agenda médica

A agenda médica que pode revolucionar seu consultório

Quando falamos em agenda médica,  a primeira imagem que vem a sua cabeça é de um livro ou agenda em papel com a organização de datas e horários de consultas anotados com lápis?

Essa prática ainda é bastante utilizada e continua funcionando em muitos consultórios. Mas, quando falamos em gestão de agenda, produtividade na clínica ou modernização do atendimento ao paciente, a agenda médica foi totalmente melhorada com recursos ágeis para a secretária, mobilidade ao médico e ainda oferece a confirmação de consulta da maneira mais dinâmica e alinhada com o dia-a-dia de um paciente.

As principais novidades que você precisa conhecer na agenda do consultório são:

MOBILIDADE AO MÉDICO

A mudança mais evidente ocorreu na flexibilidade proporcionada ao médico ou profissional da saúde.

mobilidade ao medico

Muitas vezes, a realidade de um médico é atender em diferentes consultórios e  organizar seu tempo da melhor forma possível.  Acompanhar a sua agenda através do seu celular,  ou qualquer outro computador com acesso a internet,  tornou a rotina de consultas menos dependente de secretárias ou agendas que ficavam disponíveis apenas dentro dos consultórios.

Esse recurso oferecido por softwares de gestão de agenda médica é tão eficiente que o profissional pode conferir online as atualizações, remarcações, cancelamentos e quantidade de consultas, para o dia que quiser,  diretamente do aplicativo do celular ou em casa acessando o sistema na internet.

Confira o Caso de Sucesso do Rafael Bugnotto, que concilia diferentes locais e formas de trabalho em sua rotina com um app de agenda médica.

CONFIRMAÇÃO DE CONSULTA

Outro recurso que um sistema de gestão para consultório oferece é um dos processos mais tradicionais na rotina de uma clínica: a confirmação de consulta. Mas agora de um jeito muito mais prático e eficiente.

Você não precisa mais gastar telefonemas e sua secretária consegue dedicar mais tempo na organização da agenda e no atendimento presencial ao paciente.

Funciona assim:  para cada agendamento, o sistema envia um SMS de lembrete para o paciente para que ele confirme com SIM ou NÃO.  Você programa com quanta antecedência prefere o envio e a resposta é atualizada diretamente no status de agendamento de cada paciente registrado na agenda.

Simples, você não ocupa o telefone e só melhora a satisfação do paciente que não vai precisar recusar uma chamada por que não pode atender naquele momento :)

Parece custoso pra você?  Esse método de confirmação de consulta reduz até 30% das faltas. Você pode conferir o resultado dessa pesquisa aqui neste artigo.

LISTA DE ESPERA

A famosa lista de espera ou também conhecida como lista de encaixes costuma ter uma dinâmica trabalhosa:

  • O paciente pode não avisar e você perder a oportunidade de ligar para outro com uma antecedência razoável para ele comparecer;
  • A lista pode estar numa pasta, num post it, numa anotação rápida em algum papel e nunca em um lugar só com todos os dados que você precisa;
  • O tempo para realizar o contato muitas vezes está reservado para outra tarefa;
  • E na pior das hipóteses, não foi possível administrar uma lista de espera.

Todas as dificuldades acima são resolvidas com a lista de espera registrada sempre no mesmo lugar, acessível em menos de 3 cliques, com todos os dados de contato do paciente salvos  e sem chances de perda.

E o encaixe é facilitado: você só precisa conferir a lista, clicar no nome do paciente e criar um agendamento.

Sem contar que para aqueles dias que a sua agenda estiver menos preenchida, você consegue aproveitar a lista de espera para reorganizar seus agendamentos.

Quer saber mais detalhes sobre lista de espera em um software médico? Temos toda a explicação neste artigo:  LISTA DE ESPERA DIGITAL NA CLÍNICA: ORGANIZE SUA AGENDA.

A revolução dos recursos para agenda e a modernização dos processos de atendimento em consultórios médicos pode parecer favorável apenas para os profissionais de saúde, mas na verdade, ela sempre vai impactar na percepção de qualidade que cada paciente tem da sua clínica.

Afinal, hoje em dia, depois do acolhimento dado ao paciente, como ele não vai sair plenamente satisfeito se ainda o atendimento veio de um encaixe, ele não ficou esperando demais na recepção e ainda recebeu e respondeu um SMS pra não esquecer dos seus compromissos?

Checklist Grátis: Uma checklist completa com soluções práticas para acabar com os principais problemas de sua agenda médica. Clique aqui!

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