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Entenda como fazer seu Instagram médico do zero e dicas para gerenciá-lo!

O Instagram é uma poderosa ferramenta para os profissionais de saúde. Quando utilizada de forma eficiente, se torna ótima oportunidade para médicos, clínicas e consultórios avaliarem a sua estratégia de marketing médico e implementarem de maneira correta o Instagram como veículo de comunicação.

A adoção do Instagram como meio de comunicação por médicos e profissionais de saúde reflete a importância dessa rede para o desenvolvimento de conhecimento e diálogo com os possíveis pacientes.

Entretanto, não é uma tarefa fácil divulgar conteúdo e serviços médicos na internet. Além de ser obrigatório seguir as regras do Conselho Federal de Medicina (CFM), provavelmente seus concorrentes também utilizam as mídias digitais.

Portanto, é preciso utilizar as mídias digitais corretamente e de forma estratégica, mostrando os diferenciais da sua clínica e criando uma identidade online, para que o paciente se identifique com você e consiga perceber que está escolhendo uma clínica competente e atualizada com o mercado.

Aprenda como fazer um Instagram médico de sucesso, com dicas incríveis de publicação, crescimento, identidade visual e várias outras que preparamos para você!

Quais as vantagens de ter um Instagram médico?

instagram para medico telemedicina

A maior vantagem das redes sociais é o fato delas serem totalmente gratuitas. Qualquer pessoa ou empresa pode ter uma página, publicar e interagir com o público que, no Brasil, passa de 50 milhões de pessoas.

Tanto no instagram quanto no Facebook as postagens conseguem alcançar seguidores de forma gratuita, mas para alcançar um público maior é comum patrocinar posts para que mais pessoas tenham acesso ao seu conteúdo.

Além disso, o Instagram para médicos tem a vantagem de aproveitar muito bem os recursos, como comentários e encaminhamentos de mensagens e postagens. Dessa forma, a capacidade de interagir e se relacionar com os seus seguidores é muito maior.

O crescimento do Instagram nos últimos anos

O Instagram, sem dúvida, é uma das redes sociais que mais cresceu nos últimos anos.

Para se ter uma ideia da sua representatividade, atualmente o Instagram já possui mais de 1 bilhão de perfis ativos, sendo que 90% deles seguem contas empresariais, segundo o Hootsuite.

De acordo com o panorama da Mobile Time/Opinion Box, o Instagram está presente em 65% dos smartphones brasileiros, e dos que possuem, 84% acessam o aplicativo todo dia ou quase todo dia.

Além disso, de acordo com a própria rede social, 50% dos usuários ficam mais interessados em uma marca quando veem suas publicações na plataforma.

Provavelmente seus pacientes também estão interagindo com essa plataforma. Pensando nisso, fica claro a importância de investir em comunicação no Instagram.

Como criar um perfil médico no Instagram? Entenda passo a passo!

Toda conta do Instagram possui um perfil. Nele é possível incluir informações como nome, nome de usuário, biografia, além de informações privadas como endereço de e-mail, telefone (opcional) e gênero (opcional).

Dentre algumas informações que devem ser apresentadas nesses meios, sem infringir as regras da publicidade médica, estão:

  • Divulgação do registro CRM e RQE;
  • Esclarecimentos sobre doenças e outras questões de saúde, com base em conteúdo cientificamente comprovado;
  • Divulgação em geral de tratamentos disponíveis no mercado, sem buscar a autopromoção;
  • Conteúdos que mostrem evidências e estudos, sempre com a ressalva de que cada caso é único e, portanto, não é possível prever o “sucesso” de resultados;
  • Promoção da saúde e prevenção de doenças;
  • Incentivo a bons hábitos de vida;
  • Recomendação para que as pessoas procurem ajuda médica para atendimento individualizado.

Após criar seu perfil no Instagram, outro passo para que as pessoas saibam da existência dele, é fazer uma boa divulgação.

De início, você poderá seguir alguns colegas de trabalho, fornecedores e pacientes com quem você tenha uma relação mais próxima, pois, assim, naturalmente eles irão lhe seguir de volta.

Mas para que seu perfil alcance novos usuários e pacientes em potencial, você deve recorrer às publicações patrocinadas.

Além disso, é importante manter uma frequência de postagens pois não adianta publicar um conteúdo por mês e esperar que os números cresçam, o ideal é que semanalmente tenha novos conteúdos relevantes para os pacientes, para que eles se mantenham engajados no perfil e não deixem de seguir.

As publicações patrocinadas são postagens em que você pode investir um valor para que elas sejam impulsionadas e, dessa forma, elas passam a aparecer na linha do tempo de pessoas que não te seguem, mas que se encaixam em um determinado perfil à sua escolha.

O que colocar na bio do Instagram médico?

A bio é um espaço existente logo abaixo do seu nome, no seu perfil do Instagram. Nele é possível escrever o que você quiser. De modo geral, coloca-se a profissão, hobbies ou alguma frase de efeito.

Para fazer é muito simples, vá até a opção “Editar perfil” e descreva seu negócio de uma forma atraente e profissional. A dica é responder nos 160 caracteres da bio no Instagram às seguintes perguntas:

  • Quem você é? Dr. José da Silva;
  • O que você faz? Ginecologista;
  • Qual seu diferencial? Especialização em Saúde Sexual Preventiva;
  • Lembre-se de colocar seus números de registro (CRM e RQE).

Caso necessário, divida as informações com espaçamentos e quebras de linhas e claro, utilize emojis com cuidado e profissionalismo, para que sua bio fique ainda mais atrativa.

O link da bio também é muito importante. Você pode usar múltiplos links para ilustrar melhor o que você faz ou até direcionar para um agendamento. Uma ferramenta muito útil é o Linktree que é uma ferramenta que agrupa diversos links em apenas um, deixando a sua bio mais organizada e profissional.

Dicas para ter sucesso no Instagram médico 

Algumas características dessa rede social devem ser consideradas na hora de montar a sua estratégia de marketing médico. Confira algumas dicas a seguir.

1. Defina quais são os seus objetivos

Saber onde você quer chegar é o primeiro passo. Sua clínica deve ter um planejamento geral com metas e indicadores definidos, tanto em quantidade quanto em qualidade – todos os processos da sua clínica, como setor financeiro, atendimento ao paciente, campanhas de marketing, entre outros.

Com os objetivos traçados e as necessidades identificadas, todo esse processo se torna mais fácil, pois você poderá ter em mãos dados úteis que ajudarão a melhorar os seus resultados das suas ações, impactando também nos seus resultados nas redes sociais.

  • O que você deseja com a rede social? Essa decisão está alinhada com seus objetivos macro na clínica?
  • Você busca aumentar o conhecimento dos pacientes sobre o seu nome ou da sua clínica dentro da especialidade médica?
  • Você quer receber mais pacientes para consultas?
  • Você busca aumentar a sua autoridade no meio médico?
  • Escolha um objetivo, identifique quais são as suas metas e faça uma lista com elas ordenadas por grau de prioridade.

2. Identifique qual o seu público-alvo

Para elaborar uma boa estratégia de marketing para o Instagram, você precisa saber exatamente quais são os públicos que você atende. O principal objetivo em saber com quem está comunicando é a maior identificação das postagens com o dia a dia dos seus pacientes.

Por exemplo, o compartilhamento de conhecimentos muito técnicos podem dificultar e reduzir o engajamento no seu perfil. Portanto, elabore conteúdos que assimilem com o cotidiano das pessoas, e abuse de uma linguagem informal e pessoal.

3. Elabore linhas de conteúdo estratégicas

A frequência de postagens no seu perfil é muito importante para o engajamento. Mas um perfil que posta diariamente conteúdos muito similares pode se tornar cansativo e perder seguidores.

Portanto, em uma estratégia para ter um perfil médico popular no Instagram é fundamental ter diversidade e conteúdos relevantes para o seu público.

Para manter essa diversificação constante nas suas postagens, crie entre três e cinco linhas de conteúdo que abordam informações pertinentes.

Por exemplo: uma divisão de linhas de conteúdos básicas que podem ser úteis para médicos de todas as especialidades são:

  • Informe sobre procedimentos e exames realizados;
  • Disponibilize os meios de contato, horários de atendimento e como marcar uma consulta (de preferência, tenha um agendamento online que permita a marcação de consultas pelos pacientes a qualquer momento);
  • Informe sobre condições de saúde e dicas de autocuidado;
  • Mostre todo o seu conhecimento sobre a sua especialidade, e comprove o quanto você domina sobre determinado assunto. Isso diminui o medo/receio dos pacientes;
  • Conte suas histórias de vida: comente sobre como foi chegar onde está, porque decidiu fazer medicina, entre outros assuntos;
  • Comunique sobre o dia a dia profissional e da clínica: abra a porta da rotina do médico que até então era desconhecido, pois a curiosidade em conhecer esse universo atrai as pessoas;
  • Mostre um pouco da pessoa que está por trás do médico, fale sobre sua família. Laços com a família o tornam mais humano e carismático;
  • Publique sua participação em congressos, treinamentos, ações sociais, entre outros.

Com as suas linhas de conteúdo organizadas, seja consistente e poste com frequência! E claro, use sempre a criatividade para chamar atenção do seu público-alvo.

4. Utilize todos os recursos do Instagram

O Instagram oferece diversos recursos para você comunicar sobre a sua especialidade médica.

Utilize com frequência os stories e organize seu perfil com os destaques (são aqueles stories que ficam por tempo ilimitado, ou seja, apenas desaparecem quando você os exclui).

Um bom exemplo é colocar no destaque seus serviços, locais de atendimento, perguntas e respostas, dicas de saúde, entre outros.

Use sua criatividade na elaboração de Stories, pois é um ótimo recurso que te aproxima do seus pacientes.

Além disso, já ouviu falar do Reels? É um dos recursos mais recentes dessa ferramenta, o que pode aumentar ainda mais o engajamento da sua audiência.

Dentre as vantagens de utilizar o formato em vídeo na sua estratégia de marketing, a principal é a criação rápida de uma conexão emocional ou vínculo mais direto com o público.

E falando em engajamento: procure responder aos comentários dos seus leitores, lembrando-se sempre de que é proibido legalmente fazer consulta virtual por redes sociais. 

Seja solícito nos comentários e directs (mensagens privadas), pois é uma excelente forma de levar potenciais pacientes a marcarem uma consulta.

5. Use hashtags (#)

Lembre-se também de utilizar com sabedoria as hashtags. Elas são importantes pois ajudam as pessoas que não conhecem o seu trabalho a encontrar você de uma forma mais fácil.

Antes de cada postagem pesquise quais são as hashtags mais adequadas para o tema e use no final do texto.

Existem no mercado ótimas ferramentas gratuitas em que você pode realizar a pesquisa das melhores hashtags para a sua comunicação. O Websta.me é um ótimo exemplo de ferramenta gratuita que pode auxiliar na sua estratégia.

Use e abuse das hashtags, mas com moderação!

6. Separe o perfil pessoal do profissional

Criar um perfil no Instagram não tem segredo, entretanto, recomendamos que clínicas e consultórios médicos utilizem o perfil profissional, que é o perfil mais indicado para empresas, por oferecer algumas vantagens de divulgação e mensuração. 

Ou seja, nele você consegue publicar anúncios pagos e obter mais dados, como quais foram as publicações mais populares e ainda ter acesso a botões de ações diretamente no seu perfil.

Além disso, é importante entender a diferença entre vida pessoal e vida íntima. Nem sempre é necessário expor detalhes aos seguidores, como o que come ou o lê, pois talvez não seja relevante para sua rede de contatos.

7. Trabalhe uma identidade visual

Suas redes sociais são sua vitrine online. Seus perfis, seu site, todo o seu conteúdo, são representações de quem você é, e o que você faz. E ter uma identidade visual forte vai ser mais uma característica para que você consiga destaque no online.

Em outras palavras, a identidade visual funciona como uma isca para o seu público, um primeiro contato do público para a marca ou serviço. Ao ter um visual forte e atrativo ao seu público alvo, a marca já avança a frente de seus concorrentes.

Dessa forma, a identidade visual pode ser definida através de:

  • Criação de um logotipo: será sua identificação e do seu conteúdo, entre todos os demais concorrentes. Faça uma pesquisa, entenda como são os logotipos de empresa, ou pessoas, que façam algo parecido com você e mantenha-se simples para alcançar um melhor resultado;
  • Tipografia: são as fontes que você utilizará em todo o seu material. É importante que a fonte traga sempre legibilidade;
  • Paleta de cores: a combinação de cores da sua identidade visual é o que torna a sua presença facilmente identificável. Portanto, estude bem as cores que serão utilizadas.

8. Busque referências de Instagram para médicos

Outra dica importante é buscar referências no meio digital sobre perfis de médicos e clínicas influentes.

Muitos profissionais da área da saúde estão se destacando cada vez mais nas redes sociais, compartilhando seu trabalho no dia a dia. Dessa forma, eles divulgam ótimas dicas para quem os acompanha.

Portanto, comece identificando os profissionais que fazem sucesso em suas especialidades e já têm um grande número de seguidores. 

Assim, você pode se inspirar na execução de suas estratégias.

9. Utilize automações para facilitar seu crescimento

Outra dica valiosa é utilizar sistemas de automatização para facilitar o crescimento. Basicamente, são ferramentas que criam interações automáticas com o usuário que interage com uma publicação.

Assim, você pode enviar mensagens de forma automática, inserir os dados de contato, curtir comentários privados, entre outras tarefas.

Por exemplo, o Instazood é uma ferramenta que executa as ações de seguir e deixar de seguir outras contas, curtir e comentar o conteúdo de outras pessoas, visualizar os stories e mandar mensagens no direct, além de ser possível alterar as suas atividades diariamente para melhores resultados de crescimento da marca.

Outra ferramenta de automação é a Nikau, que é uma ferramenta onde a sua marca conquista seguidores segmentados e filtrados por hashtag, geolocalização, perfis semelhantes e de concorrentes.

Essa prática garante o aumento do engajamento no seu perfil sem a necessidade de estar diariamente com o aplicativo do Instagram aberto, economizando tempo e dinheiro.

Os benefícios do Instagram Ads para sua estratégia

O Instagram Ads são aqueles anúncios que podem circular tanto pelo feed, quanto pelos stories na rede social. A ferramenta de anúncios do Instagram permite o formato de vídeo, foto ou até os dois, e assim trazer mais seguidores, cliques e visualizações.

Para conseguir utilizar essa ferramenta, é preciso criar uma conta no gerenciador de negócios do Facebook. Depois, associar a Fanpage da sua empresa nas configurações básicas.

Após criar a conta, basta usar o gerenciador de anúncios. Com ele, é possível direcionar exatamente para quem você quer atingir com aquela publicação, especificando características como idade, gênero, interesses de consumo e outros.

Isso significa que, por exemplo, caso você seja um médico ginecologista, é possível segmentar seu anúncio para atingir mulheres de diferentes faixas etárias. Dessa forma, você garante que sua mensagem chegue aos pacientes certos.

Portanto, para quem deseja obter resultados incríveis e elevar o engajamento da clínica, o Instagram Ads é a ferramenta ideal.

O que o médico não pode fazer no Instagram?

O Código de Ética Médica é bastante claro ao afirmar que “a medicina não pode, em nenhuma circunstância ou forma, ser exercida como comércio”.

Portanto, a divulgação de preços e descontos nas redes sociais do profissional foge das boas práticas.

O médico que faz isso talvez esteja em busca de atrair pacientes por diferenciais nos custos de seu atendimento. Isso é caracterizado como concorrência desleal.

Nas regras de publicidade médica, ficam proibidos os seguintes pontos:

  • Divulgar preços de procedimentos, modalidades de pagamento/parcelamento ou eventuais concessões de descontos como forma de estabelecer diferencial na qualidade dos serviços;
  • Ofertar serviços por meio de consórcios ou similares, bem como de formas de pagamento ou de uso de cartões/cupons de desconto;
  • O Artigo 13 da Resolução 2.126/2015 veta a publicação de fotos de “Antes X Depois” como publicidade médica nas redes sociais e em outros meios, mesmo que o paciente autorize.

Além disso, ainda que a Telemedicina esteja em constante debate na comunidade médica, os médicos não estão autorizados a realizar consultas por meio das redes sociais

Alguns seguidores pedem orientações nos comentários, enquanto outros enviam mensagens diretas, via chat, por exemplo.

Mas não importa qual seja o canal. O Anexo I da Resolução 1.974/2011 afirma ser vedado ao profissional “consultar, diagnosticar ou prescrever por qualquer meio de comunicação de massa ou a distância”.

O que é um Post Collabs e como fazer?

O Post Collabs é uma ferramenta criada pelo Instagram que exibe uma publicação conjunta entre dois perfis, mostrando os nomes de usuário dos autores do post. 

Mas, quais seriam as vantagens de fazer um post collab? Ao fazer uma publicação conjunta, o conteúdo aparecerá em ambos os perfis/feeds marcados. 

Ou seja, aquele post irá permitir o alcance de audiência dos respectivos autores da publicação, sendo uma estratégia bem interessante para engajamento dos públicos que podem ter interesses semelhantes.

Se interessou e quer aprender a fazer uma collab? Veja os passos a seguir:

  1. No seu perfil do Instagram, clique em “ [+] (Adicionar Publicação)”. O recurso pode ser utilizado tanto para posts estáticos (fotos e carrosséis) quanto para Reels.
  2. Selecione a mídia que deseja publicar, toque na setinha para a próxima tela e depois em “Marcar pessoas”
  3. Selecione “Convidar colaborador”.

Posteriormente, basta buscar o nome de usuário com quem você quer fazer o post collab e finalizar sua publicação. Ao ser adicionado como colaborador, o outro perfil receberá uma notificação e, ao aceitar, o post será exibido em ambos os feeds.

Quais são as métricas do Instagram?

A análise de métricas é um passo importante para a avaliação do desempenho das ações executadas na rede social e promover melhorias contínuas nos resultados.

Abaixo, listamos algumas métricas extremamente importantes e o que elas dizem a respeito do desempenho da sua conta. Confira!

  • Número de seguidores

O número de seguidores é a métrica que evidencia o número de usuários que começaram ou deixaram de te seguir na rede social durante um determinado período.

Esses dados são importantes para mostrar se o perfil está progredindo de acordo com os seus objetivos e ajudar a planejar estratégias para a obtenção de melhores resultados.

  • Visualizações do perfil

O número de visualizações é a quantidade de visitas que o perfil recebeu no período analisado e ajuda a estabelecer uma comparação com períodos anteriores.

Com essa métrica, você se torna capaz de avaliar as estratégias usadas para atrair mais visualizações para a conta e aprimorar esses resultados.

  • Engajamento

Nas métricas de engajamento, é possível encontrar todos os dados que correspondem à forma como o público se identifica com a marca.

Os comentários e a quantidade de curtidas, por exemplo, sinalizam quais postagens possuem maior interação com o público e como ele enxerga o seu conteúdo.

Além disso, o engajamento também pode ser medido por meio da análise de publicações que são salvas pelos seguidores.

Afinal, se eles clicaram em “salvar”, isso significa que o conteúdo foi eficaz e houve o interesse em rever essa postagem depois.

  • Alcance

O alcance é a métrica que mostra a quantidade de perfis únicos que visualizaram suas postagens durante o período analisado.

Assim como o número de seguidores, o alcance é uma excelente forma de avaliar o crescimento do perfil, já que leva em consideração o total de contas atingidas e quais publicações conquistaram melhor desempenho.

Os principais mitos sobre o Instagram que você deve saber

Quando o assunto é marketing médico, muitas dúvidas e paradigmas fazem com que as redes sociais sejam vistas com bastante cautela pelos profissionais da área da saúde. Continue a leitura e desmistifique certos paradigmas.

1. O marketing médico digital fere o Código de Ética do CFM

É verdade que o Conselho Federal de Medicina (CFM) possui regras claras e alguns limites sobre o marketing médico. Não expor imagens de antes e depois, mesmo com autorização do paciente, é uma delas.

No entanto, é possível divulgar sua marca sem infringir as normas, para isso as ações de promoção e divulgação devem ter caráter educativo e informativo, sem utilização de sensacionalismo ou conteúdo que não sejam comprovados cientificamente.

2. A informalidade do Instagram não combina com o perfil de clínicas e médicos

De modo geral o Instagram é visto como um aplicativo para o entretenimento. Por isso que, à primeira vista, a proposta da plataforma pode parecer incompatível com a ideia de fazer marketing médico.

Entretanto, seguindo uma estratégia eficaz, é possível atingir e despertar maior conexão entre você, sua clínica e o seu público-alvo.

Com conteúdos interessantes e úteis, você pode se aproximar dos seus pacientes da maneira certa, tornando sua clínica não apenas um estabelecimento de saúde, mas uma companheira com que eles podem contar.

3. Divulgação no Instagram só beneficia médicos famosos e grandes hospitais

No Instagram, as pessoas estão procurando na maior parte do tempo, novidades e conteúdos interessantes, ou seja, estão abertas para conhecer novas pessoas  e influências.

Caso seu conteúdo seja atrativo, com o investimento certo você pode conquistar novos seguidores, se aproximar com seu público, e consequentemente, atrair novos pacientes com um relacionamento próximo e duradouro.

4. O Instagram beneficia poucas áreas médicas

Algumas especialidades como cirurgia plástica e dermatologia podem apresentar maior apelo por meio do uso de imagens, por conta da proximidade com o conteúdo de estética e estilo de vida.

O que não quer dizer que especialidades pouco conhecidas pelo público devem ignorar o Instagram.

Com conteúdos de qualidade, que instiguem a curiosidade dos seus potenciais clientes, você pode alcançar o sucesso de maneira prática, principalmente por ser uma especialidade com pouca concorrência nas plataformas digitais.

5. Marketing médico é caro

A estratégia de marketing pode e deve ser pensada de acordo com orçamento da clínica ou consultório.

Com a chegada dos softwares médicos, é possível pensar em estratégias para todo tamanho de consultórios e clínicas, com orçamentos mais flexíveis e econômicos.

Com um software médico seguro é possível interligar marketing de conteúdo, redes sociais, e-mail marketing. Além de atrelar a presença digital com ferramentas de gestão e atendimento.

Ferramentas que podem te ajudar no gerenciamento do Instagram

Gerenciar redes sociais é um trabalho que pode demandar várias horas de atenção. Porém, hoje em dia, algumas ferramentas podem te ajudar no gerenciamento e trazer ganhos muito relevantes para o seu serviço médico.

Uma dica valiosa para facilitar o seu dia a dia, é usar ferramentas de agendamento de posts.

A vantagem é que muitas dessas ferramentas são gratuitas até uma certa quantidade de uso, então você pode só pagar quando tiver um alto volume de postagens, o que é raro acontecer para um médico. Veja mais exemplos a seguir:

Latergram

Uma das mais populares ferramentas quando se trata de Instagram. Nela, é possível um post por dia no mês inteiro sem pagar nada.

Ou seja, caso o seu objetivo seja realizar pelo menos um post por dia, no Latergram você consegue agendar até 30 por mês e ter 1 perfil por plataforma (Facebook, Instagram, Twitter e entre outros).

Cyfe

O Cyfe ajuda no gerenciamento das redes sociais por meio de dashboards, que são parâmetros que podem ser completamente customizados de acordo com o quadro que você deseja.

Com essa ferramenta, você pode escolher como acompanhar o número de curtidas que você tem em determinado post e até mesmo verificar quais são os aspectos que fazem com que você perca seguidores.

Dessa forma é possível alinhar os interesses de seus pacientes com o conteúdo que você publica, fazendo com que sua clínica tenha maior compatibilidade com seus clientes.

Canva

O objetivo do Canva é a preparação do conteúdo. Essa ferramenta conta com muitas opções de designs diferentes, permitindo desde a criação de posts para redes sociais, até a criação de cartão de visitas e logotipo para a sua clínica.

Para começar a criar os conteúdos no Canva basta acessar o site e fazer uma conta. É gratuito, mas existem opções para clientes premium, que terão mais funções para produção de conteúdo.

Google Trends

Esta ferramenta funciona de forma totalmente gratuita e te ajuda a analisar quais são os termos ou palavras-chaves mais buscados e populares durante um período de tempo.

Em outras palavras, o Google Trends ajuda no monitoramento de quais palavras o seu público está utilizando, auxiliando na comunicação com seus pacientes de assuntos relevantes e atuais.

Mudanças da CFM em 2023

Conclusão

O Instagram para médicos é uma excelente oportunidade para se relacionar com o público, compartilhar conteúdos relevantes e fortalecer a sua presença digital.

Nesse cenário, alcançar bons resultados com marketing médico na mídia demanda esforços constantes, além de constituir uma ação de médio a longo prazo na grande maioria dos casos.

Portanto, se você pretende estender a sua estratégia de marketing, criando um Instagram para Médicos, mas ainda está inseguro ou não tem tempo para fazer todo o planejamento editorial, conte com a ajuda de uma agência de marketing especializada na área da saúde.

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