Por que os ginecologistas e obstetras gostam do iClinic?

Por que os ginecologistas e obstetras gostam do iClinic?

Yasmim Mayumi Ferramentas para Clínica Leave a Comment

Leia em 5 min.

Os profissionais da ginecologia e obstetrícia precisam lidar com diversos desafios em suas rotinas, como dúvidas de pacientes e situações de emergências. Para descomplicar a rotina médica, muitos optam por utilizar o software médico iClinic.

A ginecologia e obstetrícia é uma das especialidades médicas mais populares do Brasil, e seus profissionais possuem duas especializações ao mesmo tempo.

Os médicos que escolhem essa especialização são responsáveis por cuidar da saúde da mulher, auxiliando nos momentos mais importantes de suas vidas. 

Segundo a Demografia Médica de 2018, a ginecologia e obstetrícia é uma das cinco especialidades mais escolhidas pelos recém-formados em Medicina.

O número de especialistas cresce a cada ano, e por isso, os ginecologistas e obstetras buscam, cada vez mais, se destacar no mercado médico.

Por isso, ter um software médico que atenda suas necessidades e ajude no relacionamento com as pacientes é fundamental, e boa parte desses especialistas contam com o iClinic.

Continue neste artigo e descubra quais são as funcionalidades favoritas dos profissionais da ginecologia e obstetrícia no iClinic!

Como o iClinic auxilia os profissionais da ginecologia e obstetrícia?

Os ginecologistas e obstetras sabem que a rotina médica não se limita a  um  único local. Às vezes, é preciso estar no consultório, no hospital, realizar cirurgias, atendimentos, emergências, e assim por diante.

Quando os especialistas também escolhem administrar seus próprios negócios, os desafios ficam ainda maiores, e é preciso contar com ferramentas de qualidade para otimizar ainda mais os processos.

O software médico iClinic consegue auxiliar de diversas formas, seja em um relacionamento mais próximo com os pacientes, ou na gestão do consultório, entregando funcionalidades personalizáveis.

A seguir, você irá descobrir 5 diferenciais do iClinic que fazem toda a diferença para os profissionais da ginecologia e obstetrícia. 

Acompanhe!

1. Acesso aos dados de qualquer lugar

Além de cuidar da saúde da mulher, os ginecologistas e obstetras também precisam acompanhar etapas delicadas, como gestação, parto e pós-parto.

Isso significa que eles estão presentes em vários níveis de atendimento, como o hospitalar, ambulatorial, clínico, laboratorial e cirúrgico. Uma mesma paciente é atendida no consultório e no hospital, por exemplo.

Por isso, ter um software médico que ofereça acesso aos dados de qualquer lugar é essencial, tanto para a segurança dos pacientes, quanto para a praticidade dos profissionais.

Veja uma parte do depoimento da Dra. Thamy, ginecologista obstetra, que é um dos casos de sucessos da iClinic.

O fato do iClinic ter acesso pelo celular ajuda muito. Se eu estou no Uber indo para o hospital, ou em um plantão, isso ajuda demais. Grávidas têm dúvidas o tempo todo, então preciso ter esse acesso mesmo sem o computador por perto.”

Como o iClinic possui armazenamento na nuvem, os médicos podem acessar suas informações sempre que quiserem, além disso, o sistema possui segurança em nível bancário. 

Em uma realidade cada vez mais preocupada com a segurança dos dados médicos, esse é outro diferencial que um software, como o iClinic, pode proporcionar.

Para saber mais sobre a proteção das informações no iClinic, assista ao nosso vídeo:

2. Prontuário personalizável com foco total nas pacientes

Outra característica comum dos profissionais da ginecologia e obstetrícia é o foco no atendimento humanizado das pacientes, que, muitas vezes, estão em momentos delicados de suas vidas, como uma gestação.

As pacientes costumam ter confiança total em seus especialistas, e as consultas não são apenas um momento de abordar sobre os resultados dos exames, mas também uma forma de explorar medos, ansiedades e preocupações.

Ou seja, contar com um sistema que entrega um prontuário totalmente personalizável é fundamental.

Assim, você pode montar um prontuário do seu jeito, e ter mais tempo para focar na consulta e no atendimento personalizado dos pacientes.

No prontuário eletrônico do iClinic, por exemplo, você tem uma seção exclusiva para ginecologistas e obstetras, que calcula automaticamente o IG (Idade Gestacional) e DPP (Descolamento Prematuro da Placenta) da paciente.

Personalização do prontuário para ginecologistas e obstretas no iClinic

A Dra. Juliana é outra ginecologista obstetra que se beneficia com o iClinic.

“O fato do iClinic ser personalizável, ou seja, posso montar o prontuário exatamente com as informações que eu uso no dia a dia, consigo deixar o prontuário com a minha cara, isso foi fundamental para eu escolher o iClinic.”

3. Prescrição de medicamentos eficiente

A prescrição de medicamentos é um procedimento recorrente no meio médico, principalmente para os ginecologistas e obstetras. 

Afinal, é comum que as mulheres grávidas façam o uso de vitaminas, remédios que auxiliam na gestação, entre outros.

O iClinic possui integração com a Memed, a plataforma de prescrição eletrônica mais atualizada do país, que conta com um banco de dados com mais de 60 mil medicamentos.

Além de ter uma receita digital que pode ser enviada de qualquer lugar, você também pode ter sua assinatura digital instalada no iClinic, o que assegura mais praticidade no dia a dia, e validade jurídica.

A prescrição do iClinic também possui outros diferenciais, como alerta de interação medicamentosa, e informações, como preços e farmácias próximas que possuem o medicamento.

Veja o vídeo abaixo e entenda mais sobre como a prescrição eletrônica funciona na prática.

4. Otimização da gestão do consultório

Administrar o consultório não é uma tarefa simples, principalmente para especialistas que lidam, constantemente, com situações de emergências e troca de locais de trabalho. 

Felizmente, o iClinic possui diversas funcionalidades que auxiliam, no dia a dia, a gestão da clínica e consultório, e até mesmo otimizam atividades manuais, tornando-as automáticas. 

Entre as principais funcionalidades voltadas para gestão, podemos citar:

  • Repasse médico automático;
  • Lista de espera que sinaliza quais pacientes estão aguardando por um horário disponível;
  • Lista de pacientes do dia que mostra todos os pacientes que estão agendados;
  • Controle de estoque;
  • Relatórios e gráficos automáticos sobre as finanças, perfil de pacientes, relação entre pacientes e convênios, entre outros;
  • Agenda médica organizada, com funcionalidades como bloqueio de horários e personalização de cores por procedimento;
  • Centralização de todas as informações do consultório, desde registro de pacientes, até dados financeiros.

E essas são apenas algumas ferramentas que auxiliam em sua gestão.

5. Relacionamento mais próximo com as pacientes

Já comentamos no conteúdo que os especialistas da ginecologia e obstetrícia costumam ter relacionamentos próximos com as pacientes, e o iClinic também auxilia na fidelização com suas funcionalidades.

A Teleconsulta é um exemplo prático. Além de garantir a continuidade do atendimento médico em qualquer situação, ela também fornece uma maneira segura de realizar atendimentos à distância.

Outra ferramenta é o agendamento online, que assegura mais praticidade para as pacientes, que conseguem agendar consultas em poucos cliques, sem precisar ligar para o consultório. 

Porém, o iClinic Marketing é a plataforma exclusiva de e-mail marketing do sistema, focada justamente na fidelização de pacientes, e em objetivos como aumento de número de retornos.

A Dra. Thamy, citada anteriormente no artigo, também enfatiza esse diferencial em seu caso de sucesso.

“O e-mail de aniversariantes é muito legal. Várias pacientes me respondem “muito obrigada por ter lembrado“, é muito bonitinho. É bom você ser lembrado.”

Com um e-mail marketing para profissionais de saúde, você conta com o envio de mensagens personalizadas de forma automática, e pode trabalhar a educação das suas pacientes sem precisar dedicar tanto  tempo, pois todas as informações estão integradas no sistema.

Para especialistas, como ginecologistas e obstetras, que precisam constantemente estar em contato com suas pacientes, um contato próximo como esse é essencial.

Quer conhecer todos os diferenciais do iClinic na prática?

Teste gratuitamente o software agora mesmo:

Experimente gratuitamente: Comece agora a testar o iClinic. Clique aqui!

É profissional da ginecologia e obstetrícia e utiliza o iClinic? Deixe sua opinião sobre o sistema aqui embaixo nos comentários!


Sobre o autor

Yasmim Mayumi

Especialista em Marketing de Conteúdo e estudante de Letras na Barão de Mauá em Ribeirão Preto.