Como a Dra. Juliana Ribeiro consegue educar seus pacientes com a ajuda do iClinic?

Como a Dra. Juliana Ribeiro consegue educar seus pacientes com a ajuda do iClinic?

Yasmim Mayumi Casos de Sucesso Leave a Comment

Última atualização em

Leia em 4 min.

Educar seus pacientes de forma humanizada é uma ótima maneira de prestar um atendimento médico de qualidade, além de melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

Ter acesso à informações verídicas, de forma didática, é fundamental para todos os pacientes que desejam cuidar da sua própria saúde com autonomia.

Apesar de diversos conteúdos sobre a área da saúde estarem disponíveis na internet, os médicos sabem que nem todas estão corretas. 

Pensando nisso, muitos profissionais, como a Dra. Juliana Ribeiro, buscam compartilhar informações que irão ajudar as pessoas que buscam melhorar suas qualidades de vidas.

Neste caso de sucesso, a Dra. Juliana compartilha um pouco como educa seus pacientes de forma humanizada. 

Continue a leitura e descubra como alcançar esse objetivo com a ajuda do iClinic! 

Como a Dra. Juliana Ribeiro educa seus pacientes da melhor forma?

A Dra. Juliana sempre quis ter uma profissão que mudasse o mundo, e a escolha de sua especialidade, ginecologia obstetrícia, foi visando as mulheres que tinham dificuldades em engravidar. 

Ao longo de sua carreira, ela se encantou pela cirurgia ginecológica, e acabou focando mais na área cirúrgica de sua especialidade médica. 

Durante a semana, a ginecologista atua em três locais, e precisa ter uma ótima organização para conseguir conciliar todas as suas atividades.

“Trabalho em três frentes diferentes. Faço parte da equipe de retaguarda da gestação de alto risco, no hospital Santa Joana, sou plantonista em outro hospital, e no consultório particular atendo minhas pacientes.”

A Dra. Juliana, busca se especializar na Lifestyle Medicine, uma vertente da medicina que busca tratar doenças, principalmente crônicas, como diabetes, ansiedade e hipertensão, com um estilo de vida de qualidade.  

“Gosto bastante de uma área chamada Lifestyle Medicine, medicina de estilo de vida. É um compilado de evidências científicas que comprovam que conseguimos tratar e até curar a maioria das doenças, com uma intervenção positiva no estilo de vida das pessoas.”

Segundo a ginecologista, essa área é relativamente nova no meio médico, e tem sido abordada há cerca de 10 anos nos EUA e Europa. No Brasil, faz dois ou três anos que o Colégio Brasileiro de Estilo de Vida foi criado.

“Me interesso muito por essa vertente, porque acredito que eu possa  ajudar ainda mais as minhas pacientes ginecológicas. Consigo interferir na prevenção, estilo de vida, podendo evitar que elas desenvolvam esses tipos de doenças.”

A Dra. Juliana, além de cuidar das suas pacientes, também tem seu próprio site, no qual publica artigos e divulga seu podcast, Ginecast, focado em informações sobre saúde da mulher. 

“Comecei a produzir conteúdo como uma forma das pessoas conseguirem encontrar informações confiáveis. Quero que todos tenham acesso à informação com boa qualidade na internet.”

Como a própria profissional de saúde enfatizou em sua entrevista, existem diversos dados na internet que não necessariamente, possuem um fundo científico. 

Por isso, é fundamental que os médicos divulguem informações cientificamente comprovadas, de forma didática e simples para seus pacientes.

“Comecei a ouvir podcasts e achei uma ferramenta interessante de comunicação. Então comecei a gravar temas para complementar meu site.”

Dê uma olhada em uma parte da descrição do podcast da Dra. Juliana:

“Eu acredito que informação é a maior forma de poder que conseguimos ter. Como médica, tenho a missão de trazer a vocês o maior número de informações possíveis, a fim de poder ajudá-las a participar ativamente do cuidado da sua saúde.”

Para entregar um atendimento humanizado para suas pacientes, a Dra. Juliana tem o cuidado de proporcionar uma consulta com o tempo que for necessário para tirar todas as dúvidas, e explicar sobre os processos.

Tenho como missão de trabalho educar ao máximo minhas pacientes, para que elas sejam capazes de tomar algumas decisões por si próprias. Assim elas podem ser ouvidas nesse processo, e saírem da consulta com tudo que precisam saber.”

Qual é a importância de um software médico como o iClinic na rotina da Dra. Juliana Ribeiro?

“É fundamental. Não temos como lembrar de todas as informações das pacientes, então é importante ter uma ferramenta que esteja na mão. Se eu estou atendendo a paciente, consigo analisar e anotar todo o histórico dela.”

O armazenamento das informações do iClinic é na nuvem, um benefício essencial para qualquer profissional que deseja uma ótima acessibilidade, além de maior segurança dos dados médicos

“Se uma paciente que atendi há dois meses me manda mensagem para tirar alguma dúvida, tenho essa facilidade de acessar de qualquer lugar. Consigo rapidamente verificar o histórico para solucionar aquela dúvida naquele momento.”

A centralização de dados do iClinic ajuda na solução de dúvidas dos pacientes, e também é uma ótima forma de educá-los sobre a evolução do seu tratamento

Dessa forma, os pacientes conseguem ter uma visão mais clara sobre o estado da sua saúde, e mais autonomia para tomar suas decisões.

A Dra. Juliana já tinha trabalhado com outros prontuários eletrônicos, mas o fator decisivo para escolher o iClinic foi a personalização do prontuário.

“O fato do iClinic ser personalizável, ou seja, posso montar o prontuário exatamente com as informações que eu uso no dia a dia, consigo deixar o prontuário com a minha cara, isso foi fundamental para eu escolher o iClinic.”

Em sua entrevista, a ginecologista compartilhou que deseja começar a utilizar mais frequentemente a parte de gestão do iClinic

Sei que o iClinic tem uma parte de gestão de clínica muito boa. Atualmente uso planilhas do Excel, e fica difícil customizá-las. Dentro do iClinic já tem tudo isso. Quero começar a usar para facilitar o controle das minhas informações.”

A Dra. Juliana, assim como muitos profissionais de saúde, sabe que o prontuário de papel fica insustentável com o tempo, e mais do que nunca, é necessário contar com um prontuário eletrônico. 

Afinal, um bom software médico otimiza seu tempo e facilita a entrega de um atendimento humanizado para seus pacientes, como vimos neste caso de sucesso.

Quer obter todos os diferenciais citados no artigo? Teste gratuitamente o iClinic clicando na imagem abaixo:

Experimente gratuitamente: Comece agora a testar o iClinic. Clique aqui!

Contatos da Dra. Juliana Ribeiro: 

Endereços: 

Rua Domingo de Morais, 2781, 14° Andar – Vila Mariana, 

Avenida Angélica, 2491, 9º Andar – Consolação, 

Rua Joaquim Floriano, 413, 9º Andar – Itaim Bibi.

E-mail: contato@drajulianatribeiro.com.br

Telefone: (11) 99164-8702


Sobre o autor

Yasmim Mayumi

Especialista em Marketing de Conteúdo e estudante de Letras na Barão de Mauá em Ribeirão Preto.