Ícone do site Blog iClinic – Dicas para gestão de clínicas e consultórios!

Inovação em saúde: 14 principais tendências da medicina

inovacao em saude medica

A inovação em saúde é um processo que nunca para de acontecer, por isso, é essencial ficar atualizado sobre as tendências da medicina, como órgãos impressos em 3D, Big Data, blockchain, realidade aumentada, entre outros. 

Não é novidade que a tecnologia tem mudado a forma como vivemos. Tem sido assim nos mais diferentes setores, desde os serviços e produtos mais cotidianos que consumimos, até mesmo aqueles complexos.

Hoje, é praticamente impensável ou, pelo menos, raro, quem ainda paga suas contas em dinheiro vivo ou com um talão de cheques que busque no fundo da bolsa.

A pandemia de COVID-19 forçou a medicina a se reinventar ainda mais. Como atender pacientes sem contato físico e, ao mesmo tempo, de forma acolhedora? Como diagnosticar uma doença cujos sintomas ainda estão sendo descobertos?

Nesse sentido, a inovação na saúde é essencial para que novos tratamentos sejam desenvolvidos e cheguem à população.

O que significa inovação em saúde?

Inovação em saúde é um conjunto de novas tecnologias e metodologias para a prevenção, diagnóstico e tratamento das diversas doenças e condições que afetam a população.

É por meio dela que a medicina evolui e a qualidade de vida das pessoas aumenta.

Entre outros benefícios, esses avanços aumentaram o acesso à saúde e ao acompanhamento, além de permitirem a obtenção de inúmeros dados reais que podem ser utilizados para o desenvolvimento de pesquisas.

Quais os benefícios da inovação no setor de saúde?

Redução nos custos

Além de facilitar atendimentos e procedimentos médicos, com muito mais agilidade, o uso da tecnologia também tem um impacto significativo nos custos, contribuindo para que mais pessoas tenham acesso à saúde de forma mais barata e eficiente.

Otimização do tempo

É essencial contar com um sistema médico que auxilie essas profissionais em suas atividades, e proporcione mais tempo para elas serem verdadeiramente produtivas.

Por exemplo, o agendamento de consultas e exames online reduz os deslocamentos até clínicas e consultórios, além de diminuir o tempo do paciente ou seu familiar ao telefone — esperando a disponibilidade do atendente para fazer a marcação de horário.

É possível verificar datas e horários disponíveis e fazer o agendamento por conta própria pela internet, em qualquer horário do dia.

Maior produtividade

Uma tecnologia de qualidade, feita para a área da saúde, permite que a equipe trabalhe de forma mais produtiva, pois suas operações são centralizadas e otimizadas.

Por exemplo, quanto tempo você gasta gerando relatórios e anotando movimentações financeiras em um papel, ou uma planilha?

Existem diversas atividades que são importantes para a gestão do consultório, mas não precisam ser feitas manualmente, como relatórios, registro de entrada e saída de dinheiro, entre outros.

Autonomia do paciente

Novas tecnologias devem aumentar o papel e a autonomia do paciente no seu atendimento, quebrar as barreiras físicas e ter foco em interoperabilidade de dados, qualidade e eficiência.

Afinal, existe, cada vez mais, a necessidade de olhar para a jornada do paciente em sua totalidade.

Em suma, é preciso estar atento ao fato da tecnologia ser produzida por pessoas em favor dos negócios e da vida, cabendo aos gestores do setor entender e contextualizar as ferramentas disponíveis.

Só assim a inovação em saúde terá o impacto esperado no futuro da medicina diagnóstica.

14 principais inovações da área da saúde que irão revolucionar o mercado

Os avanços tecnológicos possibilitaram uma medicina mais personalizada, focada na prevenção. O paciente é atendido com diversas informações individualizadas.

A relação médico-paciente tende a ser mais próxima. No futuro, os médicos guiarão os pacientes em suas jornadas por uma saúde melhor, a partir da interpretação de todos os dados técnicos coletados.

Segundo um artigo do Journal of Interventional Cardiac Electrophysiology:

“Nos últimos 10 anos, diversas pesquisas farmacêuticas, dados de ensaios clínicos e registros de pacientes foram compilados e examinados em um esforço para reduzir custos enquanto melhoram a eficiência, e avançam na prática da Medicina.”

Confira a seguir 14 inovações da área da saúde que prometem marcar a Medicina nos próximos anos:

1. Ultrassom de bolso

Já imaginou como seria para seus pacientes realizarem ultrassons de qualquer lugar?

Os termômetros e esfigmomanômetros começaram como dispositivos médicos especializados, e hoje estão presentes no dia a dia de muitas pessoas.

Um ultrassom portátil pode beneficiar cerca de quase dois terços da população mundial que não têm acesso a imagens médicas.

Custando cerca de US$ 2.000,00, um dos dispositivos, o Butterfly IQ, exibe as imagens em smartphones. O sistema utiliza sensores sonoros minúsculos para a captação das imagens.

Com ele, é possível acompanhar desde o crescimento de um feto, até localizar e avaliar tumores nos órgãos.

2. Big Data aprofundado

O Big Data pode ser resumido na capacidade de se extrair e gerir informações por meio de ferramentas específicas a partir de um grande volume de dados.

Na saúde, engloba prevenção, diagnóstico, investigação clínica e farmacêutica, cujo grande objetivo é usar os dados para prever e resolver um problema logo no início.

Como todas as informações são do mundo real, elas podem diminuir as lacunas entre os estudos clínicos e translacionais, ou seja, aproximam o pesquisador da prática.

Com o uso de wearables e dispositivos mais tradicionais, como medidores de pressão arterial, a tendência é que os dados comecem a ser agregados de maneira anônima, porém, pesquisável.

Conforme frisa o artigo citado acima do Journal of Interventional Cardiac Electrophysiology:

“Os dados serão coletados, armazenados e analisados com a esperança de desvendar segredos que levem à melhoria da qualidade de vida e à cura de doenças, ao mesmo tempo que reduzem o desperdício na área de saúde.”

A empresa Evidation está coletando informações de 3 milhões de voluntários, por meio de milhares de pontos sensíveis, seguindo o modelo mencionado anteriormente de crowdsourcing.

A ferramenta pode ser extremamente poderosa para estudos sobre a qualidade de vida ou desenvolvimento de medicamentos.

Essa tecnologia ajuda, por exemplo, a rastrear tendências específicas e enviar na nuvem para a monitoração dos médicos, gerando grandes benefícios a pacientes com doenças crônicas, como asma ou diabetes.

3. Pulseira que “lê” mentes

Já imaginou como seria escrever um texto sem precisar digitar nenhuma palavra no computador?

A CTRL-Labs desenvolveu uma pulseira com interfaces neurais não-invasivas capazes de criar “conexões” entre o cérebro humano e as máquinas.

As pulseiras, repletas de eletrodos, podem traduzir atividades mentais em ações digitais, prometendo revolucionar a forma como interagimos com os dispositivos eletrônicos.

O Facebook adquiriu a CTRL-Labs em 2019. No futuro, a tecnologia pode ser integrada com sistemas de realidade aumentada e virtual.

Além de ser possível, por exemplo, digitar sem teclar, a pulseira pode ajudar pessoas com mobilidade reduzida, fornecendo mais autonomia.

4. Envelope de antibióticos

Os envelopes de antibióticos são embebidos em antibióticos e produzidos com malha para evitar infecções. Eles previnem infecções em pacientes com dispositivos eletrônicos cardíacos implantáveis.

Em um estudo da ACC 2019, o envelope TYRX foi implantado com sucesso em 99,7% dos pacientes e não aumentou o risco de complicações relacionadas ao procedimento ou ao sistema durante 12 meses.

Nas pesquisas, comprovou-se que existem fortes evidências de que o TYRX ajuda a prevenir infecções mais graves sem aumentar os efeitos adversos.

5. Órgãos impressos em 3D

A impressão 3D, uma tecnologia criada inicialmente para a indústria automobilística, está cada vez mais inserida na Medicina.

As máquinas ajudam na confecção de próteses personalizadas e até na criação de partes sintéticas do corpo humano.

Esse tipo de impressão segue a lógica da impressão original de Johannes Gutenberg, mas ao invés de tinta, o material introduzido pode ser pó, gel, filamentos de plástico ou metal, e biotinta.

Os novos modelos de órgãos em 3D facilitarão o estudo personalizado dos casos dos pacientes, permitindo que os médicos entendam os melhores métodos de cirurgia.

A HeartFlow já desenvolve protótipos personalizados e escaneados de corações para análises clínicas. Dessa forma, o médico saberá o que encontrar bem antes de entrar na sala de cirurgia e poderá se preparar para isso.

6. Terapia para reduzir alergias ao amendoim

O SLIT (imunoterapia sublingual do amendoim) está sendo desenvolvido, e oferece uma ótima oportunidade aos pacientes alérgicos.

Ele pode aumentar gradualmente a tolerância de exposição ao amendoim, a fim de tratar alergias que envolvem o risco de vida em crianças. Não existem tratamentos aprovados do mesmo tipo.

A SLIT pode ajudar a diminuir o medo da exposição e mostrou boa resposta em estudos, sendo sua eficácia comparada à OIT (imunoterapia oral).

Apesar de pesquisas terem mostrado que a SLIT constitui uma abordagem válida, ainda são necessários estudos maiores de replicação do método.

7. Health Centers

Em setembro de 2019, o Walmart inaugurou seu primeiro Health Center, no qual os clientes podem realizar exames, raios-X ou eletrocardiogramas na hora, por preços bem mais acessíveis.

Na área de exames oftalmológicos, por exemplo, já podem ser encontradas lentes e armações, caracterizando o centro como one-stop-shop, local no qual você encontra tudo o que precisa.

Os diferenciais são preço, localização, e atendimento. A prevenção é um dos focos do programa.

Outras empresas de tecnologia como Apple, Google e Amazon também começaram a investir no setor, mas ninguém sabe qual será o caminho tomado pelas mesmas.

8. Prontuários eletrônicos com Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial, um agrupamento de tecnologias que permite que um sistema consiga aprender conceitos quando abastecido por dados, é outra grande aliada da saúde.

Já é possível ter prontuários eletrônicos, os quais permitem que o histórico dos pacientes seja armazenado de maneira segura, com maior riqueza de detalhes, e com o acesso facilitado.

Alguns softwares procuram por doenças de acordo com os registros apresentados, tornando mais fácil descobrir qual é a doença que o paciente tem, evitando erros médicos e poupando tempo.

Ao aliar a Inteligência Artificial com um prontuário eletrônico, você pode ter uma ferramenta que te auxilia na decisão clínica e proporciona mais agilidade no preenchimento de dados, o que resulta em mais tempo para conversar com o paciente.

Outra possibilidade é que, por meio da Inteligência Artificial, a tecnologia genômica tem oferecido grandes avanços no tratamento de doenças, como o câncer.

Com análises mais precisas e acontecendo em tempo real, muitas vidas podem ser salvas, e os tratamentos serão mais diretos e seguros.

9. Impressão 3D

O uso de impressoras 3D na medicina tem proporcionado soluções espetaculares para pacientes do mundo inteiro.

Por exemplo, aos 22 anos, Pauline Fenton fora diagnosticada com câncer terminal nos rins e contava com um novo órgão que receberia do próprio pai, através de transplante.

Ambos foram pegos de surpresa quando, durante exame de rotina, o pai da paciente descobriu um cisto potencialmente cancerígeno no rim destinado à doação.

Entretanto, como a única alternativa era a remoção do cisto, os médicos tiveram a oportunidade de analisar uma réplica exata do rim impresso tridimensionalmente.

Por terem uma impressão em 3D da anatomia do paciente em mãos, existe um nível extra de compreensão que simplesmente não é possível com imagens 2D ou 3D na tela.

Ou seja, “o nível de percepção é inalcançável com imagens pré-operatórias padrão”, relata Tim Brown, médico cirurgião responsável pelo procedimento.

10. Realidade aumentada

Graças à tecnologia é possível ver, em tempo real, o mundo material sobreposto com imagens geradas por computador para observações compostas extremamente aprimoradas.

Os objetos podem, por exemplo, ser sobrepostos ao vivo em visualizações de telas de câmeras de smartphones, tablets, óculos inteligentes e capacetes de última geração, equipados para fornecer aos usuários maior envolvimento, sem o uso das mãos, no controle de interfaces em sistemas e aplicativos.

A neurologia foi a primeira especialidade médica a utilizar esse recurso tecnológico na sala de cirurgia.

Primeiramente, atestado em aplicações endovasculares, e, posteriormente, usado para o desenvolvimento do primeiro endoscópio neurocirúrgico com RA no início do século XXI.

A partir de 2016, muitas publicações passaram a discutir o uso da tecnologia para ressecção de tumores, em cirurgias neurovasculares abertas, procedimentos na coluna vertebral, localização de cateteres ou sondas e ressecção cortical em epilepsia, por exemplo.

11. Telemedicina

A Telemedicina, entre outras inovações tecnológicas, permite que os profissionais continuem cuidando dos pacientes, mesmo a distância, de forma totalmente segura.

Entre as principais vantagens que a Telemedicina pode trazer para clínicas e consultórios, podemos citar:

12. Blockchain para cuidados de saúde

A tradução do termo blockchain significa “corrente de blocos“. A tecnologia, que surgiu em 2008, armazena transações (ou informações) em blocos.

Cada um dos blocos tem registro de tempo e data. A cada período de tempo, um novo bloco de transações se forma, se ligando ao anterior. O registro é imutável e confiável. 

Além de conter um arquivo, cada bloco contém ainda um “hash”, que é uma assinatura que representa em um código com letras e números os dados enviados. Isso faz com que as informações do bloco não sejam violadas.

A utilização do blockchain na saúde oferece diversos benefícios. Entre eles, estão a alta segurança dos dados, a centralização das informações clínicas, o credenciamento de médicos em uma única plataforma e maior facilidade no compartilhamento de dados de pesquisas.

Além disso, por possuir uma natureza descentralizada e transparente, essa tecnologia também possibilita o compartilhamento das informações entre profissionais de saúde e pacientes de forma rápida e segura.

13. Biossensores e rastreadores

Desenvolvidos com base em elementos orgânicos, os biossensores são pequenos dispositivos, implantáveis ou não, que utilizam reações biológicas para a detecção de um determinado alvo,  facilitando a interface doença x identificação, sem perder qualidade de diagnóstico (como sensibilidade e especificidade).

A medicina vem se beneficiando dessa tecnologia, com diversas linhas de pesquisa em andamento.

O principal objetivo dos biossensores é melhorar a triagem dos pacientes, agilizar seu atendimento, facilitar terapias e reduzir os riscos das medicações.

Eles podem ser utilizados no monitoramento de doenças crônicas, análises genéticas e rastreamento de fármacos, detecção de doenças e até para prevenir o câncer, entre tantas outras aplicações.

Por exemplo, nos Estados Unidos, os biossensores estão sendo usados por médicos para acelerar os resultados de exames e no monitoramento das condições de saúde de indivíduos acometidos por doenças como Aids e hepatite C.

14. Medicina genômica

Impulsionada pelos avanços da genética, a medicina genômica é uma importante área médica que vem revolucionando a forma de promover a saúde.

A partir da análise do sequenciamento do DNA, é possível identificar a predisposição a doenças ou antever quais recursos terapêuticos serão mais eficazes para enfrentá-las, de acordo com o perfil genético de cada pessoa.

A medicina genômica está na base da chamada medicina de precisão, possibilitando definir estratégias personalizadas de rastreamento, prevenção, diagnóstico e apoio ao tratamento de diversas doenças.

Inclui também o aconselhamento genético individual e familiar, por meio do rastreamento genético de parentes próximos.

Além da personalização, isto é, o conhecimento das características genômicas altamente individuais de cada pessoa, a medicina genômica pode ser lembrada por outras características, que fazem dela “a medicina dos cinco P’s”:

Os desafios da implementação da inovação no setor de saúde

As inovações tecnológicas no setor da saúde, ao mesmo tempo que criam novas oportunidades, também lançam desafios. Sobretudo para líderes que têm a responsabilidade de tornar a gestão em saúde mais eficiente.

Se de um lado estão sistemas e ferramentas que otimizam processos, tornando o atendimento mais seguro, eficaz e qualificado, de outro estão os custos de implementação.

A dificuldade de adaptação do consultório ou clínica a uma nova tecnologia pode fazer com que o investimento se torne um prejuízo financeiro.

Geralmente, esse problema ocorre quando o profissional primeiro implementa um sistema e depois analisa as suas necessidades.

Para superar mais esse desafio, priorize o mapeamento de todos os processos da empresa, sejam eles realizados por você ou pelos funcionários.

Assim, sem definir metas e mapear os processos internos, fica difícil que a adesão de novas soluções traga os benefícios esperados, como maior produtividade da equipe e satisfação dos pacientes.

Como começar a implantar inovações e tecnologia na sua clínica?

Em geral, é preciso analisar e mapear as operações da clínica a fim de estudar que tipo de tecnologia é mais importante para contribuir com a eficiência e a produtividade da equipe, em que setores as soluções serão usadas e quais os benefícios proporcionados.

Assim como diferentes tecnologias, os softwares médicos melhoram processos e permitem que as instituições entreguem o que possuem de melhor ao máximo para os pacientes.

Afinal, a maior parte do nosso dia é tomado por tarefas que fazemos todas as semanas e poderiam facilmente ser feitas por máquinas ou sistemas. Por exemplo, a produção de relatórios ou documentos.

No caso das clínicas e consultórios, um software médico consegue automatizar quase todos os processos de gestão, por meio de ferramentas como prontuário eletrônico, prescrição digital, relatórios, entre outros.

Conclusão

Em meio a tantas novidades, fica difícil saber com exatidão qual será o cenário da área nos próximos anos, mas uma coisa é certa: o futuro promete uma Medicina mais ampla, acessível e focada na prevenção.

E apesar de algumas inovações causarem certa resistência, é preciso lembrar que esse é apenas um efeito comum a qualquer coisa que quebre os padrões conhecidos.

Hoje, os avanços colaboram com a resolução de inúmeras enfermidades, e têm imenso potencial para melhorar a vida de todos.

E você, o que pensa sobre tais tecnologias? Deixe seu comentário aqui embaixo. Vamos adorar te responder!

Sair da versão mobile