Como a Dra. Fernanda Carmona humanizou ainda mais sua consulta com o iClinic?

Caso de sucesso Dra. Fernanda Carmona

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Para humanizar ainda mais a sua consulta e focar totalmente nas pacientes durante o atendimento, é essencial contar com a ajuda de um software médico como o iClinic.

A pandemia de COVID-19 mostrou como a tecnologia pode ser o único meio de conexão com as pessoas e com o mundo. Em outros casos, ela ajuda a ficarmos ainda mais próximos de quem já conhecemos.

A Dra. Fernanda decidiu usar o iClinic para facilitar sua consulta e conseguir conversar olhando nos olhos de suas pacientes, sem precisar se preocupar com o preenchimento de informações.

Veja neste caso de sucesso como ela alcançou esse objetivo com nosso software médico.

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Sobre a Dra. Fernanda Carmona

A Dra. Fernanda é graduada em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, e se especializou em ginecologia e obstetrícia na mesma instituição.

Em sua entrevista, ela compartilhou o que a motivou a seguir na área da saúde.

Sempre gostei da ideia de ser médica, de ter contato com as pessoas, de conversar, não tive dúvidas na hora de escolher minha profissão. Na faculdade, quando tive contato com a ginecologia e obstetrícia, gostei muito da especialidade, até pelo perfil das pacientes.”

A profissional afirmou que também nunca teve dúvidas sobre sua especialidade e hoje consegue ver que tomou a decisão certa.

Eu gosto de acompanhar as fases da vida das mulheres, principalmente por me identificar com elas. Eu compartilho de muitas dores que elas trazem. Como consigo acompanhar fases como a adolescência, puberdade, vida adulta, gestação, pós-parto e menopausa, consigo criar uma conexão.”

O perfil de atendimento do consultório é o que a Dra. Fernanda mais gosta de realizar atualmente, porque ela tem oportunidade de conhecer as pacientes além da área médica, mas como pessoas.

Para atrair pacientes e fidelizar aquelas que já conhecem seu serviço, a ginecologista investe seu tempo para criar uma boa presença online.

Acho fundamental ter presença no Instagram porque é o melhor cartão de visitas que nós temos. É uma forma de se apresentar para a paciente mesmo antes dela chegar ao consultório.”

Como a Dra. Fernanda enfatizou em seu depoimento, o marketing médico bem estruturado permite que os pacientes conheçam os médicos mesmo antes de ir para os consultórios.

“Quando um paciente entra nas redes sociais, consegue ouvir sua voz, conhecer sua explicação, é claro que o boca a boca é importante, mas a partir do momento que alguém te indica, as pessoas que escutaram a recomendação vão querer te conhecer, e provavelmente vão pesquisar sobre você na internet.”

Essa estratégia consegue auxiliar na fidelização, tornando-a ainda mais rápida.

“Se você tem uma presença online, a paciente já te conhece e vai na consulta para confirmar o que ela já gostou no Instagram.”

A consulta também é agilizada porque os pacientes podem vir com suas dúvidas em mente, o que garante mais tempo para conversar sobre as soluções e o tratamento.

“Eu uso o Instagram como uma rede de apoio para informações. Muitas vezes na consulta discuto algum assunto que a paciente já viu no meu Instagram, então ela vem com as dúvidas prontas porque consumiu meu conteúdo antes. Isso auxilia na agilidade da consulta e permite que eu tenha mais tempo para conversar.”

Para a especialista, criar um vínculo com suas pacientes é essencial, porque é a partir de suas histórias que ela consegue direcionar suas consultas e oferecer um atendimento completo.

“Meu principal objetivo é fidelizar as pacientes que já me conhecem para que elas possam ter um seguimento a longo prazo. A ginecologia é uma especialidade médica que você tem a oportunidade de acompanhá-las durante todas as fases da vida.”

Como o atendimento humanizado é uma característica importante para a ginecologista, ela busca conhecer diferentes técnicas e ferramentas para focar totalmente em suas pacientes.

“Sempre procuro oferecer um atendimento de qualidade para todas as pacientes, ou seja, um atendimento completo, com muita conversa, procuro sempre olhar no olho da paciente, ouvir o que ela tem a dizer e não ter pressa.”

humanizar consulta com iclinic

“Não vou direto para a parte de pedir exames, não corro para chamar a próxima paciente, a principal forma de fidelizar é doar o seu tempo de forma plena para a paciente. Muitas vezes ela está esperando por aquela consulta há muito tempo. Esse cuidado torna a relação médico-paciente muito sólida, você consegue passar mais confiança.”

Com o objetivo de fidelizar suas pacientes e focar totalmente na conversa humanizada durante a consulta, a especialista decidiu contar com a ajuda do iClinic.

Por que a Dra. Fernanda Carmona escolheu o software médico iClinic?

“Eu acho que ter um sistema é fundamental. Hoje em dia, principalmente com essa geração mais nova de médicos, ninguém quer ficar escrevendo em papéis, queremos algo prático, que possibilite o registro das informações de forma prática e rápida.”

A profissional não tem dúvidas sobre a eficiência do prontuário eletrônico, principalmente quando ele está inserido em um software médico de qualidade.

“A facilidade de registrar a consulta nos prontuários eletrônicos é indiscutível. O prontuário é fundamental para você ter todo o histórico dos atendimentos, e o formato eletrônico é indiscutivelmente mais prático e rápido para fazermos tudo isso.”

Em sua entrevista, questionamos como ela conheceu nosso sistema.

“Conheci o iClinic por recomendação de amigos médicos. Desde o início eu me interessei, o custo-benefício é muito bom, não é um prontuário que considero caro.”

O principal diferencial do iClinic para a Dra. Fernanda são suas personalizações.

“Eu recomendo para todo mundo. Gosto muito porque ele é editável, você consegue deixar o prontuário com a sua cara, todas as receitas ficam salvas da forma que você gosta de deixar.”

humanizar consulta dra. fernanda

“Mesmo com os padrões salvos você consegue mudar de acordo com paciente, às vezes você quer dar uma informação a mais, mas o esqueleto está pronto e montado por mim.”

Essa vantagem ajuda, inclusive, no objetivo da ginecologista de fidelizar suas pacientes por meio de um atendimento humanizado, focado na conversa e na criação de vínculos.

“O fato de você conseguir personalizar o iClinic de muitas formas, como receitas, documentos e solicitações de exames, facilita o tempo da consulta. É muito bom essa praticidade que o iClinic fornece. O tempo de consulta você se dedica para consultar o paciente, e não para ficar criando documentos.”

A agenda médica é outra funcionalidade essencial para a especialista que preza por organização no seu dia a dia.

“Como já tenho dois anos de uso, eu tenho o iClinic com a minha cara. Com a agenda consigo enxergar facilmente como está minha semana, se vou atender mais gestantes ou atendimentos de ginecologia, se há procedimentos, sei quais materiais preciso separar com antecedência, conseguir personalizar minha agenda por cores facilita minha organização.”

Ter um sistema em seu consultório garante a Dra. Fernanda uma vantagem competitiva em relação aos seus concorrentes, que muitas vezes perdem tempo durante a consulta.

“Muitas pacientes se queixam que são atendidas por médicos que não saem da tela do computador porque ficam escrevendo durante a consulta inteira. O iClinic facilita minha consulta porque consigo deixar tudo pré-editado e preencher de forma rápida as informações, assim, posso focar nas pacientes.”

As personalizações do software médico são diversas, seja no prontuário, na agenda, ou em modelos de documentos, como solicitações de exames, prescrições, entre outros.

“Durante a consulta eu imprimo muitas receitas e solicitações de exames, o iClinic permite que eu tenha acesso rápido a todos esses modelos que personalizei.”

Todas essas configurações são fundamentais para a profissional, que gosta de usar o tempo da consulta para conversar com as pacientes.

Como o iClinic deixa toda a consulta organizada da forma que eu quero, consigo seguir a anamnese ao mesmo tempo que converso olhando para a paciente. Preencho todas as informações de forma rápida e prática, mesmo quando as pacientes saem da consulta.”

Como o armazenamento na nuvem do iClinic ajuda a Dra. Fernanda Carmona?

Diferente de softwares médicos instalados, o iClinic é armazenado na nuvem, o que significa que ele pode ser acessado de qualquer lugar, a qualquer momento, por meio de um dispositivo conectado à internet.

Poder acessar os prontuários dos pacientes em qualquer horário é fundamental para a especialista.

“Na ginecologia acontece muito de uma conduta médica precisar ser tomada fora do horário comercial, e o iClinic oferece uma ótima facilidade no acesso ao prontuário pelo celular.”

facilidade com iclinic

“O acesso pelo celular facilita demais. Muitas vezes eu entro à noite pelo aplicativo para ver o horário que entro no consultório no dia seguinte, às vezes estou em uma viagem ou não estou com o computador, e preciso ver uma informação do paciente.”

A agenda médica também pode ser acessada de qualquer lugar, a qualquer hora, ou seja, mesmo fora do consultório é possível ver quais pacientes já confirmaram a consulta, e quais cancelaram.

Como a Dra. Fernanda utiliza os lembretes de consulta, sua organização fica ainda maior, porque todas as pacientes são lembradas no dia anterior sobre seus compromissos.

“Nós mandamos a confirmação por SMS, e-mail e WhatsApp. O WhatsApp é fundamental, acredito que é a melhor maneira de você entrar em contato com as pacientes.”

Esse diferencial também ajuda na redução de faltas no consultório.

“A confirmação de consultas é um detalhe importante porque tenho um baixíssimo índice de faltas. Minha agenda é bem cheia, tenho todos os horários reservados nos próximos 2 meses, e ainda tenho poucas faltas.”

Quando uma paciente precisa cancelar a consulta, a recepcionista da Dra. Fernanda utiliza a lista de espera para encaixar outra paciente no horário que ficou vago.

“Para os médicos que dedicam tempo para atendimento em consultório, as faltas são muito ruins. Esse sistema de confirmação de consultas colabora positivamente para a paciente lembrar da consulta, e caso precise faltar, nós temos um tempo hábil para encaixar outra pessoa no horário.”

Como a Dra. Fernanda Carmona utiliza a Teleconsulta iClinic para aumentar seus diferenciais?

A ginecologista adotou a Teleconsulta para garantir o atendimento médico de suas pacientes durante o distanciamento social, mas pretende continuar atendendo a distância mesmo depois da pandemia.

“Sinto que na cidade que eu moro as pacientes querem ir até o consultório, mas eu intensifiquei as divulgações nas redes sociais sobre a Teleconsulta, reforço que não existe nenhum prejuízo na qualidade do atendimento, e agora temos uma adesão maior das consultas online.”

O atendimento a distância é uma vantagem para as pacientes, que economizam com custos de deslocamento, e para os médicos, que podem deixar o consultório focado para consultas de exame físico.

“Inclusive, eu deixo alguns períodos na minha agenda apenas para atendimentos online. Caso uma paciente tenha uma consulta daqui algumas semanas, mas queira adiantá-la, consigo atender por Teleconsulta, até mesmo por outro local de trabalho. Eu nem preciso estar na minha cidade para realizar atendimentos.”

O diferencial de poder levar seus atendimentos a qualquer lugar do mundo é extremamente importante, principalmente em um mundo cada vez mais digital.

“Acho a Teleconsulta muito boa, até mudei para o plano premium do iClinic para ter Teleconsultas ilimitadas, eu recomendo fortemente às minhas pacientes realizarem um retorno online, quando não é necessário um exame físico.”

teleconsulta com iclinic dra. fernanda

Além disso, o atendimento a distância também consegue tornar a consulta mais centrada na conversa entre médico e paciente, o que ajuda na humanização.

“Como eu trabalho frequentemente com exames de rotina ginecológicos, o retorno online é totalmente possível, porque é uma checagem dos exames, uma conversa para tirar todas as dúvidas.”

A Dra. Fernanda também conseguiu cuidar de pacientes que não podem se locomover livremente, como é o caso de muitas gestantes ou mulheres que acabaram de dar à luz.

“Também recomendo o retorno online para pacientes que precisam de repouso praticamente absoluto. Para pacientes que têm algumas patologias isso facilitou demais.”

Para educar suas pacientes sobre como usar a Teleconsulta, a profissional elaborou um guia de como usar a ferramenta.

A experiência com a Teleconsulta iClinic é ótima, nem sei apontar melhorias porque funciona muito bem. Eu enviei mensagens automáticas para as pacientes que tinham Teleconsultas agendadas, ensinando um passo a passo de como usar a ferramenta.”

Além das diversas funcionalidades do iClinic, o atendimento do nosso suporte é outro benefício essencial para a ginecologista.

“Desde que abri meu consultório comecei a atender com o iClinic, estou super satisfeita e não pretendo mudar. Já entrei em contato várias vezes com a equipe de suporte e sempre fui atendida rapidamente, gosto muito.”

A Dra. Fernanda conseguiu utilizar o software médico iClinic para facilitar sua consulta e conseguir conversar de forma humanizada com suas pacientes.

Se você também quer conquistar esse diferencial, teste gratuitamente nosso sistema:

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Contatos da Dra. Fernanda Carmona:

Endereço: Rua Tabajaras, 783A, Vila Mendonca, Araçatuba – SP

E-mail: [email protected]

Telefone: (18) 33044429

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