Passo a passo para aplicar a ergonomia no consultório médico

Como aplicar a ergonomia no consultório médico?

Principais tópicos

Como aplicar a ergonomia no consultório médico? Qual a importância disso? Se você é médico e está procurando formas de modernizar seu atendimento e aumentar a produtividade, é indispensável entender este conceito. Descubra aqui a importância da ergonomia no atendimento médico e as principais informações sobre o assunto.

O que é ergonomia?

A palavra ergonomia vem da junção de “ergos” – do galego “trabalho” – com “nomos” – do grego “regras”. Pode ser definida como a capacidade de estabelecer e cumprir normas para conseguir melhores condições de trabalho. Seria a capacidade de adaptar o trabalho ao trabalhador, otimizando seu bem-estar e o seu desempenho profissional.

Como aplicar a ergonomia no consultório médico?

No consultório médico, a ergonomia abrange organização do ambiente, fluxo de pacientes, uso de tecnologia, entre outras adaptações. Ela objetiva sempre aumentar o bem-estar do médico e de seus pacientes, proporcionando melhora na qualidade das consultas, aprimoramento do fluxo de pacientes e prevenção de acidentes de trabalho.

1. Organize seu consultório

Organize seu ambiente de trabalho. Atente-se à disposição dos móveis para facilitar o deslocamento dos pacientes, deixe aparelhos médicos e amostras de medicamentos à mão.

Observe os níveis de ruído e a temperatura das salas. Invista em cadeiras com suporte lombar e posicione a maca de exame em uma altura adequada para você não precisar se curvar muito ao examinar os pacientes.

Se for montar seu consultório, já o faça nos moldes ergonômicos adequados. Caso pense em reformá-lo ou apenas melhorar a alocação dos móveis, lembre-se de que duas coisas são imprescindíveis: conforto e praticidade.

2. Gerencie os processos do consultório

Uma boa gestão é um ótimo exemplo de como aplicar a ergonomia no consultório médico. Otimize o tempo de atendimento aos pacientes em seu consultório.

Faça metas numéricas e tenha um roteiro da consulta em sua mente, de modo a conseguir conduzir uma consulta completa e objetiva. Tenha ciência de seus gastos e controle seu livro-caixa, estudando as receitas e despesas de cada mês a fim de cortar ou reduzir custos desnecessários.

ergonomia-noconsultorio

Você pode automatizar a emissão de relatórios financeiros a partir de um sistema de gestão financeira para clínicas.

Dica: Se quiser saber quanto o seu consultório tem de custos hoje, baixe grátis esta planilha de gestão de custos para clínicas e veja os seus resultados: clique aqui.

3. Implemente o prontuário eletrônico

Uma ótima alternativa ergonômica é o prontuário eletrônico. Ele facilita a busca por consultas prévias, que podem ser acessadas a qualquer hora e de qualquer lugar. Além disso, deixa mais espaço em seu consultório, já que não será necessário armazenar os prontuários em pastas e envelopes de papel.

4. Tenha atenção com a postura

Preste mais atenção na sua postura corporal ao longo do dia. Sente-se com os dois pés apoiados no chão, certifique-se de que a mesa e a cadeira estão em uma altura adequada para você de modo que, ao apoiar os antebraços sobre a mesa, seus cotovelos façam um ângulo de aproximadamente 90 graus.

Além de melhorar a postura ao ficar sentado, evite ficar muito tempo sem se levantar e faça alongamentos em intervalos regulares ao longo do dia. Combine consigo mesmo que após um determinado número de pacientes você fará alguns alongamentos. Levará pouco tempo e o benefício a longo prazo será enorme.

5. Previna acidentes

Deixe medicamentos, produtos pontiagudos e inflamáveis fora do alcance dos pacientes e de seus acompanhantes para evitar acidentes. Cuide da sua postura corporal e faça exercícios regularmente, conforme descrito acima, para evitar doenças osteoarticulares relacionadas ao trabalho.

A ergonomia no consultório é uma das chaves para um atendimento de sucesso. Torne seu ambiente de trabalho um lugar seguro e agradável e seus pacientes ficarão extremamente satisfeitos e com certeza vão lembrar da sua clínica quando precisarem retornar ao médico :).

Baixe grátis: eBook sobre decoração e arquitetura para clínicas e consultórios!

Posts relacionados

Inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter

Receba os melhores conteúdos do blog em seu e-mail.

Navegue por assuntos

O software médico mais completo para a sua clínica

Prontuário eletrônico, solução financeira, agenda médica, gestão, Teleconsulta, marketing e agendamento online