10 tendências para quem quer empreender na área da saúde

10 tendências para quem quer empreender na área da saúde

Yasmim Mayumi Abrir Consultório

Leia em 7 min.

Última atualização em 17/01/2022 por Yasmim Mayumi

Empreender na área da saúde significa encontrar diversas oportunidades com grande potencial de sucesso. Separamos as melhores tendências para quem deseja investir nessa área.

Apesar da Medicina apresentar diversas oportunidades de investimento, também é um setor que está em constante mudança. 

Portanto, é preciso ficar atento às tendências do mercado para se sobressair.

Dentre as tendências para os próximos anos, várias das que mais se destacam estão relacionadas à tecnologia. Segundo um estudo da IDC (International Data Corporation):

“A economia latino-americana continua em seu destino digital com 40% do PIB digitalizado até 2022, impulsionando 460 bilhões de dólares gastos com TI (Tecnologia da Informação) de 2020 a 2023.”

Neste artigo, você vai conferir as 10 maiores tendências para quem deseja empreender na área da saúde. Continue a leitura!

Confira 10 tendências para quem quer empreender na área da saúde

Para montar uma clínica ou consultório de sucesso, é essencial estar por dentro das tendências do mercado médico, e implementar as mais importantes o mais rápido possível dentro da empresa.

A seguir, você confere 10 das principais tendências da saúde para ficar de olho a partir de agora. 

Acompanhe!

1. Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial (IA) é um agrupamento de tecnologias na área de Ciência da Computação que trata da elaboração de dispositivos capazes de simular o raciocínio e a percepção dos seres humanos.

Na área da saúde, ela já é usada para trazer mais acurácia aos diagnósticos, priorizar as filas de atendimento e é fundamental na medicina baseada em evidência, devido ao uso de dados clínicos.

Entre outros benefícios, ela também traz otimização de recursos, prevenção de complicações, redução de erros humanos e otimização do trabalho dos profissionais de saúde.

Se você pensa em empreender nessa área, certamente deve ficar de olho nessa inovação.

Na clínica, a IA pode ser utilizada para agendamentos online, confirmação de consultas, softwares médicos ágeis, prontuários eletrônicos e otimização do armazenamento de dados.

Ou seja, o potencial da IA nas instituições de saúde é imenso, e agrega vários benefícios ao paciente, ao melhorar o trabalho de todos os colaboradores de clínicas e consultórios.

2. Telemedicina

A Telemedicina engloba todas as práticas médicas realizadas a distância, incluindo consultas, diagnósticos, assistências e até cirurgias.

Uma das grandes vantagens dela é reduzir custos e eliminar as distâncias entre especialistas e pacientes, que podem morar em áreas remotas onde normalmente não teriam acesso a esses profissionais.

Em abril de 2020, o CFM liberou o uso da Telemedicina devido ao distanciamento social, mas sua aplicação vai muito além disso e ela provavelmente será usada mesmo após o fim da pandemia.

Isso porque ela possui um grande potencial para reduzir a superlotação dos sistemas presenciais, facilitar o acompanhamento médico e aumentar o acesso a especialistas.

Se você pensa em empreender na área da saúde, confira mais sobre as regulamentações da Telemedicina em nosso eBook gratuito:

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3. Ciência de dados e análise preditiva na saúde

Com o uso dos wearables, prontuários eletrônicos e outras tecnologias que geram dados de pacientes, é cada vez mais importante descobrir como centralizar essas informações para utilizá-las com eficácia.

A ciência de dados é uma área interdisciplinar voltada ao estudo e análise de um grande volume de dados de modo a fazer predições, detectar padrões e obter insights valiosos para a tomada de decisão.

Essas análises permitem que os médicos identifiquem e resolvam problemas de diversos grupos populacionais.

Para realizar esse trabalho nos dados coletados e gerar predições para a área da saúde, profissionais do ramo serão necessários a fim de guiar e supervisionar o desenvolvimento de algoritmos eficazes e éticos.

Isso porque os insights e interpretações das informações acontecem por meio dos algoritmos, que são basicamente uma sequência finita de regras, raciocínios e operações.

Portanto, fique de olho nessa inovação e prepare seu empreendimento de modo a estar sempre atualizado perante as tendências do mercado.

4. Experiência do paciente e paciente pós-digital

A cada dia, os pacientes possuem mais interesse e controle sobre suas próprias saúdes. 

Essa tendência pode ser notada com o aumento do uso de dispositivos wearables, aplicativos de saúde e serviços de saúde em domicílio. 

Os cuidados vão desde gerenciamento de doenças crônicas a cuidados de longo prazo, o que trouxe uma voz ativa e participação do paciente nas decisões sobre sua saúde.

É nesse contexto que nasce o paciente pós-digital. Mais exigentes e informados, eles esperam um novo comportamento do médico no consultório, possuem altas expectativas e valorizam a experiência.

Dentre as estratégias valorizadas pelo paciente pós-digital, pode-se citar a comunicação mais direta, disponibilidade, atendimento humanizado, agendamento online e atendimento em domicílio.

Se você quer montar um negócio na saúde, precisa se atentar a esses pontos e implementar as mudanças necessárias para atrair e fidelizar esse novo tipo de paciente.

5. Robótica

Os robôs na Medicina são capazes de executar procedimentos mais precisos e menos invasivos, o que reduz a dor e também o tempo de internação dos pacientes.

Os robôs cirúrgicos e micro robôs são grandes destaques e todos são projetados para que a equipe médica não precise lidar com tarefas repetitivas e monótonas, e possam focar nas tomadas de decisão.

Com a ajuda dos robôs, os cirurgiões conseguem realizar procedimentos de forma mais segura, esses e outros benefícios mudam a Medicina como a conhecemos hoje.

Saiba mais sobre como os robôs na Telemedicina funcionam em nosso vídeo:

Com o uso da Inteligência Artificial, desenvolvedores e profissionais de saúde trabalharão cada vez mais próximos para criar novos robôs e aumentar a aplicabilidade dessa tecnologia.

Entender como eles funcionam e quais são seus principais impactos no trabalho dos médicos é fundamental para todos que desejam empreender na área da saúde nos próximos anos. 

6. Marketing de conteúdo

Você já possui presença digital? Costuma se comunicar com seus pacientes no pós-consulta? 

O marketing de conteúdo é um grande aliado de quase todos os profissionais atualmente.

Na área da saúde, muitos médicos já utilizam redes sociais como o Instagram e o Youtube para produzir conteúdos aos pacientes e, com isso, divulgar melhor seu trabalho.

Assim, essa é uma tendência que precisa da atenção dos que desejam empreender na área da saúde. 

Afinal, grande parte dos pacientes de clínicas e consultórios acessa a internet todos os dias, e sem uma boa presença online, você ficará atrás da concorrência.

Outro ponto importante é que com presença digital, é possível manter contato no pós-consulta com os pacientes. Eles podem acompanhar suas redes, receber seus conteúdos, e sempre se lembrarão de você.

O e-mail marketing é uma boa opção para começar no marketing de conteúdo.

Com ele, você consegue enviar e-mails informativos, orientações pré e pós-operatórias, instruções gerais, dúvidas mais frequentes dos pacientes, entre outros assuntos, de forma automatizada e segmentada.

Também é possível enviar e-mails de aniversários ou datas comemorativas, e se manter ainda mais próximo de seus pacientes. Bem interessante, não acha?

Saiba mais sobre o e-mail marketing em nossa websérie gratuita:

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7. Sustentabilidade

A sustentabilidade ganha cada vez mais força entre instituições de todo o mundo.

Apostar em ações sustentáveis, que reduzem os impactos ao meio ambiente e colaborem para um mundo melhor com certeza precisa estar em sua lista de prioridades ao empreender na saúde.

Algumas vezes, essas ações podem custar nada, como conscientizar os colaboradores sobre o desperdício de materiais ou realizar a separação para a coleta seletiva do lixo.

Utilizar prontuários eletrônicos também colabora com a sustentabilidade, pois você não precisará utilizar papel para guardar suas informações.

Se você deseja montar um negócio que cause impacto positivo no mundo e nas pessoas, começar investindo em ações sustentáveis é o melhor caminho.

8. Digitalização de processos

Você pensa em montar um negócio e ter os dados dos pacientes em salas de arquivos e fichas de papel?

Confira o depoimento da Júlia Lázaro, consultora financeira da Mitfokus, uma empresa de soluções financeiras para médicos, em uma entrevista para o Portal Hospitais Brasil:

“80% das empresas médicas do mercado são familiares e mantêm aspectos de gestão ultrapassados. É preciso dizer que a profissionalização e a digitalização é um caminho sem volta, seja no atendimento ou na gestão no setor médico.”

A digitalização traz centenas de benefícios para as clínicas, como mais agilidade nos processos, maior organização, centralização de informações, sustentabilidade e, principalmente, mais segurança.

Ao utilizar um software médico na nuvem, você garante que todos os dados de seus pacientes estarão em um servidor seguro, e não perde nenhuma informação, mesmo se um acidente acontecer. 

Esse é um ponto importante, especialmente após a LGPD. 

Por isso, para evitar contratempos e montar um empreendimento moderno, investir na digitalização é indispensável.

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9. Realidade aumentada

A realidade aumentada já é utilizada na área da saúde e a tendência é que esse uso se intensifique. 

Sua aplicação abrange salas de cirurgia, tratamento de dores crônicas, transtorno de estresse pós-traumático, fobias, ansiedade e ferramentas de reabilitação.

Com essa tendência, surge a necessidade de profissionais especializados em realidade virtual e aumentada para ajudar a desenvolver os tratamentos apropriados.

Utilizada tanto na formação médica como em vias terapêuticas, a realidade aumentada ganha espaço. Por isso, é bom realizar pesquisas e ficar por dentro do assunto. 🙂 

10. Aumento da preocupação com a saúde

Provavelmente você conhece ao menos uma pessoa que já tenha realizado uma pesquisa sobre saúde no Google, certo?

As pesquisas por saúde na internet refletem o fato que as pessoas estão cada vez mais preocupadas com suas saúdes, e alcançando mais autonomia para melhorar suas qualidades de vida.

Entender e ficar por dentro dessa tendência te permitirá satisfazer o paciente pós-digital, investir em marketing de conteúdo, Teleconsultas e na comunicação contínua com seus pacientes.

Essa é uma forma de estar em alinhamento com o mercado e já começar o seu empreendimento na área da saúde se destacando da concorrência.

Espero que este artigo tenha sido útil!

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Antes de ir, deixe sua opinião sobre essas tendências aqui embaixo nos comentários. Vamos adorar conversar com você. 🙂


Sobre o autor

Yasmim Mayumi

Especialista em Marketing de Conteúdo e produtora de conteúdo na iClinic. Graduanda em Letras - Licenciatura em Inglês e Português na Barão de Mauá em Ribeirão Preto.