Atrair e fidelizar pacientes é um dos principais objetivos da maioria dos consultórios médicos, mas também é um grande desafio. Confira neste artigo como a Agência Oxygen, parceira da iClinic, utiliza diversas estratégias para gerar resultados aos seus clientes.
Em um consultório médico, muitas atividades são realizadas ao mesmo tempo: divulgação, agendamentos, recepção de pacientes, consultas, procedimentos, recebimento dos pagamentos, entre outras.
Em meio a tantos afazeres, é comum a contratação de profissionais e empresas prestadoras de serviços, como consultores e agências de marketing.
É por isso que a iClinic conta com uma rede de parceiros focados na área da saúde, que podem ajudar na organização das atividades e na geração de resultados para o consultório.
É o caso da Oxygen, agência de marketing parceira da iClinic que, ao perceber a grande necessidade de profissionais de saúde por um marketing eficiente, decidiu focar seus serviços apenas nesse segmento.
Confira abaixo um pouco mais sobre a trajetória da empresa e como ela gera resultados cada vez melhores aos seus clientes!
Como nasceu a Agência Oxygen
A história da Agência Oxygen se confunde com a trajetória de seu fundador, Marcone Júnior.
Graduado em Análise de Sistemas de Informação com pós graduação em marketing e em gestão empresarial, Marcone trabalhava como diretor de marketing em uma grande empresa quando percebeu que muitas agências de marketing ofereciam um serviço que deixava a desejar.
Focadas apenas em indicadores básicos (como curtidas e comentários nas redes sociais), essas agências desconsideravam outros aspectos muito importantes do marketing, como o relacionamento com clientes.
“Eu comecei a estudar mais isso. Na época, procurei várias metodologias que gerassem resultado a curto prazo, até porque os clientes não tinham muito tempo para esperar os resultados. Então decidi deixar a diretoria de marketing da empresa para abrir a Agência Oxygen quando eu vi essa demanda de mercado.”
No início, a agência atuava em um setor muito diferente da área da saúde: o foco de Marcone eram empresas de moda e franquias em geral, conquistando grandes clientes no setor.
Nesse meio tempo, entretanto, ao ser contatado por um médico cardiologista, Marcone percebeu que seu serviço poderia gerar ainda mais valor para a área médica: a maioria dos profissionais de saúde não sabia como se promover de forma efetiva, e as ações de Marketing da agência geravam resultados comprovados para o consultório.
Desde então, a Agência Oxygen atende diversas clínicas e consultórios em vários estados brasileiros.
Continue a leitura para saber mais sobre como Marcone utiliza o marketing para construir uma experiência satisfatória ao paciente, garantindo sua fidelização.
O marketing na área da saúde
Com a Agência funcionando e o público-alvo definido, Marcone buscou novas formas de se desenvolver e aprimorar seu trabalho com marketing digital, o que o levou ao Vale do Silício, nos Estados Unidos, para realizar um curso sobre Inbound Marketing.
A metodologia, que tem como objetivo atrair clientes voluntariamente até seu negócio por meio de conteúdos, se mostrou bastante efetiva na geração de resultados: em um mês, a agência chegou a entregar 200 potenciais pacientes para uma clínica.
Mas logo Marcone percebeu que, na área médica, apenas o marketing digital não era suficiente.
Para que esses potenciais pacientes de fato convertessem em consultas agendadas, era necessário garantir uma experiência diferenciada desde o primeiro contato com a recepção – o que muitas vezes era uma dificuldade devido à falta de preparo das recepcionistas.
“Eu mesmo comecei a ir até a clínica e ligar para os potenciais pacientes. Em uma semana, consegui 50 novas consultas para o consultório.”
Com isso, Marcone percebeu a necessidade de que sua agência oferecesse um serviço de marketing por completo, incluindo treinamento para as recepcionistas e estruturação de processos que fortalecem o relacionamento com o paciente, atendendo-o de uma forma atenciosa e personalizada em todos os pontos de contato.
“Hoje, a agência é basicamente isso: a gente usa o Inbound Marketing para atrair o paciente e, dentro da clínica, desde a recepcionista até o médico, nosso objetivo é aumentar a quantidade de procedimentos realizados pelo profissional.”
“Isso acontece desde folders que são colocados na recepção, mensagens que são enviadas ao paciente via whatsapp e e-mail, conteúdos selecionados na televisão da sala de espera, entre outros. A gente gera um ambiente propício para que o paciente se sinta cuidado e satisfeito, e para que ele queira realizar seus procedimentos com aquele profissional.”
Em um outro caso de sucesso da Agência Oxygen, Marcone demonstra mais uma vez como a construção de relacionamento é importante, e que um marketing efetivo vai muito além de postagens nas redes sociais, já que é preciso planejá-lo estrategicamente, entendendo onde está a demanda do médico e como fazer com que essa demanda chegue até ele.
É o caso de um cirurgião cardíaco que procurou a Agência Oxygen porque não sabia como promover seus serviços e atrair mais pacientes.
“A gente estudou e descobriu que o público dele não era o paciente final, e sim o cardiologista que fazia a indicação. Ele é cirurgião cardíaco, e ninguém procura um cirurgião cardíaco – ele é indicado pelo cardiologista que atende o paciente. Então começamos um trabalho de enviar artigos científicos do cirurgião para cardiologistas toda semana. Foi um dos casos mais interessantes que a gente teve.”
Além disso, a Agência Oxygen estruturou diversas estratégias de marketing de relacionamento para aplicar no consultório do cirurgião.
Por exemplo, todo cardiologista que o indicava era surpreendido com presentes de agradecimento, demonstrando não apenas gratidão, mas também atenção e cuidado.
Com essas estratégias aplicadas em conjunto, a agência Oxygen fez com que o cirurgião – que até então realizava uma cirurgia a cada dois meses – passasse a realizar quatro cirurgias em um mês, representando um aumento de 125% na quantidade de procedimentos.
Com tantos resultados positivos, fica fácil entender porque Marcone defende tão fortemente a ideia de que toda clínica deve ter processos bem definidos de marketing e relacionamento – e, na sua entrevista, ele contou um pouco sobre como o iClinic pode ajudar nessa questão.
Como o iClinic ajuda a Agência Oxygen no marketing de relacionamento?
Marcone conta que conheceu o iClinic quando estava buscando um software para um amigo psiquiatra, que tinha bastante dificuldade em utilizar sistemas médicos.
“Ele achava muito difícil, preferia papel. Então, fui buscar na internet um software que fosse o mais simples possível – simples, porém, assertivo. Tinha que ser rápido, dar as informações que o médico precisava no momento certo e alimentar tudo isso de uma forma inteligente. Foi quando eu encontrei o iClinic.”
Conhecendo o sistema, Marcone percebeu que o iClinic poderia ser um grande aliado no seu objetivo principal dentro das clínicas de seus clientes: estruturar processos e construir relacionamento com os pacientes.
“O iClinic tem processos simples que funcionam. Se a secretária tiver um sistema bom e ágil, ela tem mais tempo para dedicar ao relacionamento com pacientes. Se ela tem que anotar tudo a mão e ficar procurando prontuários guardados, isso demanda muito tempo. Esse tempo ela poderia usar para ligar para pacientes e criar relacionamento. O ponto chave que eu gosto no iClinic é justamente esse: ele poupa tempo e faz a secretária utilizar suas horas no consultório para o que realmente importa: deixar o paciente satisfeito.”
E não é só na recepção que o iClinic pode ajudar. De acordo com Marcone, o uso do sistema também torna o atendimento médico mais eficaz, permitindo fazer anotações que criam conexão e relacionamento.
“O iClinic torna a pessoa um profissional melhor, porque foi desenvolvido e melhorado ao longo do tempo procurando a evoluir a forma de consultar um paciente. Então, o processo interno do sistema ajuda os profissionais a fazer uma anamnese mais completa, por exemplo.”
“Além disso, no prontuário do iClinic, ele consegue colocar vários detalhes, inclusive detalhes pessoais sobre o paciente, que ele pode usar posteriormente para gerar uma conexão.”
Por fim, Marcone, que também é dono de uma rede de farmácias, conta que uma de suas funcionalidades preferidas no iClinic é a prescrição, porque faz com que o paciente tenha uma boa experiência também fora do consultório, ao comprar medicamentos nas drogarias, por exemplo.
“Outra parte que eu acho fenomenal no iClinic é o receituário, que é personalizável. Isso ajuda a poupar tempo e dinheiro. O médico só precisa imprimir, carimbar e assinar, o paciente sai satisfeito e é bem atendido em qualquer farmácia, de forma que não vai ter engano do medicamento.”
Assim, Marcone mostra que o iClinic é um sistema parceiro desde a recepção até o pós consulta.
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