Acompanhe este conteúdo no formato de áudio! Basta clicar no player abaixo:
A rotina em clínicas médicas pode ser uma loucura. Ao mesmo tempo em que passa por momentos de tranquilidade, de uma hora para outra, os pacientes podem tomar conta do ambiente e deixar a recepcionista desesperada com tantos afazeres.
Uma maneira de amenizar situações como essas é organizando bem a agenda de pacientes.
Claro que imprevistos acontecem.
Pacientes podem atrasar, o médico também, além daquelas consultas que duram muito mais do que o previsto.
Tudo isso pode causar certo tumulto na clínica, mas se você tiver uma agenda bem organizada, poderá lidar melhor com essas situações.
Para que pacientes e médicos fiquem satisfeitos com os serviços da clínica, vamos mostrar neste post dicas, práticas e métodos que vão fazer com que você tenha uma boa gestão da sua agenda de pacientes.
Como organizar a agenda de pacientes?
Marcação de consultas, guia de exames, cancelamentos, atrasos… Tudo isso faz parte da corrida rotina de uma clínica médica.
Para dar conta disso e montar uma agenda eficiente, siga nossas dicas abaixo:
Intercale diferentes tipos de consulta
A primeira consulta costuma durar bem mais do que aquelas de rotina, de pacientes que já têm familiaridade com o médico.
Então, a dica é intercalar os dois tipos de consulta para você ter uma margem de tempo que evite atrasos.
Não se esqueça também de assinalar na agenda o tipo de consulta.
Isso facilitará a organização do tempo e o próprio agendamento com os pacientes.
Estabeleça um intervalo entre as consultas
Intervalos entre uma consulta e outra são raros em clínicas médicas. Afinal, enquanto um paciente é atendido, outro já está na sala de espera aguardando.
Por mais que esses intervalos não se concretizem na prática, é importante prevê-los na agenda.
O ideal é prever um intervalo de 10 minutos entre uma consulta e outra.
Isso evitará sobreposição de horários e uma espera muito grande, caso haja atrasos, além de permitir que você receba com calma os pacientes para atualizar o cadastro e verificar informações do plano de saúde, se for o caso.
Conheça bem os pacientes mais antigos
É recomendável conhecer bem o perfil daqueles pacientes que já são fiéis e frequentam a clínica há muito tempo. Além do tipo de consulta e problemas de saúde, você tem que ficar atento ao perfil da pessoa.
Existem pacientes que sempre chegam um pouco atrasados, aqueles que chegam com muita antecedência e outros que ficam mais do que esperado nas consultas.
Tendo esses perfis em mente, fica mais fácil intercalar horários e prever possíveis imprevistos na hora de montar a agenda e marcar os horários deles.
Sempre confirme a consulta
Existem aquelas pessoas que marcam consultas com muita antecedência ou mesmo clínicas tão concorridas que dificilmente se consegue horário para o mesmo mês.
Essa distância entre o agendamento e o dia, de fato, da consulta, acaba levando a esquecimentos.
Para evitar que os pacientes faltem às consultas simplesmente por não lembrarem de terem agendado, é importante você entrar em contato no dia anterior para relembrar o horário combinado.
Isso possibilita, por exemplo, o encaixe de pacientes em caso de desistência.
Utilize a tecnologia a seu favor
Hoje em dia, existem várias opções tecnológicas para facilitar e otimizar a rotina de um consultório médico. Uma boa opção é o agendamento online.
E não precisa ficar com receio, existem opções com módulos simples e intuitivos, que não te deixarão dúvidas de como usar.
Uma agenda digital vai te ajudar a gerenciar os pacientes de maneira rápida e prática.
Gostou do conteúdo? Compartilhe nas suas redes sociais e deie também seu comentário aqui.