Casos de Sucesso

Caso de Sucesso: como gerenciar uma franquia na área da saúde, com Doutor Hernia

Gerir uma clínica já não é uma tarefa fácil, imagine só gerenciar uma franquia na área da saúde.

Conversamos com um dos nossos clientes mais antigos, a Doutor Hérnia, para saber quais são os desafios de uma rede de franquias, quais foram as dificuldades iniciais do empreendimento e também como o iClinic é essencial para o gerenciamento de todas as unidades da rede de 20 franqueados.

Confira o bate papo e conheça os desafios de gerenciar uma franquia na área da saúde:

A Doutor Hérnia surgiu em 2013, na cidade de Cascavel, interior do Paraná.

Um dos fundadores, o Dr. André Pêgas, fisioterapeuta, diz que o empreendimento surgiu a partir dos pedidos dos próprios pacientes.

“Nós estamos em um pólo da saúde no Brasil, por isso, muitos pacientes vinham de outras cidades para realizar tratamentos na clínica. E eles sempre pediam para que nós fossemos atender nas cidades deles. Mas, essa era uma opção inviável, principalmente por causa da logística de viagens. A partir daí, vimos a oportunidade de expandir nossa expertise”, relembra André.

“Eu e o Dr. Laudelino Risso, meu sócio, já temos mais de 20 anos de experiência na área da saúde. Então, criamos protocolos de atendimento específicos para o tratamento da hérnia de disco. Patenteamos esses procedimentos e passamos a ensinar outros profissionais fisioterapeutas por meio da franquia. Dessa maneira, podemos garantir que o paciente vai receber o tratamento com a mesma qualidade que nós oferecíamos”, esclarece.

Atualmente a Doutor Hérnia está presente em mais de 20 cidades em todo o Brasil. André se diz muito satisfeito com o alcance do tratamento que criou.

A rede de franquias tem dois anos e meio e já atendemos mais de 1.500 pessoas em todo o país. É uma alegria muito grande ver que a vida de muitas pessoas foi melhorada com o tratamento que criamos”, conta.

gerenciar uma franquia na área da saúde

Quando questionado sobre as dificuldades iniciais do empreendimento, André cita dois pontos: a adesão inicial do público ao tratamento e o momento do país.

“Assim que lançamos os protocolos de atendimento, tínhamos que fazer as pessoas acreditarem no resultado positivo antes de fazerem o tratamento. Claro, esse receio inicial foi superado rapidamente, e até superou nossas expectativas. A aceitação atualmente é bem grande, afinal, os tratamentos são eficazes e evitam cirurgias em 90% dos casos”, explica.

Outra dificuldade citada por André foi o momento econômico do país. “Esse foi um desafio que enfrentamos, já que lançamos o modelo de franquias logo quando o Brasil começou a entrar em crise. Mas, contornamos isso rapidamente e conseguimos alcançar um crescimento expressivo em pouco tempo”, pontua.

Para gerenciar uma franquia na área da saúde: controle financeiro

Sobre o controle financeiro em todas as unidades da Doutor Hérnia, André disse que utiliza um sistema de gestão online.

Logo no começo do negócio ele procurou por um sistema que integrasse agenda, prontuário eletrônico e controle financeiro e pensou até em desenvolver um sistema próprio para a rede de franquias.

Mas, com a indicação de um fornecedor, ele* fez o teste do iClinic*e viu que a solução era adequada para o que necessitava.

“Nós precisávamos de um sistema de gestão que oferecesse transparência. Ou seja, para que a matriz pudesse ajudar os franqueados a identificar qualquer problema, principalmente na gestão de recursos financeiros. Por exemplo, se analisamos o Fluxo de Caixa e vemos que o aluguel está ficando muito custoso para o franqueado, nós o ajudamos a negociar esse valor com o proprietário do imóvel”, explica.

“Além disso, a mobilidade é fundamental para nosso modelo de gestão. Como temos unidades em várias regiões do Brasil, é inviável fazer o controle no mesmo nível de frequência e detalhamento que temos atualmente se não tivéssemos um sistema em nuvem e acessível de qualquer lugar”, completa o fisioterapeuta.

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