5 passos para diminuir os custos do consultório com o iClinic

diminuir custos com iClinic

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O software médico iClinic possui diversas funcionalidades para reduzir os custos do seu consultório, assim, você investe em uma experiência ainda melhor para seu paciente. 

Segundo dados da Demografia Médica de 2020, quase metade dos médicos brasileiros atende em consultório particular.

Para obter sucesso na gestão e consolidar seu negócio, diminuir e controlar os custos é essencial, além de melhorar a gestão financeira para investir melhor.

O Instituto Autopoiesis já atingiu esse objetivo com o iClinic. Veja um sobre essa experiência:

“A facilidade de analisar dados através do iClinic, nos proporcionou uma redução de 40% em gastos com Telefonia e Internet.”

Neste artigo, você vai conferir 5 passos simples para diminuir os custos do consultório com o iClinic. 

Continue a leitura!

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Passo a passo para diminuir os custos do consultório com o iClinic

Ao utilizar um bom software médico, como o iClinic, você tem a chance de controlar seus gastos e diminuir custos, pois todas as informações ficam centralizadas em um único lugar.

O uso do software possibilita uma visão mais ampla do seu negócio, e uma maior organização do seu dia a dia. 

Como o iClinic é um software na nuvem, você acessa esses e outros dados importantes a qualquer hora e de qualquer lugar, basta um dispositivo com acesso à internet. 

Além de garantir a acessibilidade de suas informações, o iClinic oferece uma excelente segurança de dados para seu consultório. Saiba mais sobre a segurança no iClinic em nosso eBook gratuito:

Conteúdo VIP: Segurança de dados no iClinic

Confira a seguir 5 passos para diminuir seus custos com o iClinic e alcançar uma gestão de excelência:

1. Use as funcionalidades exclusivas para a gestão do consultório

Não é fácil cuidar da gestão e do atendimento aos pacientes, principalmente quando as informações do consultório ficam espalhadas em diversas planilhas ou documentos.

Com o iClinic, você consegue centralizar os dados do seu consultório, desde atendimentos e cadastros dos pacientes, até transações financeiras.

Ao inserir essas informações de forma simples no sistema, é possível gerar diversos gráficos e relatórios automáticos importantes para sua administração, tais como:

  • Faltas por paciente;
  • Relação entre convênios e procedimentos, pacientes e convênio, procedimentos e pacientes;
  • Pacientes por período;
  • Análise de despesas e receitas;
  • Fluxo de caixa;
  • Despesas e receitas pendentes no período.

Para ter acesso a esses gráficos e relatórios, você precisa ir em “Gestão” no menu superior do sistema, e em seguida escolher entre “Finanças” e “Relatórios“.

Na parte de finanças, você consegue lançar todas as suas despesas e receitas, além de organizar as contas bancárias do consultório, ao cadastrar mais de um banco no sistema. 

É possível também configurar o repasse por profissional clicando na sua foto, no canto superior direito, depois em “Configurações da clínica” e por fim, em “Regras de repasse” no menu lateral esquerdo.

Para gerar qualquer relatório e facilitar sua gestão, clique em “Gestão“, “Relatórios” e selecione o relatório desejado no menu lateral esquerdo.

Saiba mais sobre a emissão de relatórios no iClinic:

Com essas funcionalidades, sua gestão fica bem mais facilitada e você terá uma visão mais ampla do negócio, além de conseguir entender o que está ou não funcionando.

A partir disso, entenderá, por exemplo, quais são os procedimentos e convênios mais rentáveis, quais são os pacientes que mais faltam, entre outros resultados.

Essas informações são essenciais para o Dr. Pedro Diniz:

Ao anotar em fichas ou outros sistemas que não são tão completos igual o iClinic, você fica perdido. Uma informação fica no lugar, o exame na outra, se você não escreveu tudo no prontuário, você perdeu uma informação. E no iClinic não, a organização é muito completa e facilita bastante. Além disso, a ferramenta auxilia na gestão e visualização de dados, informações que eu nem tinha ideia.”

Todos esses dados te ajudam a ver quais gastos podem ser cortados e quais áreas precisam de mais investimento. Assim, você diminui seus custos e lucra mais.

2. Automatize processos e economize recursos 

Você sabe qual é seu gasto mensal com papel, telefonia e funcionários? Quanto de dinheiro já perdeu ao perceber que um produto do estoque passou do prazo de validade? 

A rotina de um consultório possui diversos processos repetitivos que não apenas gastam o tempo da recepcionista, como geram gastos desnecessários para o negócio.

Ao utilizar o iClinic, você consegue automatizar processos como agendamentos e confirmações de consultas, registro das movimentações financeiras e controle de estoque. 

Dessa forma, é possível alcançar bem mais eficiência, pois você economiza recursos e o tempo das recepcionistas, que poderão focar em outros aspectos importantes do consultório.

No sistema, a recepcionista consegue programar lembretes de consulta automáticos e economizar ao não precisar ligar para cada paciente. Falaremos mais sobre essa funcionalidade no próximo tópico.

Com o controle de estoque, é possível cadastrar as entradas e saídas dos materiais, quantidades, lotes, estoque mínimo, prazo de vencimento, ver quais estão em estoque baixo, vencidos ou vencem em 30 dias.

Tudo de forma simples e rápida: é só ir em “Gestão” no menu superior e em “Controle de estoque“. 

Em seguida, você pode adicionar um produto, registrar as entradas e saídas, conferir o histórico e checar como está seu estoque de modo automático, bem mais rápido do que se fosse feito manualmente.

Saiba mais sobre o controle de estoque iClinic:

Controle de estoque iClinic: ganhe mais inteligência no dia a dia

Com todos esses processos automatizados e centralizados no software, você não perderá mais dinheiro por produtos vencidos.

Além disso, não precisará mais guardar suas informações em arquivos de papel que, além de gerarem gastos, não garantem a segurança necessária.

3. Reduza faltas de pacientes com a agenda médica

Quantos pacientes deixam de comparecer às suas consultas devido ao esquecimento?

Com a agenda iClinic, você consegue enviar lembretes de consulta automáticos via e-mail e SMS, basta programá-los dentro do sistema. 

Para configurá-los, clique na sua foto no canto superior direito, depois em “Configurações de profissionais” e selecione seu nome. 

Depois, vá em “Comunicação“, selecione “SMS” ou “E-mail“, e clique em “Habilitar envio de SMS aos meus pacientes” ou “Habilitar envio de e-mail aos meus pacientes” respectivamente.

Você consegue personalizar as mensagens e também restaurar a mensagem padrão enviada pelo software.

Por meio da agenda, você também pode enviar lembretes via WhatsApp. É só clicar sobre o agendamento do paciente e depois em “Enviar lembrete de consulta“.

Ao receber o lembrete, o paciente responde sim ou não, e o status do agendamento muda automaticamente na agenda.

Dessa forma, a recepcionista consegue realizar encaixes de horários de maneira ágil ao conferir a lista de espera, e você não perderá mais dinheiro com horários vazios na agenda. 

Afinal, se sua consulta custa R$ 200 e três pacientes faltam durante a semana, você tem uma perda semanal de R$ 600. Uma situação que não é agradável para nenhum consultório, não é mesmo?

Saiba mais sobre os lembretes de consulta em nosso vídeo:

4. Otimize o espaço físico com o armazenamento na nuvem

Você ainda mantém uma sala do consultório apenas para guardar arquivos?

Se sim, saiba que com a digitalização das informações você não apenas diminui seus custos, como garante mais segurança ao seu paciente.

O Dr. Sergio Duccini digitalizou vários prontuários dentro do iClinic e economizou espaço e dinheiro:

“Entre quase 3 mil prontuários, um que estivesse fora da ordem alfabética, precisaria ficar uma semana procurando. Espaço custa muito caro. Além da praticidade para minha secretária, que não precisa ficar perdendo tempo localizando ficha de paciente. O tempo é caro, eu ganho espaço e ganho dinheiro com o iClinic.”

Ao armazenar suas informações no iClinic, você consegue transformar a sala de arquivos em um novo consultório para atendimento, ou ampliar a recepção.

Além do mais, ao acessar os dados do seu consultório a qualquer hora e a qualquer lugar, você consegue solucionar dúvidas dos pacientes mesmo se estiver fora do consultório.

Essa é uma ótima forma de agregar ainda mais valor para seus atendimentos, não concorda?

5. Use a Teleconsulta

Você sabia que com a Teleconsulta é possível diminuir custos e aumentar a fidelização de seus pacientes?

A Teleconsulta é uma das modalidades da Telemedicina. Com ela, você realiza consultas médicas a distância para atender pacientes do mundo todo

Com a Teleconsulta iClinic, você diminui custos com papel, telefonia, manutenção de espaços físicos e segue uma tendência na área da saúde que beneficia diversos pacientes. 

Ao oferecer consultas remotas, você colabora com os pacientes, os quais economizarão com os custos de deslocamento até o consultório e poderão solucionar os problemas mais simples sem sair de casa.

Dessa forma, é possível priorizar os atendimentos presenciais e ajudar a construir uma saúde mais acessível a todos. 

Com as funcionalidades apresentadas ao longo do artigo, você diminui os custos do seu consultório com o iClinic, alcança diferenciais e fideliza ainda mais seus pacientes.

Quer experimentar todos esses benefícios na prática? Faça já um teste grátis no iClinic:

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Espero que este conteúdo tenha sido útil! 

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