Como você se comunica com os seus pacientes? Você já pensou em ter seu próprio canal de TV? Com o Instagram IGTV isso é possível, você consegue divulgar sua clínica e melhorar a relação médico e paciente! Confira aqui como realizar essa estratégia.
O termo IGTV é resultado da junção da abreviação IG, de Instagram, acrescido de TV, sua principal função. A ferramenta nada mais é que a inserção de canais dentro da plataforma, seguindo os princípios de funcionamento de uma televisão analógica.
A proposta é justamente essa: que o IGTV seja uma TV dentro do Instagram, proporcionando que os perfis criem suas próprias emissoras para divulgar o conteúdo produzido. É possível, ainda, visualizar os vídeos e canais mais populares, buscar por um assunto e usuário específico e acompanhar o seu histórico. Ações como curtir, comentar e compartilhar também estão liberadas.
Continue a leitura e entenda um pouco melhor o funcionamento do IGTV e descubra por que pode ser um bom negócio usar essa ferramenta para divulgar a sua clínica!
Como o IGTV funciona?
A publicação em vídeos é um dosrecursos do Instagram e a princípio isso pode trazer dúvidas em relação ao funcionamento do IGTV. No entanto, o que faz dessa ferramenta uma função especial na plataforma é a possibilidade de publicar vídeos maiores que no feed e no stories.
Enquanto o limite está em 60 e 15 segundos para cada, o recurso permite a publicação de vídeos de até 1 hora de duração. Isso significa que você pode, por exemplo, exibir um programa completo sobre um assunto que diz respeito a sua especialidade médica.
Ao compartilhar um conteúdo mais complexo, a tendência é que o usuário mantenha-se conectado por mais tempo ao seu perfil. E, dependendo a relevância das informações, ele se torna um espectador assíduo das publicações.
Vantagens do IGTV para a clínica
O formato utilizado pelo IGTV impede que o usuário se distraia, pois os vídeos ocupam a tela inteira do celular. Ou seja, é um canal realmente efetivo se você deseja se tornar autoridade do assunto relacionado à sua especialidade médica.
Como o formato do vídeo se enquadra a qualquer dispositivo mobile, você não precisa se preocupar com inúmeros critérios na hora de selecionar um público. Em suma, basta que estejam interessados no conteúdo a ser exposto.
Por exemplo, se você for um dermatologista e planejar uma programação que aborde o câncer de pele, com dicas práticas para prevenção ou ainda pontos relevantes para quem já é portador da doença, o indivíduo vai manter o foco no seu canal e ficar atento às atualizações.
Além disso, há as vantagens do uso da plataforma em si:
- assim como o Instagram, utilizar o IGTV é fácil e prático devido ao acesso imediato;
- a aplicação é bem formulada, intuitiva, rápida e prática;
- a qualidade dos vídeos em geral é alta;
- por estar integrada ao Instagram, facilita a visibilidade.
Qual é o passo a passo para criar um canal e postar um vídeo?
Criar um canal no IGTV é algo bastante simples. Veja como em 6 passos!
- ao acessar o Instagram, clique no ícone da TV;
- clique na engrenagem acima da aba de vídeo e procure a opção “criar canal”;
- acesse o canal pelo ícone do avatar que tomara o lugar da engrenagem;
- clique no sinal de “+”, selecione o arquivo e poste seu vídeo
- preencha o título, a descrição e edite a imagem de capa;
- publique o seu vídeo.
Após entender como funciona a criação do canal, como realizar um excelente planejamento do IGTV para a sua clínica? Continue a leitura e acompanhe!
Como planejar conteúdos para a plataforma?
Até aqui você entendeu os aspectos técnicos do funcionamento da IGTV. Chegou a hora de pensar na prática! Como toda estratégia de marketing na web, um planejamento deve ser seguido. Então confira como planejar um bom conteúdo para a plataforma.
1. Entenda o seu público
O primeiro passo do seu planejamento não é algo difícil de conseguir. Afinal, ninguém melhor do que você para conhecer os seus pacientes. E se você já tem uma conta empresarial noInstagram, esse processo fica ainda mais fácil, já que você tem acesso aos dados dos seguidores.
Analise comentários, curtidas e faça uma conexão com o que essas pessoas buscam em seu consultório.
2. Preste atenção na duração do conteúdo
Embora o IGTV permita conteúdos extensos, a realidade é que os usuários ainda não estão acostumados a assistir a vídeos com tanto tempo de duração. Em um primeiro momento, o ideal é criar materiais longos e mais curtos para testar a interação dos pacientes com os seus programas.
Após isso, analise quais tipos de vídeos trouxeram melhores resultados, ou seja, engajaram ainda mais seus pacientes. Em seguida, continue a elaboração de vídeos com base nesse modelo mais significativo.
3. Crie conteúdos de qualidade
Quando estamos falando deconteúdos em vídeo, a qualidade é sempre importante e faz toda a diferença na hora de visualizar. Certamente, quem procura por uma informação a respeito da sua saúde vai preferir assistir a um vídeo bem produzido.
A qualidade também faz diferença para que essas pessoas façam recomendações a respeito do seu conteúdo, já que o Instagram não conta comtécnicas de SEO para posicionar o seu canal.
A visibilidade acontece por meio de curtidas, comentários e compartilhamento.
Portanto, você precisa dar atenção à estética e à relevância do conteúdo, para que as pessoas comecem a recomendar a sua “emissora” para quem está buscando os assuntos discutidos por você.
4. Observe quem já produz conteúdo
Toda vez que um algoritmo muda ou um novo recurso é lançado, a melhor forma de descobrir a melhor maneira de uso e suas funcionalidades é estudando. No caso do IGTV, o mais sensato a se fazer é explorar o próprio perfil e verificar o que os usuários mais populares já estão fazendo.
Artistas, grandes empresas e outras personalidades já usam o IGTV para apresentar programas. A princípio, usam a mesma lógica do YouTube: procuram reter o público para que os próximos vídeos sejam sugeridos automaticamente quando as pessoas acessarem a ferramenta.
O mais importante para fazer uso do IGTV é usar uma estratégia de conteúdo e entender o funcionamento do recurso. Mesmo que você ainda não se sinta pronto para divulgar a sua imagem como uma espécie de apresentador, crie seu canal e procure estudar sobre. Enquanto isso, trabalhe com a ideia de que se expor profissionalmente pode ser uma grande aposta para impulsionar o nome da sua clínica. 🙂
Por isso, comece a estudar agora mesmo! Acesse o nosso e-book gratuito sobre o uso do Instagram na sua clínica.
Gostou do conteúdo? Compartilhe o artigo com seus amigos e conte para nós suas experiências com a elaboração de vídeos.