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E-mails marketing para clínica médica: quais você precisa utilizar

E-mails marketing para clínica médica: quais você precisa utilizar

Como o envio de e-mail pode ajudar a estabelecer um relacionamento mais saudável com meus pacientes?

Prefere o conteúdo em formato de áudio? Sem problemas, é só clicar no play aqui embaixo e escutar o artigo:

O marketing digital está no topo das estratégias para alavancar uma empresa ou marca — e também pode ser utilizado na área de saúde. Dentro desse universo, uma das ferramentas mais indicadas para que a divulgação de uma clínica tenha um retorno efetivo é investir nos mais variados tipos de e-mails marketing.

O e-mail marketing é uma estratégia que viabiliza o diálogo com o público-alvo, pois permite que seja feita uma segmentação de acordo com os objetivos. Além disso, a mensagem pode ser personalizada de acordo com o remetente e objetivo do envio. Ao combinar o conteúdo com um título atraente, trata-se de um ótimo instrumento para construir uma boa relação entre médico e paciente.

Quer saber mais? Continue a leitura, veja a importância de utilizar esse instrumento, confira 6 dicas de e-mail marketing que podem ser enviados e saiba quais as plataformas mais indicadas para fazer isso!

Qual a importância do e-mail marketing para clínica médica

Como adiantamos anteriormente, o e-mail marketing é uma estratégia bastante efetiva para fortalecer o diálogo com o público-alvo de uma clínica. Os variados tipos de e-mail permitem que a troca de mensagens alcance objetivos distintos.

No entanto, utilizar essa ferramenta em específico tem uma grande vantagem: ela permite que os resultados sejam monitorados e mensurados. Quando o profissional utiliza o correio eletrônico para se comunicar com seus pacientes, pode observar quem leu o e-mail ou simplesmente descartou a mensagem.

Além disso, é essencial conhecer algumas métricas utilizadas para e-mail marketing:

Avaliar essas questões não é o único benefício. A produção de campanhas de e-mail marketing para clínicas tem um custo relativamente baixo, até porque o mercado oferece plataformas que auxiliam o disparo desses e-mails sem maiores dificuldades — ou seja, o próprio médico pode fazer isso.

Também é possível criar listas de acordo com o perfil dos pacientes, segmentando as mensagens, e integrar essa comunicação com as redes sociais, trazendo mais visibilidade para o consultório.

Tipos de e-mails marketing mais interessantes

Você deve estar pensando que tipos de e-mails são esses que tantos falamos aqui, não é mesmo? Não se preocupe! Trouxemos 6 sugestões que você pode usar na sua clínica agora mesmo.

1. Informativos

O sinônimo mais adequado para um profissional de saúde bem sucedido é ser uma referência na área de atuação. E a produção de conteúdos informativos contribui  na construção dessa imagem.

Quando um médico envia textos que trazem informações sobre exames, doenças, ações preventivas e outros assuntos ligados a saúde, mostra para o paciente que tem domínio sobre o assunto, mantém o nome da clínica vivo na memória desses indivíduos, tornando-se a primeira opção em um possível tratamento.

2. Pesquisa de satisfação

Você sabe o que os seus pacientes pensam sobre o seu atendimento, recepção e/ou clínica como um todo?

Para facilitar a decisão sobre a implementação de um novo procedimento na clínica, descobrir porque algumas pessoas interromperam o tratamento, é essencial que você realize pesquisas constantes com o seu público.

Os pacientes são os ativos mais importantes na sua clínica, entendê-los e verificar a quão estão satisfeitos com o atendimento desde a recepção até a pós consulta farão total diferença no seu negócio.

Seja uma referência na sua área de atuação e garanta ainda mais o sucesso da sua clínica, entenda o que os seus paciente estão buscando e otimize os processos na sua clínica.

Quer saber como aplicar essa pesquisa na sua clínica? Confira como funciona o NPS agora mesmo.

3. Retorno das consultas

O absenteísmo é uma realidade bastante comum em clínicas e consultórios. Muitos profissionais são prejudicados por pacientes que não comparecem às consultas agendadas.

As faltas prejudicam tanto o tratamento dos pacientes, como também impactam significativamente o faturamento da clínica, já que o horário vago poderia ser agendado para outro paciente que teria interesse na consulta. Os pacientes muitas vezes não aparecem as consultas por simplesmente esquecimento. Dessa forma, lembrá-los sobre a consulta já pode fazer uma grande diferença para a organização da sua agenda.

O e-mail é uma importante ferramenta que pode ser utilizada como lembrete, sendo possível também solicitar ao paciente que confirme o recebimento e a presença na consulta como resposta.

4. Aniversários

Você já recebeu algum tipo de e-mail de aniversário? Quem não gosta de receber um mimo em seu aniversário? Mesmo que seja uma simples mensagem de parabéns.

Apesar de ser um tipo de comunicação bastante simples, possui uma enorme capacidade de aproximar os seus pacientes e aumentar a satisfação deles com a sua clínica.

Segundo uma pesquisa realizada pela Serasa Experian, os e-mails de aniversário possuem uma média de taxa de abertura 300% maior do que outros tipos de e-mail. É uma importante oportunidade para que você se relacione ainda mais com seus pacientes, fidelizando e posicionando a sua marca de uma forma mais efetiva.

5. Novos serviços

Você já iniciou um novo tipo de procedimento? Qual foi o tipo de canal que você utilizou?

Todos gostamos de saber as novidades ou lançamentos que são realizados com uma marca que gostamos muito. Para clínicas e consultórios isso não é diferente.

É essencial que os seus pacientes saibam quais são os novos serviços e procedimentos que serão implementados na sua clínica. Esse tipo de ação além de ajudar no fortalecimento da sua marca, fidelizar seus pacientes, possibilita um aumento de lucratividade da sua clínica, pois seus pacientes podem aumentar o número de procedimentos que realizam na sua clínica.

6. Newsletter

A Newsletter é um pouco diferente do conteúdo informativo e do anúncio de novos serviços. Se você tiver um blog, pode concentrar as novas postagens nesse e-mail. Ou ainda, utilizar para passar informações pontuais como modificações no horário de atendimento, período de férias e outras questões que seus pacientes devem ser informados.

Boas práticas para e-mail marketing

Elaborar comunicação por e-mail marketing com seus pacientes pode trazer ainda mais resultados, satisfação e reconhecimento para a sua clínica. Mas para que você obtenha os resultados esperados, é importante seguir algumas boas práticas para que seu e-mail seja realmente lido pelo seu paciente.

Siga essas principais práticas e alcance a excelência nesse tipo de canal de comunicação:

Ferramentas mais indicadas

Se você está pensando que o envio de e-mail marketing acontece da mesma maneira que você envia suas mensagens pessoais e que vai dar muito trabalho, saiba que esse é um grande engano! A estratégia, além de todos os benefícios, é muito prática.

O mercado oferece diversas ferramentas para o disparo da correspondência eletrônica – algumas atendem aspectos bastante específicos, outras são mais abrangentes. Preparamos uma lista com as mais usadas no mercado, para que você pesquise, faça testes e descubra qual a mais adequada para o seu perfil e a sua necessidade:

No entanto, é sempre válido fazer uma avaliação das possibilidades de contratar uma agência especializada em serviços voltados para marketing e divulgação na área da saúde, visto que são inúmeras atividades desenvolvidas na clínica.

Precisamos admitir que conquistar a caixa de mensagens dos pacientes é um grande desafio. No entanto, seguindo nossas dicas, você consegue apostar nos tipos de e-mails mais adequados para que os pacientes se interessem em abri-los. 🙂

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