Como o marketing pode atrair mais pacientes para sua clínica ou consultório?

Como o marketing pode atrair mais pacientes para sua clínica?

Principais tópicos

O marketing é uma importante estratégia para conquistar ainda mais pacientes para sua clínica e investir nessa ferramenta é mais que essencial nos dias atuais. Confira aqui como você pode aplicar essas técnicas agora mesmo na sua clínica.

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Se você tem uma clínica ou consultório, deve se perguntar quais ações de comunicação são mais interessantes e quais fazem sentido para o seu mercado.

Sempre ouvimos sobre a dificuldade de estruturar ações de marketing para clínica e outros negócios na área da saúde. Mas será que é tão difícil assim?

No artigo de hoje vamos trazer alguns pontos que você precisa considerar para aumentar o número de pacientes, melhorar o relacionamento da sua clínica com cada um deles e, claro, aumentar a lucratividade do seu negócio.

Você tem investido em algo? Tem tido dúvidas sobre como aumentar os seus resultados e conquistar seus objetivos?

Se prepare: você está prestes a descobrir as melhores estratégias de divulgação para a sua clínica!

Vamos lá?

Por que é importante investir em marketing para clínica?

A comunicação para clínicas é fundamental para aumentar a lucratividade e o número de pacientes.

Como você acha que os grandes profissionais da área da saúde alcançaram suas posições de destaque?

O bom serviço prestado é sim fonte de muitas indicações. Mas para que indicações existam, é preciso ter pacientes, e para ter pacientes, é preciso elaborar ações de comunicação assertivas.

E é nesse momento que você precisa aprender a investir em marketing para clínicas e consultórios médicos.

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Marketing digital para clínicas: é possível?

O marketing digital veio para facilitar a vida das empresas. Independente do mercado de atuação, as ações online conseguem trazer resultados mais concretos para os negócios.

Pensando nas clínicas, não é diferente.

Ao contrário do marketing tradicional, o marketing digital permite uma mensuração de resultados muito mais completa, próxima e até ao vivo das ações que estão sendo realizadas.

Com essa mensuração você conseguirá descobrir quais ações têm trazido mais resultados para a sua clínica e quais precisam ser repensadas.

Com esses números em mãos, você conseguirá estruturar os investimentos e aumentar a captação de pacientes.

Junto à isso, o marketing digital também permite que a sua clínica se relacione de forma mais próxima aos pacientes, aumentando a taxa de retenção e tornando as visitas mais contínuas.

Estratégias de marketing para clínicas com foco no digital

Para que a sua clínica consiga desfrutar de todas as possibilidades que o marketing digital tem para oferecer, é preciso entender quais são as estratégias mais interessantes para o seu negócio.

Lembre-se que, para ter sucesso com cada uma delas, é preciso conhecer bem o seu público.

Nesse momento, é preciso que você saiba a fundo o que é a sua clínica:

  • Que tipo de posicionamento ela tem?
  • Que tipo de pacientes você quer atrair?
  • Onde você está hoje e onde você pretende chegar com as ações de marketing?

Com essas questões respondidas, podemos pensar nas estratégias mais adequadas para o seu negócio:

1. Redes Sociais

Estar presente nas redes sociais é fundamental para se relacionar com os atuais pacientes e conquistar novos.

Esteja sempre em contato com o seu público e converse diretamente com ele, levando informações relevantes sobre cuidados com a saúde, dicas de cuidado e bem estar e outros conteúdos que possam interessar os pacientes.

É preciso garantir uma frequência de publicações para manter a atenção voltada para a sua página.

A dica é aproveitar a opção de programar publicações para não precisar postar diariamente! Faça um roteiro semanal e deixe automatizado.

Outro ponto fundamental dentro de redes sociais é em responder as dúvidas do seu público.

É comum que os pacientes ou pessoas interessadas no seu serviço tenham perguntas. Certifique-se de que todas elas sejam respondidas o mais rápido possível – e da melhor forma!

redes sociais para medicos e profissionais da saude

2. Blog

Ter um blog também é uma forma de trabalhar a imagem da sua clínica junto ao mercado.

Com informações relevantes sobre saúde e sua área de atuação, com dicas e conteúdos diferenciados, você pode transformar a sua clínica em uma referência para os pacientes.

Os conteúdos ajudarão a sua clínica a ser encontrada por pacientes potenciais nos mecanismos de busca.

Caso uma pessoa esteja pesquisando sobre alguns cuidados com a saúde, dúvidas sobre alguma doença ou formas de prevenção, se você tiver um conteúdo bom o suficiente para ser bem rankeado, seu consultório será um dos primeiros na lista de resultados. O que você ganha com isso? Visibilidade!

– A educar o mercado.

Seus pacientes, concorrentes e possíveis pacientes enxergarão o seu negócio como uma referência na área da saúde.

3. Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo caminha junto à estratégia do blog.

A diferença é que, nesse momento, teremos conteúdos diferenciados, podendo investir em eBooks, infográficos, vídeos, relacionamento através de email marketing e muito mais!

Essa estratégia é fundamental para atrair possíveis pacientes e dar a eles informação suficiente para que a consulta seja marcada e efetivada!

Graças à educação de mercado com conteúdos relevantes, você consegue mudar a realidade da sua clínica!

Nesse modelo de estratégia, é preciso traçar as palavras-chave mais comuns buscadas pelos seus potenciais pacientes para garantir que os seus conteúdos abracem essa temática.

Assim, você consegue ir direto em suas maiores dúvidas e responder às suas perguntas antes da concorrência.

4. Email marketing e relacionamento com os pacientes

A estratégia de e-mail marketing está diretamente ligada ao bom relacionamento com seus pacientes.

É ideal que sua clínica tenha um sistema de gestão integrado para armazenar informações importantes sobre os seus pacientes: seus contatos, histórico de consultas, previsão de próximas consultas, etc.

Tudo isso será utilizado para o trabalho de email. Com essa estratégia, conseguimos:

  • Dar suporte após as consultas, levando conteúdos interessantes com base nas particularidades de cada paciente;
  • Disparar lembretes e agendamento de consultas;
  • Fornecer conteúdos interessantes sobre cuidados com a saúde e bem estar;
  • Iniciar um diálogo a respeito da qualidade do seu atendimento, e levantar informações relevantes sobre como melhorar a sua clínica, os processos e as ofertas para os seus pacientes.

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Erros mais comuns nas estratégias de marketing para clínicas que você precisa evitar

As estratégias de marketing digital são fundamentais para o sucesso da sua clínica.

Além de serem simples, possuem um valor de investimento muito mais em conta do que ações tradicionais.

No entanto, é preciso ter cuidado com alguns pontos: existem erros muito comuns que precisam ser evitados para que você alcance seus objetivos.

Não basta estar presente nas plataformas digitais: é preciso realmente fazer parte do universo, investir tempo, dinheiro e atenção para ouvir o que o seu público tem a dizer.

Ao contrário do marketing tradicional, o marketing digital permite uma comunicação bilateral, aproximando a sua clínica do paciente. Por isso, tenha cuidado: aprenda a lidar com o seu público e a ouvir suas críticas!

1. Não conhecer o seu público

O primeiro erro em estratégias de marketing digital é não conhecer o seu público. Você sabe quem é o seu paciente e como ele se comporta? Onde ele procura por informações a respeito de saúde? Que tipo de linguagem realmente funciona?

Todos esses pontos são fundamentais para que você consiga criar uma comunicação mais assertiva.

Para isso, é preciso criar personas.

O estudo de personas irá desenhar personagens semi-fictícios que representarão os seus pacientes ideais, entendendo quais são suas características mais específicas, maiores preocupações, objeções mais comuns e meios de comunicação mais utilizados.

Com essas informações em mãos, você conseguirá desenhar estratégias mais concisas para atrair os pacientes certos!

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2. Não saber lidar com críticas dos pacientes

Outro ponto fundamental é não saber lidar com as críticas dos pacientes. É comum que alguns não estejam satisfeitos com os serviços oferecidos pela sua clínica, e você precisa aprender a lidar com isso.

Nunca apague comentários negativos nas redes sociais. Responda-os com cuidado e disposição para ajudar e resolver todas as questões.

Aprenda, inclusive, a absorver informações valiosas das críticas que irão surgir: quem melhor que seus próprios pacientes para dizer o que é preciso melhorar no seu negócio?

Aproveite essas informações e transforme a sua clínica em um verdadeiro sucesso!

3. Abandonar as estratégias no meio

Erro de muitos: abandonar as estratégias no meio. Se você deu início à uma estratégia de marketing para clínica, não deixe-a de lado: continue para colher os resultados.

As ações precisam de tempo de recorrência para garantir que os resultados realmente sejam alcançados.

O abandono de estratégias só deve ser considerado após a mensuração de resultados: no caso de muitas ações em paralelo, a mensuração ajudará a descobrir quais estão dando mais resultados e quais não estão satisfatórias.

Assim você conseguirá redirecionar os esforços e aumentar o seu investimento nas que estão dando maior lucratividade.

Investir em marketing para clínicas é fundamental!

Existe uma ideia de que são estratégias difíceis e complicadas, devido ao mercado em questão.

A verdade é que o marketing digital permite diversas ações que podem ser executadas de forma simples e prática, aproximando os pacientes da sua clínica e gerando cada vez mais lucros.

Que tal aprender um pouco mais sobre marketing para clínicas e aumentar o número de pacientes satisfeitos? Preparamos um conteúdo para que você aprenda a definir suas metas e saber no que vale a pena investir.

Acesse o nosso artigo Como definir metas: aprenda 11 passos para concretizar seus objetivos! e aproveite!

Sobre o autor:

A Rock Content acredita na evolução do relacionamento das pessoas com as empresas por meio de conteúdo de qualidade. Assim, nós oferecemos a estratégia certa para você atrair, aproximar e reter clientes.

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