Teleconsulta iClinic: como garantir mais segurança para você e seus pacientes?

Teleconsulta iClinic: como garantir mais segurança para você e seus pacientes?

Principais tópicos

A Teleconsulta iClinic permite que os médicos deem continuidade ao atendimento médico e garantam mais acessibilidade à saúde para toda a população.

A pandemia do SARS-CoV-2, conhecido popularmente como novo coronavírus, acelerou as práticas da Telemedicina para os profissionais de saúde.

Essa situação inesperada provocou uma crise na área da saúde, fazendo com que o próprio Ministério da Saúde e o Senado concordassem com sua aprovação.

No dia 15 de abril de 2020, o próprio presidente sancionou a lei n° 13.989, que autoriza o uso da Telemedicina durante a crise da COVID-19.

A resolução nº 2.227/2018 do CFM trata a Telemedicina como a ferramenta de maior potencial para agregar novas soluções em saúde.

“O uso da Telemedicina permite ao médico personalizar o tratamento, intervir em tempo hábil e reduzir o número de visitas de acompanhamento. […] Isto contribui para melhorar a qualidade de vida dos pacientes e suas famílias, além de reduzir os custos da assistência de saúde.”

Pensando em ajudar os médicos de forma rápida e eficiente, a iClinic lançou sua própria funcionalidade de Teleconsulta. Continue a leitura e descubra mais sobre nossa nova ferramenta e seus diferenciais.

Teleconsulta iClinic: atenda seus pacientes a distância de forma segura

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O que é Teleconsulta?

Segundo o CFM, a Telemedicina é o exercício da Medicina mediado por tecnologias para fins de assistência, educação, prevenção e promoção de saúde, podendo ser realizada em tempo real (síncrona), ou off-line (assíncrona).

“A Teleconsulta é a consulta médica remota, mediada por tecnologias, com médico e paciente localizados em diferentes espaços geográficos.”

Muitas vezes, a Telemedicina e a Teleconsulta são tratadas como sinônimos.

Porém, enquanto a Telemedicina engloba todo serviço médico a distância, como Telecirurgias e Telediagnósticos, a Teleconsulta se refere ao atendimento por meio de videoconferência, mensagens e afins.

Veja a seguir alguns dos principais benefícios da Teleconsulta:

  • Atendimento ágil para os pacientes;
  • Redução de gastos na área da saúde;
  • Continuidade do atendimento médico, mesmo em situações como distanciamento social;
  • Maior acessibilidade da saúde;
  • Segurança para os profissionais de saúde e para os pacientes.

Assista nosso vídeo e entenda mais sobre as práticas da Telemedicina no Brasil:

Agora que você sabe o que é Teleconsulta, é hora de conhecer a Teleconsulta iClinic. Acompanhe!

Como a Teleconsulta iClinic funciona?

A Teleconsulta iClinic foi desenvolvida com muito carinho e dedicação pela nossa equipe de produto. Nós antecipamos o seu desenvolvimento para que você, médico, pudesse utilizá-lo nesse momento de crise.

Como o intuito era disponibilizá-la o mais rápido possível para os profissionais de saúde durante a crise ocasionada pela COVID-19, existem diversas melhorias que ainda vamos realizar na funcionalidade. 😉

Porém, você já pode começar a usá-la e conhecer todas as suas vantagens.

Veja um passo a passo simples de como usar a Teleconsulta iClinic:

1. Marque um agendamento como Teleconsulta

Para utilizar a Teleconsulta, marque um agendamento pela agenda médica do iClinic e sinalize como “Teleconsulta“, clicando no botão que estará disponível acima dos dados dos pacientes.

Na visualização da agenda, os atendimentos a distância estarão sinalizados com um ícone de câmera.

2. Acesse seu e-mail ou prontuário eletrônico

Ao agendar o atendimento, o iClinic enviará automaticamente um link de acesso para a Teleconsulta.

Para você, profissional de saúde, o link será enviado 30 minutos antes da consulta pelo e-mail cadastrado no sistema.

Os pacientes receberão o link 1 hora antes da consulta por e-mail, e 30 minutos antes por SMS. Por isso, lembre-se de cadastrar corretamente o e-mail e número dos seus pacientes.

O envio também pode ser feito manualmente por WhatsApp. Basta ir no agendamento, e clicar no botão “Enviar no WhatsApp“, para que o paciente receba o link.

Ao clicar no link da consulta, vocês serão redirecionados para uma sala de espera virtual.

Você também pode acessar a Teleconsulta pelo prontuário eletrônico, clicando em “Iniciar Teleconsulta” no botão de iniciar atendimento.

3. Entre na sala de atendimento

O botão “Entrar” só aparecerá se você e seu paciente estiverem na sala de espera. Ele conseguirá acessar a sala após adicionar o código de acesso, e caso ele não tenha cadastro no iClinic, precisará preencher seus dados.

Quando ambos estiverem prontos, é só entrar na sala de atendimento.

4. Atenda o paciente 🙂

Na sala de atendimento, você e seus pacientes conseguirão interagir pela videoconferência e o chat. Você também pode realizar anotações pessoais, que só serão visíveis para você, e anotações para os pacientes.

É possível trocar de dispositivo durante a videoconferência sem interrompê-la, e realizar envio de arquivos como prescrições, exames e imagens.

No término da consulta, todas as informações registradas são enviadas automaticamente para o prontuário eletrônico, e você também pode enviar as anotações para os pacientes por e-mail.

Ao finalizar o atendimento, você e seu paciente podem enviar feedbacks sobre a Teleconsulta por meio da avaliação de chamada.

Vantagens da Teleconsulta iClinic

Você pode utilizar o prontuário eletrônico normalmente durante a Teleconsulta. Assim, você garante uma ótima experiência para o paciente, mesmo a distância.

Também é possível enviar as prescrições para pacientes por SMS, por meio da nossa integração com o iClinic Rx, prescrição com banco de medicamentos atualizado, memorização de posologia e envio automático por WhatsApp.

Você também pode adquirir uma certificação digital, assim, até mesmo as receitas de medicamentos controlados serão aceitas normalmente pelas farmácias.

Se você possui dúvidas sobre a Teleconsulta iClinic, deixe um comentário aqui embaixo, ou envie uma mensagem para [email protected].

Principais vantagens da Teleconsulta iClinic

A Teleconsulta por si só já oferece diversos benefícios. Porém, a Teleconsulta iClinic possui diferenciais que transformarão sua rotina médica e imagem profissional.

Vamos descobrir quais são eles?

1. Integração com o prontuário eletrônico

A funcionalidade de Teleconsulta é totalmente integrada ao prontuário eletrônico do iClinic.

Como vimos no passo a passo, todas as suas anotações ficam anexadas automaticamente ao prontuário, e você pode utilizá-las livremente durante a consulta.

Além da praticidade, essa integração também garante uma ótima segurança para os seus pacientes, que terão seus dados salvos em um sistema seguro, desenvolvido exclusivamente para a área da saúde.

Vamos abordar mais profundamente a segurança de dados da Teleconsulta iClinic da Teleconsulta iClinic no próximo tópico.

2. Segurança de dados

Dê uma olhada em como o CFM trata a questão de segurança na Telemedicina no artigo citado no início deste conteúdo:

“Para garantir a segurança das informações, os dados e imagens dos pacientes devem trafegar na internet com infraestrutura que assegure a guarda, manuseio, integridade, veracidade, confidencialidade, privacidade e garantia do sigilo profissional das informações.”

O atendimento a distância deve ser praticado com a ajuda de plataformas seguras, que buscam respeitar todas as normas do CFM e da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).

A equipe de produto da iClinic buscou seguir as exigências da resolução nº 2.227/2018 do CFM. Mesmo que ela tenha sido revogada, é muito provável que as novas regulações tenham como base a n°2.227/2018.

Nossos desenvolvedores continuam trabalhando para que todas as exigências sejam seguidas, mesmo aquelas que ainda serão divulgadas pelos órgãos regularizadores.

Além de atender os requisitos de segurança e confiabilidade, todo o software iClinic tem um armazenamento na nuvem.

Isso significa que todos os dados salvos no sistema estão salvos em uma rede segura na internet, contando com a ajuda dos servidores da AWS, a plataforma em nuvem mais abrangente do mundo, utilizada pela NASA, Netflix e Casa Branca.

Dessa maneira, mesmo que algo aconteça com os seus dispositivos eletrônicos, suas informações e a de seus pacientes não serão afetadas.

Entenda mais sobre a segurança dos dados no iClinic em nosso conteúdo VIP:

Conteúdo VIP: Segurança de dados no iClinic

Você também pode se conectar ao iClinic de qualquer lugar, o que proporciona uma ótima acessibilidade, além de mais segurança em situações de emergência.

Vale ressaltar que para utilizar o iClinic, é necessário um login e senha que são exclusivos para cada usuário.

Com diferentes níveis de acesso, os dados sigilosos dos pacientes só podem ser visualizados por profissionais de saúde autorizados, uma das exigências do CFM e da própria LGPD.

3. Termo de consentimento para pacientes

Para acessarem a Teleconsulta iClinic, seus pacientes devem confirmar que leram o termo de consentimento enviado, e concordam com todo conteúdo.

Assim, você consegue ser totalmente transparente em relação a como a Teleconsulta será praticada, seus pacientes se sentem mais seguros, e você também possui uma proteção judicial maior para sua imagem profissional.

4. Avisos e lembretes da consulta

Os lembretes e confirmações de consultas automáticas do iClinic também funcionam para os agendamentos marcados pela Teleconsulta.

Esse serviço contribui na redução da taxa de absenteísmo dos pacientes, sem contar que o próprio link enviado para os pacientes funciona como um lembrete.

O Albespyerry Diniz, um dos casos de sucessos da iClinic, conseguiu reduzir 30% das faltas dos pacientes com a ajuda das confirmações de consultas do iClinic.

“O envio de SMS e e-mail para confirmar consulta caiu em 30% as faltas dos meus pacientes, diminuiu bastante.”

5. Gravação das Teleconsultas

Caso deseje, você também pode optar por gravar as suas Teleconsultas.

6. Compartilhamento de Tela

Para tornar sua consulta a distância mais interativa, você pode compartilhar sua tela com o paciente.

Dessa forma, você torna suas explicações ainda mais didáticas.

7. Melhorias contínuas

O desenvolvimento da Teleconsulta não parou em seu lançamento. Na verdade, diversas melhorias já estão sendo desenvolvidas para garantir mais eficiência para seus atendimentos a distância.

Por isso, se você já utilizou a funcionalidade e tem algum feedback, avise nossa equipe pelo chat do sistema ou deixe um comentário no final do artigo.

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