O marketing para clínicas é um grande aliado na conquista e manutenção de pacientes, seja qual for a área de atuação. Em suas várias formas, ele colabora com a atração do seu público-alvo, fazendo-o frequentar o seu espaço e usufruir do seu serviço.
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O marketing para clínicas garante a satisfação dos pacientes de tal forma que o faz criar um relacionamento duradouro, humanizado e benéfico com a equipe e a clínica. É uma forma eficiente de promover uma imagem favorável e motivar as pessoas a escolherem seus serviços.
O uso adequado das ferramentas de marketing significa, também, a diminuição de custos e uma maior eficiência no alcance dos objetivos da clínica, pois um dos princípios básicos do marketing é proporcionar valor e benefícios para quem o utiliza.
Há diversas formas de se empregar as ferramentas do marketing para compreender as necessidades e desejos das pessoas, e elaborar serviços para satisfazê-las. Lembrando que não é qualquer ação que irá conseguir ou manter um paciente como usuário do seu serviço em saúde. É preciso construir boas experiências, bons relacionamentos que, consequentemente, irão se reverter em pacientes satisfeitos.
Como usar o marketing para clínicas e se tornar referência
Não é uma tarefa fácil ser referência em qualquer área. Ainda mais porque o mercado está em constante mudança e as pessoas, cada vez mais, detêm maior domínio sobre suas preferências e pouco são influenciadas por demandas geradas. Mas, também, não é tão difícil assim. Só é necessário encontrar a fórmula para se tornar referência. Ou seja, inovação e humanização, com foco no paciente, é a chave do marketing de relacionamento.
Agir da mesma forma que a maioria no mercado pode até dar resultados, porém, não é uma maneira de atuação que fará a clínica se sobressair à média.O que coloca o seu serviço em evidência é o que você tem de diferente.
É preciso apenas ser diferente?
E, também, não é somente isso. É claro que quem consegue oferecer um serviço diferenciado, que atraia as pessoas, está a um passo de ficar bem posicionado no mercado. Agora, quando o diferencial não é divulgado, também não é visto. Sabe por quê? Por que ter um diferencial, apenas, sem que as pessoas saibam disso, é pouco resolutivo.
Quem já descobriu o quão bom é o atendimento e tudo o mais que a clínica oferece até pode influenciar outras pessoas a procurar pelo serviço. Afinal, a indicação, o boca a boca, ainda funcionam muito bem. Porém, possui um limite de abrangência que o marketing para clínicas sabe como vencer.
Bem ou mal, a clínica é um negócio que está inserido em um contexto altamente competitivo. Não planejar o marketing para ganhar visibilidade pode não ser uma decisão tão acertada. Vamos partir para um exemplo prático:
O médico gestor de uma clínica cria, aleatoriamente, dois grupos de pacientes. Depois de ser visitado pelos pacientes de um grupo, ele os enviou uma simpática mensagem de acompanhamento, enquanto que para os pacientes do segundo grupo não foi enviado nada.
Quando ambos os grupos qualificaram o grau de satisfação com relação ao acompanhamento da visita médica, os pacientes do grupo que recebeu a carta de acompanhamento ficaram totalmente satisfeitos.
Uma ação simples que pode gerar muito resultado.
Resultados do marketing para clínicas
Para obter os resultados do primeiro grupo, o gestor utilizou os princípios do marketing voltado para o valor, concentrando as atividades de marketing na criação e entrega de valor para as pessoas. É por isso que o marketing para clínicas é tão importante, para que elas se tornem conhecidas e gerem experiências agradáveis, que as pessoas queiram reviver.
Para implementar planos e estratégias de marketing para clínicas, as organizações precisam de pessoas com uma compreensão clara das ferramentas de ação estratégica do marketing, além de conhecimento sobre o ambiente de atuação da empresa.
Sobre o autor
Bruna Rezende é economista, especializada em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e mestranda em Administração em Gestão na Saúde pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Empresária com mais de 10 anos de experiência em marketing, é fundadora e CEO da E-saúde, agência de marketing especializada na área da saúde.