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8 passos para ajudar seus pacientes a usarem novas tecnologias

8 passos para ajudar seus pacientes a usarem novas tecnologias

As inovações tecnológicas permitem um tratamento mais integrado, com maior segurança e qualidade. Por isso, muitos profissionais buscam ajudar seus pacientes a usarem novas tecnologias.

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Inovações como prontuário eletrônico, Telemedicina, wearables e prescrição eletrônica, permitem que os pacientes enviem dados sobre sua saúde em tempo real para os médicos.

Além de proporcionarem um diagnóstico mais assertivo, também melhoram a relação médico-paciente, que não fica limitada apenas à consulta presencial.

A Revista Eletrônica de Enfermagem afirma em seu estudo que o uso da tecnologia também pode melhorar a segurança dos pacientes.

“Incorporar avanços tecnológicos no cuidado direto ao paciente não é tarefa fácil para a equipe de saúde. Entretanto, todos reconhecem que são ferramentas fundamentais a serem utilizadas na redução dos erros, […] melhorando a qualidade e a segurança do cuidado prestado ao paciente.”

Porém, muitas pessoas ainda não sabem como utilizar as novas tecnologias de forma adequada.

Se você deseja ajudar seus pacientes a usarem novas tecnologias, continue a leitura e confira nosso passo a passo completo.

Aproveite o conteúdo! 😉

Passo a passo para ajudar seus pacientes a usarem novas tecnologias

Segundo a pesquisa da Revista Eletrônica de Enfermagem citada mais acima, tecnologias como prescrição eletrônica e bombas de infusão inteligentes, são investimentos fundamentais para a área da saúde.

Estas inovações tecnológicas são possíveis, executáveis e com custo-benefício efetivo. […] Tais investimentos podem contribuir com o cuidado prestado ao paciente, diminuindo o tempo de internação, além de manter a força de trabalho qualificada e satisfeita.”

Porém, como ensinar os pacientes a usarem novas tecnologias? É possível ajudá-los de forma prática?

Descubra como orientá-los nesse assunto com 8 dicas exclusivas.

Acompanhe!

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1. Escolha as tecnologias adequadas

Aplicativos de saúde, robôs da Telemedicina, e inovações tecnológicas com certeza não estão em falta no meio médico.

Existem milhares de tecnologias que podem ser usadas pelos seus pacientes, por isso, é preciso escolher as tecnologias adequadas, que de fato irão solucionar problemas.

Para descobrir quais são as tecnologias ideais para seus pacientes, é preciso questionar quais são os desafios que eles passam para acompanhar sua saúde, e como é possível superá-los.

Imagine que ao perguntar para seus pacientes quais são os motivos que costumam desengajá-los no tratamento, tenha descoberto dois principais: esquecimento do retorno e dificuldade em saber seu estado de saúde atual.

Um serviço de confirmação de consulta e um wearable poderiam facilmente solucionar esses dois problemas.

Com uma confirmação de consulta automática, seus pacientes seriam lembrados de todas as suas consultas, algo que afeta diretamente na redução da taxa de absenteísmo do consultório.

Um wearable (dispositivo vestível inteligente), como um Smartwatch, consegue monitorar sinais vitais e enviá-los para os profissionais de saúde em tempo real.

Além de selecionar tecnologias que irão ajudar seus pacientes, também é fundamental escolher ferramentas que são fáceis de usar, e não exigem um conhecimento tecnológico avançado por parte de seus pacientes.

Afinal, elas devem tornar o tratamento e a prevenção da saúde mais práticos, e não mais complicados.

2. Eduque seus pacientes por diversos canais

Por quais canais você costuma se comunicar com seus pacientes? Está presente nas redes sociais mais usadas por eles?

Para ajudar seus pacientes a usarem novas tecnologias e investir em um ótimo marketing de relacionamento, é essencial educá-los por diferentes meios.

Além da explicação durante a consulta, você pode utilizar o e-mail marketing para enviar mensagens personalizadas de forma automática, apresentando como as tecnologias funcionam com um passo a passo didático.

Com uma plataforma de e-mail marketing para profissionais de saúde, você pode selecionar quais pacientes irão receber as mensagens, em quais dias, por quanto tempo, além de acompanhar os resultados dos envios.

As redes sociais também são uma maneira prática de comunicar quais tecnologias são utilizadas em seu consultório, e como elas podem ser usadas da melhor forma.

Seus pacientes também podem compartilhar suas publicações, e seu conteúdo alcançará mais pessoas, atraindo mais público para o seu serviço médico.

Também não podemos nos esquecer dos vídeos. Eles são cada vez mais consumidos ao redor do mundo, e são excelentes para educar pessoas sobre algo novo, de forma visual e didática.

Quer produzir vídeos para seus pacientes? Assista nossa websérie completa sobre o assunto:

Lembre-se que utilizar diversos canais não é o suficiente para uma educação de qualidade. Seus conteúdos precisam ser úteis, didáticos, e uma linguagem personalizada também auxilia muito nesse processo.

“Gabriel, nós podemos melhorar a eficácia do seu tratamento com o aplicativo que te mostrei durante a consulta. Além de tornar seu histórico mais completo, você também perde menos tempo com consultas em clínicas.

Dê uma olhada no passo a passo anexado a seguir para entender melhor como o aplicativo funciona na prática.”

Viu como uma simples mensagem pode ser o início de uma ótima explicação para seus pacientes?

3. Enfatize as vantagens das novas tecnologias

Pode parecer algo simples, mas muitos pacientes não conseguem visualizar os resultados que as tecnologias adequadas podem proporcionar no futuro.

A verdade é que você sabe melhor do que ninguém quais são as melhores opções para seus pacientes. Em muitos casos, a tecnologia entrega informações que tornam as pessoas mais ativas na sua própria saúde.

Pensando nisso, é importantíssimo que você dê exemplos específicos sobre como a tecnologia pode melhorar a saúde, reduzir custos e otimizar tempo.

Vamos supor que você tenha decidido produzir um vídeo sobre como funciona sua Teleconsulta, ou atendimento a distância.

“Quanto tempo você perde apenas se deslocando até o consultório? Você já precisou aguardar na sala de espera pelo seu atendimento? Precisa repor algumas horas no trabalho por conta das saídas?

Quando o exame físico não é necessário para o seu atendimento, nós podemos realizar consultas a distância para poupar seu tempo e reduzir seu custo de deslocamento.

A seguir, irei mostrar como a minha Teleconsulta funciona na prática. Caso fique interessado, me mande uma mensagem para que possamos conversar.”

Uma ótima forma de enfatizar os benefícios, não concorda?

Eles também podem ser mencionados nos artigos do seu site, em mensagens, e em qualquer outro canal que seus pacientes estejam presentes. 🙂

Baixe gratuitamente nosso eBook de como automatizar a comunicação com os pacientes, e aprenda maneiras de otimizar todo esse processo de educação.

4. Integre as novas tecnologias no seu atendimento

Não basta apenas falar sobre as novas tecnologias. É preciso implementá-las no seu atendimento.

Se um paciente precisa mostrar os resultados dos exames para complementar sua hipótese diagnóstica, lembre que esse envio pode ser feito por uma Teleconsulta, caso nenhum exame físico seja necessário.

Você também pode enfatizar que suas consultas podem ser marcadas pelo agendamento online, de qualquer lugar, sem que eles precisem entrar em contato direto com o consultório.

Treinar sua equipe de colaboradores sobre as novas tecnologias também é fundamental. Assim, eles também podem educar seus pacientes de forma assertiva.

5. Trabalhe com as dúvidas dos pacientes

Quais são as principais dúvidas dos pacientes? E seus receios?

É comum que os pacientes tenham dúvidas em relação ao uso da tecnologia, como:

Por isso, é essencial que você trabalhe esses receios ao longo do atendimento. Durante sua comunicação por outros canais, mostre casos de pacientes que utilizaram a tecnologia e se beneficiaram.

Dessa forma, você mostra sua preocupação em entregar o melhor atendimento possível, e melhora seu relacionamento com os pacientes.

Para aprender mais técnicas de marketing de relacionamento, assista nosso vídeo:

6. Seja consistente

Alguns pacientes estarão animados em utilizar a tecnologia, e irão aproveitar todas as suas vantagens. Outros, não.

Uma boa parte das pessoas precisa ser educada a longo prazo para conseguir se beneficiar das inovações tecnológicas. Um único e-mail ou vídeo não é suficiente para informar seus pacientes.

É preciso criar um fluxo automático de e-mails, postar artigos frequentemente, tirar dúvidas, e entre outros. Assim, seus pacientes poderão se abrir para o uso das tecnologias no momento certo.

Lembre-se que ser consistente não é pressionar o paciente. É apenas continuar seu atendimento médico de forma humanizada, respeitando o tempo necessário de cada pessoa. 😉

7. Engaje os cuidadores dos pacientes

Muitas especialidades médicas precisam lidar não apenas com pacientes, mas com seus cuidadores ou responsáveis, como no caso da pediatria e gerontologia.

Além de serem fortes aliados na adaptação dos pacientes com as tecnologias, eles também podem entregar feedbacks e avaliações importantes sobre esse uso.

Eles também serão beneficiados pelas tecnologias, e precisam aprender como utilizá-las da melhor forma, pelo bem dos seus pacientes.

8. Atraia pacientes interessados nas novas tecnologias

Ajudar seus pacientes a usarem novas tecnologias é essencial, mas você também pode atrair outros novos que estão interessados em um atendimento mais moderno e integrado.

Certifique-se que seus diferenciais estão sendo divulgados no seu marketing médico, e promova sua missão de proporcionar um atendimento mais efetivo, com menos custo.

Alguns pacientes talvez nunca queiram utilizar novas tecnologias, e não tem problema. Porém, com educação, experiências positivas e suas orientações médicas, muitos poderão melhorar seus tratamentos de forma prática.

Quer descobrir mais sobre as inovações tecnológicas na área da saúde, e como implementá-las? Baixe nosso eBook gratuito:

Como você educa seus pacientes? Compartilhe com a gente aqui embaixo nos comentários!

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