Administração e Gestão

Saiba mais sobre os indicadores de desempenho para a área de saúde

Como saber se você e seu consultório estão indo pelo caminho certo? A percepção subjetiva - o famoso "feeling" - é muito importante, mas nada é mais assertivo do que os números!

Veja neste artigo quais indicadores de desempenho podem ser analisados na área da saúde e descubra onde e como melhorá-los.

Ao avaliar os indicadores de desempenho para a área de saúde, é importante separá-los em duas categorias: uma referente a resultados com a conquista de consultas e a outra relacionada aos retornos financeiros da sua clínica.

Para que você se mantenha no caminho certo, é necessário que esses dois lados estejam em equilíbrio. Felizmente, ambos se complementam, já que mais consultas podem gerar maior sucesso financeiro. Portanto, são métricas que ajudam a apontar os rumos que você deve seguir.

Saiba mais a respeito dos principais indicadores de desempenho da área de saúde que você precisa acompanhar em sua clínica:

Captação de pacientes

Novos pacientes adquiridos

Acompanhe o número de pacientes que passaram a frequentar a sua clínica para ter um termômetro do seu sucesso ao divulgar seus serviços para os perfis corretos. Uma clínica não é nada sem pacientes, portanto, é necessário monitorar essa métrica periodicamente e comparar seus resultados ao longo do tempo.

blog-indicadores-de-desempenho-para-a-area-de-saude2

Pacientes recorrentes

Fidelizar seus pacientes é algo bastante estratégico para o sucesso da sua clínica. Não basta focar apenas em atrair novas pessoas, você também precisa ser capaz de oferecer um atendimento com qualidade suficiente para que esse público volte mais vezes e confie em seu trabalho.

Assim como nos demais indicadores de desempenho para a área de saúde, certifique-se de mensurar seus resultados periodicamente e comparar a evolução.

Taxa de absenteísmo

Para o bom funcionamento da sua clínica, você precisa acompanhar um dos indicadores de desempenho para a área de saúde que se referem a quem marca consulta e não comparece - a taxa de absenteísmo.

Isso tem um impacto direto nas suas atividades já que compromete o fluxo produtivo ao ter um horário reservado para alguém que não apareceu. Uma das formas de melhorar esse indicador é enviando lembretes de confirmação de consulta via SMS, WhatsApp e e-mail. Depois de implementar essa prática, você pode medir os resultados e ver nos números a melhoria.

Performance financeira

Custos da clínica

Toda análise de indicadores de desempenho para a área de saúde precisa levar em consideração os gastos da clínica. Você pode ter resultados ruins se gastar mais do que fatura, portanto, tome cuidado.

Sempre que possível, é bom reavaliar algumas das escolhas dessa área com o intuito de economizar. É importante saber diferenciar custo fixo (que terá que ser pago mesmo sem atividade na clínica) e variável (que surge em decorrência de consultas e procedimentos).

Retorno sobre investimento

Ao ter ideia dos custos da sua clínica, fica mais simples chegar até outros indicadores de desempenho para a área de saúde, como é o caso do ROI (retorno sobre investimento). Trata-se de um mapeamento dos resultados atingidos a partir das ações implementadas anteriormente. Por exemplo, uma campanha de marketing precisa ser bem-sucedida em trazer novos pacientes, senão deve ser revista.

blog-indicadores-de-desempenho-para-a-area-de-saude3

Fluxo de caixa

Um dos mais importantes indicadores de desempenho para a área de saúde se referem a saber se você conseguirá cobrir todos os custos fixos da sua clínica. O controle de fluxo de caixa permite que você antecipe seus gastos e ganhos para o próximo ciclo, permitindo planejar ações futuras de entradas e saídas.

Avaliação de desempenho

Agora que você já conhece os principais indicadores de desempenho para a área de saúde, a sua clínica pode começar a trilhar o caminho certo que poderá trazer os melhores resultados para você. Nenhuma estratégia tem sucesso sem que exista um acompanhamento cuidadoso de seus números e uma atenção voltada às métricas certas. Nunca deixe de analisar esses retornos e se mantenha sempre em evolução.

Não se melhor o que não se mede, certo? Então para saber como calcular os indicadores mais importantes para sua clínica, baixe o eBook Como medir o sucesso da minha clínica.

Baixe grátis: eBook sobre como medir o sucesso da sua clínica

Veja também:

Casos de Sucesso ... Mar 20, 2018

Como o Espaço Médico Descomplicado realiza atendimento humanizado através da tecnologia

Conteúdo Vip ... Dec 20, 2016

Materiais Educativos iClinic

Produtividade ... Feb 23, 2016

10 dicas para organizar a agenda do consultório

Veja também:

Casos de Sucesso ... Mar 20, 2018

Como o Espaço Médico Descomplicado realiza atendimento humanizado através da tecnologia

Conteúdo Vip ... Dec 20, 2016

Materiais Educativos iClinic

Produtividade ... Feb 23, 2016

10 dicas para organizar a agenda do consultório

comments powered by Disqus