Ícone do site Blog iClinic – Dicas para gestão de clínicas e consultórios!

Jornada do paciente: como melhorar o atendimento da sua clínica

Jornada do Paciente: o que é e qual a sua importância para a clínica
Leia em 3 min.

A jornada do paciente engloba todas as experiências que o paciente tem com o seu serviço médico, como a busca pelo seu perfil na internet, agendamento, atendimento e pós-consulta.

Você sabia que a experiência do paciente com sua clínica começa muito antes da consulta e continua até o pós-atendimento?

Para que consiga se destacar por sua excelência, é preciso se preocupar com questões que vão além do atendimento ao paciente.

Buscando te auxiliar nesse processo, preparamos este texto completo no qual você vai descobrir tudo o que precisa sobre a jornada do paciente e como melhorá-la na sua clínica.

Fique de olho nas dicas que vamos trazer para que seus pacientes possam se sentir cada vez mais satisfeitos com o seu atendimento!

O que é a jornada do paciente?

A jornada do paciente define o conjunto de todas as etapas pelas quais o paciente passa, desde o momento em que ele percebe algum sintoma diferente e decide agendar uma consulta médica, até o pós-consulta.

Ou seja, a jornada do paciente vai incluir todas as experiências que ele tem em contato com a sua clínica.

Assim, chamamos uma atenção especial para esse processo de caminhada junto ao paciente durante a sua jornada.

Por se tratar de experiência, o que concluímos é que quanto melhor e mais bem estruturada for a sua jornada, maiores são as chances de fidelizar o seu paciente.

Isso porque uma má experiência pode fazer com que ele procure por outro médico, enquanto a boa experiência vai atraí-lo, fidelizá-lo e torná-lo um promotor do seu serviço.

Afinal, quando bem atendidos, os pacientes passam a “panfletar” o nome da sua clínica a quem precisa, melhorando a sua reputação.

Para saber se seu atendimento e se sua jornada estão bem estruturados, nada melhor do que perguntar diretamente aos pacientes. Coletar feedbacks é essencial para isso!

3 dicas para melhorar a jornada do paciente na sua clínica

Agora que já compreendemos o que é e a importância de se ter e monitorar a jornada do paciente, vamos a algumas dicas de implementação que irão te ajudar a dar um gás no atendimento da sua clínica!

1. Pense em seus diferentes tipos de pacientes

Como médico, você já deve ter reparado que um paciente nunca é igual ao outro. Isso vai desde de quais são suas necessidades e sintomas, até a forma como eles dão início a sua jornada com a sua clínica.

Alguns pacientes irão chegar até você pela indicação de um amigo, outros serão indicados por outro médico.

Há aqueles que irão fazer uma extensa pesquisa até chegar em você, e outros que irão agendar uma consulta com o primeiro contato que aparecer no Google.

É essencial que você esteja preparado para receber e atrair esses diferentes perfis, assim conseguirá suprir suas necessidades e expectativas.

2. Melhore a sistemática da sua clínica

Ninguém gosta de ficar esperando, seja onde for. Assim, uma dica simples para melhorar a jornada do seu paciente é a organização.

Tente evitar linhas telefônicas congestionadas, atrasos em suas consultas e faça com que o seu paciente se sinta confortável enquanto espera.

E sim, aqui entram também algumas questões de arquitetura da sua sala de espera, porque oferecer apenas cadeiras não é o suficiente para proporcionar uma boa experiência.

3. Utilize a tecnologia a seu favor

Modernizar-se pode permitir um contato mais próximo com seus pacientes, o que aumenta as chances deles retornarem ao seu consultório.

Você pode enviar e-mails com atualizações e mensagens de texto lembrando que a consulta agendada está se aproximando, por exemplo.

Você também pode se manter disponível pelo WhatsApp Empresarial para solucionar dúvidas e ter um blog para discorrer sobre assuntos que alimentem a curiosidade sobre saúde de seus pacientes.

Softwares médicos também são grandes aliados para melhorar a jornada do paciente nesse quesito, uma vez que eles contam com ferramentas que impactam diretamente a experiência da clínica, como prontuário eletrônico, agenda médica e gestão financeira.

Agora que você já entendeu a jornada do paciente, pode começar a realizar pequenas intervenções para torná-la ainda mais prazerosa em todo seu percurso.

Dessa forma, aumentará a satisfação de seus pacientes, tornando-os progressivamente mais realizados com seu atendimento e fiéis à sua clínica.

Quer mais dicas sobre como fidelizar seus pacientes? Baixe gratuitamente nosso eBook e comece ainda hoje!

Gostou deste conteúdo?

Junte-se a mais de 70 mil profissionais de saúde e não perca eBooks, planilhas, dicas e guias exclusivos que vão ajudar na gestão da sua clínica.

Quero receber conteúdos
Sair da versão mobile