsulta é ideal para atendimentos como validação de hipóteses diagnósticas, solução de dúvidas, entre outros.

Ou seja, você pode aumentar o retorno de pacientes com a Teleconsulta, mostrando aos seus pacientes que elas podem ser agendadas mais rapidamente, e com segurança.

Confira mais sobre a Teleconsulta iClinic e conheça seus benefícios na prática.

Teleconsulta iClinic: atenda seus pacientes à distância de forma segura

5. Agendamento online

Por último, mas não menos importante, o agendamento online é uma das principais funcionalidades que podem aumentar o número de retornos da sua clínica.

A verdade é que na maioria dos casos, os pacientes demoram horas, até mesmo dias, para conseguirem agendar um atendimento. Principalmente quando a marcação é feita apenas por telefone ou mensagem. 

O agendamento online permite que os pacientes marquem consultas de qualquer lugar, e a qualquer hora

Ele pode ser divulgado em marketplaces como o AgendarConsulta.com e seu própio site médico, o que também contribui para sua presença online.

Ao facilitar a experiência de agendamento para os pacientes, você consequente aumenta o retorno deles a sua clínica e consultório.

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Sobre o autor

Yasmim Mayumi

Especialista em Marketing de Conteúdo e estudante de Letras na Barão de Mauá em Ribeirão Preto.