Descubra seu procedimento mais rentável com o iClinic em 4 passos

Descubra seu procedimento mais rentável com o iClinic em 4 passos

Yasmim Mayumi Ferramentas para Clínica Leave a Comment

Leia em 4 min.

O procedimento mais rentável é apenas um dos dados que o iClinic mostra de forma automática. Você também pode conquistar diferenciais como fluxo de caixa, controle financeiro, e relatórios.

Para melhorar as finanças do seu consultório sem deixar de lado outras responsabilidades, como o foco no paciente, é preciso contar com a ajuda de um software médico de excelência.

Veja um trecho retirado do caso de sucesso do Dr. Pedro Diniz, um dos diversos clientes da iClinic que melhorou suas finanças com o sistema:

“Ao anotar em fichas ou outros sistemas que não são tão completos igual o iClinic, você fica perdido. No iClinic a organização é muito completa e facilita bastante. Além disso, a ferramenta auxilia na gestão e visualização de dados, informações que eu nem tinha ideia.”

Quer descobrir como você também pode conquistar essa ótima gestão financeira? Acompanhe!

Como os relatórios automáticos do iClinic revelam meu procedimento mais rentável?

O software médico iClinic foi desenvolvido para organizar as finanças dos administradores e médicos empreendedores que têm seus próprios consultórios.

Em seu caso de sucesso, o profissional Maximiliano Gigena compartilha como as funcionalidades do iClinic o ajudaram em sua gestão.

“Eu não sabia quanto eu tinha para receber, quais eram os custos da clínica, quanto gastava em funcionários, era desorganizado. Decidi deixar tudo centrado no iClinic, o que ajudou muito depois, porque hoje minhas secretárias têm mais controle, conseguimos diminuir o número de ferramentas utilizadas. A gestão da clínica melhorou, facilita muito.” 

Como o Maximiliano enfatiza em seu depoimento, após configurar os valores dos seus procedimentos no iClinic e registrar suas movimentações financeiras, tudo fica facilitado.

“Depois que você customiza as finanças da sua clínica no iClinic, organizando seus procedimentos, valores, de forma bem estruturada, fica muito fácil de controlar depois, e funciona muito bem. É um controle financeiro excelente, que eu não tinha antes.”

Veja a seguir um passo a passo completo que irá mostrar como descobrir seu procedimento mais rentável no sistema.

1. Cadastre os valores dos seus procedimentos

Ao acessar o iClinic, clique no seu perfil, e depois em “Configurações de Profissionais“. 

Nessa seção, você consegue personalizar seu prontuário, agenda médica, agendamento online, suas comunicações, convênios, entre outros. Clique em “Procedimentos“.

Você pode clicar em “Novo procedimento” para cadastrar uma nova opção, ou clicar em uma já existente. 

O iClinic permite que você personalize a cor do procedimento que irá aparecer na sua agenda, o nome, duração em minutos, o valor, e especifique quais convênios são aceitos, caso exista algum.

Para facilitar seu dia a dia, registre o valor de todos os seus procedimentos. Assim, na hora de lançar o recebimento para o financeiro, você ou sua secretária não precisam preencher manualmente.

2. Registre todos os seus pagamentos

Ao finalizar um atendimento no iClinic, o sistema automaticamente irá lhe dar a opção de lançar o pagamento no financeiro. 

Você pode registrar a data de validade, ou seja, o limite para o procedimento ser pago, e a data que você recebeu, ou irá receber. Também é possível parcelar o pagamento para o paciente.

Os usuários da recepção podem lançar o pagamento pela agenda, caso não seja você quem recebe os pagamentos. 🙂

Para alterar o local de lançamento dos pagamentos, clique em “Configurações da Clínica”, depois em “Finanças”, e vá até “Configurações Financeiras” para escolher como deseja lançar seus pagamentos (agenda ou prontuário).

Você também consegue lançar receitas pela área de “Finanças” do sistema. É só clicar em “Gestão” para encontrar essa seção. Por meio dela, é possível registrar despesas, visualizar seu fluxo de caixa, entre outros.

É essencial lembrar de registrar todas as suas movimentações financeiras para que os seus relatórios automáticos sejam completos e assertivos. Vou explicar como eles funcionam nos próximos tópicos!

Quer ver como o controle financeiro do iClinic funciona na prática? Assista nossa websérie gratuita:

3. Analise o gráfico de receitas x procedimento

Uma das maneiras de ver qual procedimento está sendo lucrativo, é na área de “Finanças”, com o gráfico “Receitas x Procedimento”, gerado automaticamente a partir de dados da sua conta.

Por isso, é fundamental centralizar sua gestão financeira no iClinic, ao invés de espalhá-la em planilhas que são facilmente perdidas ou alteradas.

Entretanto, existe uma forma mais completa de ver as receitas dos seus procedimentos. Dê uma olhada no próximo tópico!

4. Gere relatórios automáticos

Clique em “Gestão”, depois vá até “Relatórios“. Na seção “Finanças”, selecione o campo “Análise de receitas“.

Escolha o período que deseja analisar. Há as opções padrões, como mês, semana, próximo mês, que te dá previsibilidade, mas você também pode escolher um período específico.

Em “Agrupado por“, escolha a opção “Procedimento“. Dessa maneira, suas receitas serão analisadas por procedimento.

Clique em “Gerar relatório” para ver todos os procedimentos realizados, os valores que renderam, e a porcentagem do valor total que você arrecadou. 

A partir da porcentagem você consegue ver facilmente qual é o procedimento mais rentável para o seu consultório.

Incrível, não acha? No iClinic você pode descobrir informações como convênio mais lucrativo, previsão das finanças para os próximos meses, e assim por diante.

Para conhecer todos esses benefícios na prática, faça um teste gratuito agora mesmo:

Experimente gratuitamente: Comece agora a testar o iClinic. Clique aqui!

Sobre o autor

Yasmim Mayumi

Especialista em Marketing de Conteúdo, atua como produtora de conteúdo desde 2019 na iClinic, e é estudante de Letras - Licenciatura em Inglês e Português na Barão de Mauá em Ribeirão Preto.