atendimento humanizado recepcionista

A recepcionista é estratégica na satisfação dos pacientes?

Quem procura por auxílio médico, geralmente, não está se sentindo bem e tem pressa no atendimento.

Para a recepcionista, que está na linha de frente do consultório, isso fica ainda mais evidente nos momentos em que a sala de espera parece pequena para tantos pacientes.

Só que a importância dessa profissional não se restringe apenas ao primeiro contato com o paciente.

Ela também é essencial para a satisfação do paciente, que aprecia um tratamento humanizado em toda sua experiência no consultório, não apenas durante o atendimento médico.

Confira nesse artigo algumas dicas para você se transformar em uma peça-chave na fidelização dos pacientes da clínica.

Tenha paciência com seus pacientes

Você já deve ter se deparado com pessoas que não acordaram com o pé direito e podem ser um pouco rudes com você, não é verdade?

Independentemente de ele estar com razão ou não, a maneira como você se comporta com as diferentes personalidades de cada paciente faz toda a diferença.

Seja agradável e se disponha a resolver o problema dos pacientes da maneira mais eficaz possível.

Se mesmo com a sua cordialidade o paciente for ríspido, nunca responda na mesma moeda: esse tipo de comportamento pode ser prejudicial não somente com a pessoa com quem está conversando como, também, com os demais pacientes que acompanham o diálogo.

recepcionista é estratégica na satisfação dos pacientes de clinicas

Crie uma relação amigável

Algumas pessoas não compreendem que o seu poder de controle de informações pode ser limitado.

No entanto, se desde o início do atendimento você tiver uma postura prestativa e transparente, as chances dos pacientes entenderem uma situação atípica serão bem maiores.

Por exemplo: tenha as informações devidamente organizadas e de fácil acesso, assim você poderá esclarecer dúvidas pontuais de seus pacientes, seja pessoalmente ou por telefone.

Outra dica é prestar muita atenção no tom de voz utilizado.

O ideal é que ele seja neutro — muito alto pode simbolizar grosseria e muito baixo, insegurança.

Capacite-se regularmente

A prática é, sem dúvidas, a melhor maneira de aprender a dominar uma função.

Contudo, uma recepcionista eficiente é aquela que compreende a importância de se atualizar para que o atendimento seja feito com mais qualidade e em sintonia com o que é adotado no mercado como um todo.

É possível fazer cursos gratuitos diretamente voltados para as recepcionistas, mas você ainda pode ir além e procurar outros cursos que abordem questões administrativas.

Se o seu sonho for seguir a carreira médica na especialidade em que a sua clínica atua, então aproveite para alinhar os estudos com a realidade do consultório.

Quantos mais conhecimento você tiver, mais preparada você estará para receber seus pacientes com excelência.

O médico pode ser o mais atencioso do mundo, mas, se a recepcionista não tiver a mesma sensibilidade e comprometimento, dificilmente o paciente indicará o seu consultório para conhecidos e sequer marcará uma próxima consulta.

Esteja sempre disposta a aprender novas técnicas que proporcionem ao seu paciente um ambiente acolhedor e confiável.

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