Ao utilizar o iClinic Marketing no cuidado aos pacientes, você tem a chance de estender seu cuidado para além da consulta, melhorar seu marketing de relacionamento e aumentar a fidelização.
O iClinic Marketing possibilita uma ótima chance para você ficar ainda mais próximo de seus pacientes, mesmo quando está fisicamente distante.
Com ele, você automatiza, personaliza e segmenta a comunicação com seus pacientes de forma rápida, com fácil implementação e um ótimo custo-benefício.
O Dr. Keny Chung já melhorou a comunicação com seus pacientes com o iClinic:
“Eu demorava muito para visualizar a agenda, e não tinha um controle do cadastro de pacientes, era tudo na mão. É muito mais fácil fazer tudo online, com acesso de qualquer lugar. A parte do marketing de enviar e-mail para os pacientes em massa, me ajudou bastante na comunicação com os pacientes.”
Neste artigo, você vai conferir como o iClinic Marketing auxilia no cuidado aos pacientes e fornece outros benefícios importantes para seu consultório. Confira!
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5 formas de usar o iClinic Marketing no cuidado aos pacientes?
O iClinic Marketing é uma ferramenta de envio de e-mails personalizados e automáticos exclusiva para a área da saúde.
Ao utilizá-lo, você alcança um importante diferencial em seu consultório e melhora seu marketing de relacionamento, uma estratégia essencial para a fidelização de pacientes.
Veja o depoimento da Dra. Luciana Michel sobre a funcionalidade:
“O marketing de relacionamento eu faço sozinha. Uma das coisas que me chamou muita atenção no iClinic é que facilita muito esse marketing de relacionamento com o cliente, e a maior parte das empresas não oferecem esse serviço.”
Continue a leitura e conheça as vantagens de utilizar o iClinic Marketing no cuidado aos pacientes.
1. Envie lembretes aos pacientes
Você já teve pacientes que deveriam marcar um retorno mas nunca mais compareceram ao consultório?
O iClinic Marketing auxilia no envio automático de lembretes de retorno. Dessa forma, os pacientes não se esquecerão de você e a chance deles retornarem aumenta muito.
Esses lembretes podem ser programados como uma sequência automática de e-mails que são ativadas em determinada ordem e periodicidade.
Por exemplo, se em seu consultório os retornos são feitos em 30 dias, você consegue programar uma sequência de e-mails que avisará o paciente da necessidade de marcar a próxima consulta.
Nesse caso, um e-mail pode ser enviado 20 dias antes do retorno, depois 15, 5, e assim por diante, conforme a periodicidade pré-estabelecida por você.
A Dra. Carolina Tajra já aderiu ao uso dessa funcionalidade:
“Se eu peço para um paciente retornar em dois ou três meses, e ele não aparece, o iClinic tem a funcionalidade de enviar e-mails para lembrá-lo do retorno. É bem interessante.”
Assim que o paciente agenda o retorno, ele sai do fluxo automaticamente e para de receber os e-mails.
Um recurso bem interessante e que pode aumentar bastante os retorno em seu consultório, não acha?
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Para complementar os lembretes de retorno, o iClinic também possibilita o envio de lembretes de consulta que reduzem em até 30% as faltas dos pacientes.
2. Acompanhe a evolução do tratamento a distância
O e-mail marketing é uma ferramenta extremamente útil para facilitar o acompanhamento do tratamento dos pacientes.
Por meio dele, é possível enviar conteúdos instrutivos e perguntar como o paciente está se sentindo e, caso ele tenha alguma dúvida, entrar em contato pelo próprio e-mail ou agendar uma consulta.
Uma grande facilidade do iClinic Marketing é que você consegue enviar um link de agendamento online dentro do e-mail.
Assim, se o paciente sentir a necessidade do atendimento, basta clicar no link enviado e ele será direcionado à página do AgendarConsulta ou a seu próprio site médico para marcá-lo.
Como a agenda médica do sistema iClinic é integrada ao agendamento online, não é necessário se preocupar com a marcação em duplicidade ou em horários nos quais você não estará disponível.
Essa integração facilita o trabalho da recepção, já que o paciente poderá marcar o retorno sozinho, o que facilita para você e para o próprio paciente.
Ao enviar e-mails de acompanhamento, você ficará mais tranquilo e o paciente se sentirá mais cuidado ao saber que sua preocupação se estende para além do atendimento.
3. Envie conteúdos relevantes
Com o e-mail marketing, você pode mandar e-mails com as dúvidas mais frequentes dos pacientes, orientações pré e pós-operatório, instruções, informações sobre o consultório, entre outros assuntos.
Esses envios são muito úteis para instruir os pacientes acerca de procedimentos, dúvidas comuns levantadas durante a consulta e até mesmo ajudar no combate a informações falsas espalhadas na internet.
O iClinic Marketing é um ótimo canal de comunicação, e sua entrega é muito maior do que a das redes sociais, por exemplo, que geralmente entregam seus conteúdos a aproximadamente 10% de seus seguidores.
Com ele, você mantém seus pacientes sempre atualizados em relação às informações de seu consultório, como mudança de endereço ou dias e horários de funcionamento.
Além disso, ao enviar conteúdos relevantes com instruções sobre o cuidado com a saúde, você melhora a qualidade de vida dos pacientes, que com certeza irão adorar receber seus e-mails.
Veja o que o Dr. Keny Chung respondeu ao ser questionado se esse tipo de comunicação não distanciaria o médico do paciente:
“Pelo contrário, ele vai se aproximar. Se você envia um e-mail direcionado para o paciente, ele se sente mais próximo do médico, pensa que o profissional teve o cuidado de enviar orientações e se lembrou dele. É um meio muito válido. Aqueles que não gostam apenas bloqueiam o e-mail, e têm muitos que gostam desse acompanhamento e carinho, são instruções que podem melhorar o tratamento.”
Você também pode informar ao paciente que tipo de procedimentos realiza no consultório e se existe algum tratamento ou técnica nova que você acabou de implementar.
Conheça outras vantagens do iClinic Marketing em nosso vídeo:
4. Mande mensagens em datas comemorativas
Como você consegue manter contato com seus pacientes?
Com o envio de e-mails, você consegue se manter próximo de seus pacientes, mesmo daqueles que não possuem um retorno marcado.
Além dos conteúdos relevantes já mencionados acima, você também pode enviar e-mails de aniversário e de datas comemorativas, como natal, dia das mulheres, entre outros.
Veja um exemplo de e-mail que pode ser criado dentro do iClinic Marketing:
Essa é uma excelente oportunidade para fortalecer seu marketing de relacionamento e se manter sempre próximo dos pacientes.
O Dr. Silvio Costa sempre realiza o envio de conteúdos e sabe o quanto esse cuidado faz diferença:
“É uma forma de fortalecer a nossa relação, com cumplicidade, carinho e aproximação.”
5. Realize pesquisas de satisfação
Como você mede a satisfação de seus pacientes?
No iClinic Marketing, você consegue enviar pesquisas de satisfação a toda sua base de pacientes e conferir o quão satisfeitos eles estão com suas experiências no consultório.
Essa é uma excelente forma de entender se existem pontos de melhoria para elevar ainda mais a qualidade do seu atendimento.
Para enviar as pesquisas, programe uma campanha de pesquisa de satisfação com a pergunta “De 0 a 10, qual a chance de você recomendar nosso serviço para um amigo?”.
Com as avaliações e feedbacks dos pacientes, você terá a chance de traçar planos de ação e alavancar o sucesso do seu consultório.
Uma boa dica é usar um aplicativo como Google Forms ou Type Form para coletar todas as respostas da pesquisa, mas também é possível acompanhar pelo próprio e-mail.
Ao alcançar todas as vantagens mencionadas ao longo do artigo, você alcançará mais fidelização e aumentará seu marketing boca a boca.
Isso porque a chance dos pacientes serem fidelizados ao se sentirem cuidados além do atendimento é muito maior, e ao ficarem com esse sentimento agradável, eles com certeza te indicarão a outras pessoas.
O iClinic Marketing possibilita uma excelente melhoria na comunicação com seus pacientes de forma automática, personalizada e segmentada.
Você economiza tempo e ainda estende seus cuidados com o envio de conteúdos relevantes e informativos.
Para conferir todas essas vantagens em seu dia a dia, clique na imagem abaixo e assine já o iClinic:
Espero que este conteúdo tenha te ajudado! 😉