Livros de finanças para médicos que você precisa conhecer

Livros de finanças para médicos que você precisa conhecer

Yasmim Mayumi Gestão da Clínica Leave a Comment

Leia em 5 min.

Todo profissional de saúde sabe a importância que um bom livro pode ter na educação médica. Nesta coletânea, separamos os 10 melhores livros de finanças para médicos.

Apesar de não ser uma matéria comum no curso de Medicina, a gestão financeira é essencial para qualquer pessoa, principalmente os profissionais que querem abrir seus próprios negócios. 

Os médicos empreendedores, por exemplo, precisam se preocupar em cuidar dos pacientes, e realizar a administração do consultório. O que inclui a gestão de pessoas, análise de finanças, entre outras atividades.

Rentabilizar é um dos quatro objetivos mais importantes que todo médico deve ter. 

Conhecido como AAFR, a sigla resume quatro aspectos fundamentais para qualquer profissional de saúde que administra seu próprio consultório: atrair, atender, fidelizar pacientes e rentabilizar.

Para especializar sua educação médica em finanças, continue a leitura e descubra quais são os 10 melhores livros para alcançar esse objetivo.

Os 10 melhores livros de finanças para médicos empreendedores

Você tem interesse em aprender mais sobre gestão financeira, mas os materiais que encontra são demasiados complexos e técnicos? 

Assim como é difícil para seus pacientes entenderem termos técnicos da Medicina, qualquer pessoa que não é especialista em finanças, pode encontrar dificuldades em ler um livro escrito por um profissional da área.

Por isso, reunimos 10 livros super didáticos, escritos por especialistas, que irão te ajudar na sua jornada. 

1. Finanças no Consultório: como maximizar os resultados

O livro Finanças no Consultório tira as principais dúvidas dos médicos que estão começando a administrar seu próprio consultório, ou desejam se especializar ainda mais.

Se você tem dúvidas sobre como precificar consultas, possui dificuldades em saber qual é o seu lucro e quando começar a investir, esse é o livro certo para você.

“Este livro contém as ferramentas que darão ao profissional da saúde, a expertise necessária para gerir financeiramente seu consultório de forma a lucrar sistematicamente, aumentar o patrimônio líquido, conquistar e manter a sustentabilidade.” 

2. Administração para não Administradores: a gestão de negócio ao alcance de todos

Quais são as melhores técnicas de administração de negócios? Como administrar de forma que meu consultório cresça no mercado? 

No livro Administração para não Administradores o autor explica de maneira didática, como cuidar da organização de uma empresa, seja ela pública ou privada.

“Neste livro, você aprende a lidar com os aspectos mais importantes que envolvem a gestão de uma organização […] desde questões financeiras, de marketing, produção/operações, logística até a gestão da equipe de colaboradores. “

Quer realizar um curso online sobre gestão financeira? Conheça o nosso curso de finanças para médicos:

Tenha uma gestão financeira de excelência com o Curso de Finanças para Médicos!

3. Investimento para Médicos: deixe o dinheiro dar plantão por você

Quer aprender mais sobre saúde financeira, fundos imobiliários, previdência e investimentos na área da saúde? 

Em Investimento para Médicos você irá aprender com uma linguagem didática, e contar com analogias entre medicina e finanças, o que ajuda na assimilação dos conteúdos.

“Essa obra surge como uma excelente alternativa para resolver a insuficiente formação financeira que acomete diversos médicos, e que leva muitos deles a tomarem más decisões que prejudicam o acúmulo de patrimônio.”

4. Finanças para Autônomos

Como organizar as finanças da melhor forma? Como separar as contas pessoais, das contas do consultório? O que é fluxo de caixa? Como tirar férias sem prejudicar meu orçamento? Devo pensar em aposentadoria?

Em Finanças para Autônomos, você irá aprender a “colocar a mão na massa” e desenvolver um método financeiro que funcione para a sua rotina.

“Se você é psicólogo, dentista, jornalista, designer, personal trainer, médico, enfim, se você é autônomo e sofre para organizar sua vida financeira, esse livro é para você.”

Quer ver dicas sobre finanças para médicos em formato de vídeo? Clique no player abaixo:

5. Bolsa de Valores para Médicos

Quer saber como a bolsa de valores funciona do ponto de vista de um médico?

No livro Bolsa de Valores para Médicos, você pode aprender tudo que precisa saber sobre esse assunto com os médicos Francinaldo Lobato, e Francisco Vaz Guimarães.

6. Como Aumentar o seu Próprio Salário

O livro Como Aumentar o seu Próprio Salário foi escrito por Napoleon Hill, e mostra como as pessoas podem conquistar independência financeira, por meio de uma entrevista com o Andrew Carnegie, um dos homens mais ricos da história.

“Como Aumentar o seu Próprio Salário é um manual para conquistar riqueza, poder e prestígio, descobrir como estabelecer um objetivo de vida e atingi-lo, receber a justa compensação pelo esforço pessoal e desenvolver a atitude mental correta para ter sucesso.”

7. Hospital Financeiro: educação financeira para médicos e profissionais de saúde

Em Hospital Financeiro, a Dra. Varanis Ortega compartilha sua experiência de mais de vinte anos na área de finanças. 

Um ótimo livro para quem busca entender sobre gestão financeira com um colega de profissão. 

“Você já pensou em economizar, organizar suas finanças pessoais, ter uma reserva financeira e alcançar a sua liberdade financeira, de modo a poder escolher o que fazer, quando fazer, sem depender de seu salário?”

Ficou interessado em aprender mais sobre controle financeiro e investimento para médicos? Baixe nosso eBook gratuito:

Baixe grátis: eBook sobre investimentos para médicos

8. Como Organizar sua Vida Financeira

O livro Como Organizar sua Vida Financeira do famoso consultor Gustavo Cerbasi, mostra como os profissionais podem gerenciar seu próprio dinheiro de acordo com suas rotinas.

“Ele começa realizando um diagnóstico da sua situação atual, levando em conta dados como idade, dívidas, despesas, bens, investimentos e planos para a aposentadoria. Depois  […] é hora de aprender a analisar seu orçamento doméstico e identificar os pontos que podem ser aperfeiçoados.”

Se você quer aprender assuntos como declaração de imposto de renda, administração de dívidas, uso de crédito, seguros e investimentos, esse é um livro ideal.

9. Empreendedores Inteligentes Enriquecem Mais

Como separar a pessoa física da jurídica, se as contas se misturam? Como aproveitar da melhor forma o meu contador? Qual a diferença entre empréstimo e financiamento? O que é ponto de equilíbrio?

Quando alguém sem conhecimento em finanças abre um negócio, é preciso contar com a ajuda de um especialista ou buscar uma especialização. 

Em Empreendedores Inteligentes Enriquecem Mais, você adquire todo o conhecimento necessário para administrar seu próprio negócio.

“Ao final da leitura, você saberá mapear a situação financeira da sua empresa utilizando o conjunto de ferramentas contábeis e de análise descrito ao longo dos capítulos.”

10. O Investidor Inteligente

O maior consultor de investimentos do século XX, Benjamin Graham, escreveu o livro O Investidor Inteligente para passar sua experiência na área de investimentos para todas as pessoas.

A edição disponível no link acima conta com atualizações e comentários de outros especialistas no assunto.

“Isso fez com que O investidor inteligente se tornasse a bíblia do mercado de ações desde sua primeira publicação, em 1949. A partir daí, as evoluções do mercado provaram a sabedoria das estratégias de Graham.”

Esses foram os 10 livros de finanças para médicos que todo profissional deveria ler.

Espero que tenha gostado da nossa coletânea, e para receber mais conteúdos como este, assine nossa newsletter. 😉

Cadastre-se na Newsletter do iClinic

Sobre o autor

Yasmim Mayumi

Especialista em Marketing de Conteúdo e estudante de Letras na Barão de Mauá em Ribeirão Preto.